(1,0)
De acordo com a visão de Haydt (1997) sobre avaliação nas modalidades Diagnóstica e Formativa, analise as afirmativas abaixo indicando com (D) a(s) que se refere(m) à Avaliação Diagnóstica e com (F) a(s) que se refere(m) à Avaliação Formativa:( ) É realizada no inicio do período letivo ou unidade de ensino com intenção de verificar se os alunos apresentam ou não os pré-requisitos necessários às aprendizagens.( ) Visa a determinar se o aluno domina cada etapa antes de prosseguir o processo ensino-aprendizagem.( ) É utilizada para caracterizar eventuais problemas de aprendizagem e identificar suas possíveis causas.( ) É basicamente orientadora, pois orienta tanto o estudo do aluno como o trabalho do professor.A seqüência correta é:
... “A discussão sobre o ‘erro’ provocou muita polêmica em torno do papel do professor no processo de avaliação do aluno e do papel atual da escola. Pinto (2000). A visão construtivista sobre o erro se distancia da forma como o erro é visto no ensino tradicional.Analise as afirmativas abaixo, indicando (T) para o que se refere ao erro no contexto do ensino Tradicional e (C) numa visão construtivista do ensino.( ) A escola aponta as formas erradas e conduz à memorização das respostas certas.( ) A responsabilidade do professor é tão somente de verificar as respostas certas e erradas, atribuir a nota e, em seguida, entregar os resultados à secretaria da escola.( ) O professor analisa os erros dos alunos, identificando a lógica que conduziu às respostas apresentadas.( ) O professor interessa-se pelos erros, esforça-se para compreendê-los, e oferece ao aluno os meios para tomar consciências deles, identificar sua origem e transpô-los.( ) A análise do erro é uma fonte de informações/subsídios para as decisões do professor em relação a sua prática pedagógica.A seqüência correta é:
Segundo De La Torre et al (1994) numa visão construtivista, não basta constatar o erro: é preciso interpretá-lo.Assinale a alternativa incorreta:
Numa dimensão construtiva, a interpretação do erro configura- se como uma oportunidade didática para o professor porque:1. revela os mecanismos de pensamento do aluno.2. oferece indícios importantes para a identificação dos processos subjacentes à construção conceitual.3. oferece novos elementos para o professor refletir sobre suas ações didáticas.4. favorece novos direcionamentos para a prática pedagógica e o desenvolvimento profissional.Está(ão) correta(s):
Ao final da unidade de ensino, de um trabalho numa perspectiva de avaliação formativa, o professor ao avaliar sua turma, identificou que um número elevado de alunos não apresentou bom desempenho. Preocupado, questionou a eficácia de seu trabalho didático tecendo as seguintes considerações:Assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.( ) Devo redefinir os conteúdos programáticos.( ) Preciso utilizar procedimentos mais eficazes para trabalhar os conteúdos.( ) Posso fazer um trabalho de recuperação contínuo e sistemático.( ) Espero que a coordenação me dê elementos, e só então, redefino meu fazer pedagógico.( ) Devo concluir que meus procedimentos não foram de todo inadequados e que os alunos é que não estavam preparados para nova aprendizagens.A seqüência correta é:
De acordo com Celso Vasconcelos (1998) há uma dificuldade no avanço das práticas de avaliação na escola, uma vez que para favorecer a mudança é importante a tomada de consciência das contradições entre nossas representações e prática individual, coletiva e institucionalmente consideradas.Algumas dessas contradições chegam a assustar pelo grau de naturalidade em que se dão:“Aceitamos o discurso da avaliação como diagnóstico e:... não nos incomodamos com o índices de reprovação de 20%,30%, 40% logo na 1° série do Ensino Fundamental.... consideramos que a reprovação é válida, pois, entre outrascoisas, é a forma de manter a qualidade de ensino...... afirmamos que a função da avaliação é verificar se o alunoaprendeu ou se os objetivos foram atingidos”.“Aceitamos o discurso da Avaliação Processual e...... trabalhamos com semana de provas sem a menor crise...... trabalhamos como uma metodologia meramente expositiva”.O que explicaria tais contradições?Analise as afirmativas abaixo, assinalando (V) para verdadeira e (F) para falsa:( ) O professor pode ainda não estar consciente da importância de assumir novas concepções.( ) O professor reconhece a importância da avaliação processual, mas não consegue fazer a transposição didática.( ) O professor entende que essas concepções não são aplicáveis na prática.( ) A escola nem sempre oferece ao professor acompanhamento pedagógico efetivo o que favoreceria uma reflexão crítica sobre sua prática e as orientações para a incorporação de novos paradigmas.( ) O professor considera que não tem condições de realizar a avaliação processual devido à dificuldade de introduzir mudanças diante dos princípios que orientam a proposta pedagógica da escola.A seqüência correta é:
Quanto as saberes pedagógicos do Pedagogo, é correto destacar:
Para melhor concretizar a proposta pedagógica da escola e garantir a integração da comunidade escolar, o pedagogo deve:
Na dinâmica do cotidiano escolar, cabe ao pedagogo, segundo suas especificidades:
Assinale a alternativa que apresenta as atividades que caracterizam a ação do pedagogo, considerando seus saberes pedagógicos específicos.
Assinale a alternativa que apresenta apenas opções do Painel de Controle do Windows XP:
Acerca do Microsoft Outlook Express, analise as seguintes afirmativas: 1. É possível importar e exportar mensagens e catálogos de endereços no Outlook Express, permitindo assim a integração do Outlook Express com outras ferramentas clientes de e-mail. 2. O Outlook Express não permite o envio de mensagens com o campo assunto vazio ou endereçadas ao próprio remetente. 3. O Outlook Express pode ser configurado para receber mensagens de mais de uma conta de e-mail desde que todas as contas pertençam a um mesmo domínio. Assinale a alternativa correta:
Analise as seguintes afirmativas acerca da Internet:1. Os principais navegadores web possuem um recurso de bloqueio de janelas pop-ups cuja finalidade é evitar a abertura de janelas extras indesejáveis ao se abrir um website. 2. Roteadores são dispositivos de rede utilizados para realizar a tradução de sinais analógicos em digitais, permitindo assim a conexão entre computadores usando a rede telefônica. 3. Wiki é o termo usado para designar repositórios de documentos em hipertexto cujo conteúdo é criado e mantido colaborativamente. Assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa que apresenta apenas funções do Excel:
Analise as seguintes afirmativas acerca do Microsoft Word para o Windows:1. Cortar, Definir cor transparente e Redefinir Imagem são opções da barra de ferramentas Imagem. 2. CTRL+N e CTRL+I e CTRL+S são, respectivamente, os atalhos de teclado para Negrito, Itálico e Salvar. 3. Um documento editado no Word pode ser publicado como página da Web. Para isso, basta salvá-lo no formato .HTM ou .HTML. Assinale a alternativa correta:
Recuperar senha