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#113473
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Câmara de Feira de Santana-BA
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(1,0)

A legislação brasileira garante diversos direitos às pessoas com deficiência, tanto no âmbito educacional quanto social. Nesse sentido, a Lei 10.436, de 24 de abril de 2002 dispõe sobre a Libras e dá outras providências, tornando-se documento essencial para garantia de políticas públicas às pessoas surdas. Segundo esse documento normativo, assinale a alternativa correta:

#113472
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O sistema pronominal da Libras respeita determinadas regras. Leia as afirmativas a seguir atribuindo-lhes valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) A Libras conta com pronomes pessoais: no singular, o sinal para todas as pessoas é o mesmo CM[G], o que diferencia uma das outras é a orientação das mãos. ( ) No discurso dual a mão fca com o formato de dois, CM [K] ou [V]; no trial: a mão assume o formato de três, CM [W]; e no quatrial: o formato será de quatro, CM [54]; ( ) No plural existem dois sinais: sinal composto (pessoa do discurso no singular + grupo), configuração da mão [Gd] fazendo um círculo (nós). ( ) Quando o sujeito é oculto o pronome é sempre disposto no singular CM [U]. Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:

#113471
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O profissional intérprete de Libras poderá realizar a interpretação da língua sinalizada para falada bem como o contrário, da falada para a sinalizada. Esse processo de interpretação exige preceitos éticos para que a ação seja realizada de forma a respeitar o conteúdo e a intencionalidade do que está sendo interpretado. Valendo-se do exemplo de uma palestra proferida em Português e interpretada em Libras, leia as afirmativas a seguir atribuindo-lhes valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) O intérprete de Libras deve ser parcial frente ao tema interpretado na palestra, tratando de garantir a emissão de sua opinião ou parecer. ( ) É fundamental que o intérprete seja fel à interpretação com vistas à transmissão clara do tema abordado, sem adicionar ou suprimir qualquer tipo de informação ou conteúdo. ( ) O objetivo principal do intérprete é que o interlocutor possa compreender o que está sendo proferido na palestra e, portanto, esse profissional precisa lançar mão de quaisquer estratégias de interpretação, inclusive emitindo a sua compreensão particular de determinado assunto. ( ) O intérprete de Libras deve se manter imparcial frente ao tema interpretado na palestra, inclusive se o palestrante estiver divulgando informações errôneas. Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:

#113470
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A Libras, como qualquer língua, conta com regras e estrutura gramatical. Leia as construções frasais abaixo. I. PEDRO AMAR CHOCOLATE II. DANÇA CRISTINA GOSTAR III. PAOLO MÚSICA TOCAR IV. FAZER COMIDA HOMEM Quanto às frases elaboradas, assinale a alternativa correta.

#113469
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A Lei 12.219 de 2010 regulamenta a profissão do tradutor e intérprete de Libras, estabelecendo a importância do rigor técnico, dos valores inerentes e do respeito à cultura surda. No que diz respeito às atribuições desse profissional, leia as afirmativas a seguir: I. efetuar comunicação apenas entre surdos e ouvintes, este é seu público-alvo e não outros; II. interpretar, em Libras - Língua Portuguesa, as atividades desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a tornar conteúdos curriculares acessíveis; III. atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos; IV. é vetado ao intérprete prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais. Assinale a alternativa correta:

#113468
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A educação inclusiva é um direito estabelecido em diversos documentos legais, desde a Constituição Federal Brasileira de 1988, até a Lei Brasileira da Inclusão de 2015. Entre esses dois documentos legais, muitas outras normativas foram elaboradas, como o Decreto 7.611 de 2011 que estabelece o papel do atendimento educacional especializado (AEE), serviço da educação especial que atende um público-alvo específico. Quanto ao público-alvo do AEE e respectivas atribuições frente aos alunos surdos, assinale a alternativa correta.

#113467
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A história da educação das pessoas surdas passou por diferentes paradigmas ao longo dos séculos, até se configurar na forma garantida por lei atualmente. Cada paradigma compreendeu um método de ensino, sendo as abordagens principais o Oralismo, a Comunicação Total e o Bilinguismo. Quanto a essas abordagens, assinale a alternativa correta.

#113466
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A Libras é uma língua e, portanto, possui características próprias. Considerando a frase: “Ela viajar Rio quando-passado”, assinale a alternativa correta que a traduz para a Língua portuguesa:

#113465
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O documento “O tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa” desenvolvido pelo Ministério da Educação em 2004 aponta para os equívocos que ocorrem comumente nas escolas por não estarem claras as atribuições, competências e responsabilidades desse profissional. Quanto aos equívocos na atuação do tradutor e intérprete de Libras no seu trabalho em unidades escolares, considere: I. Compreende-se que o intérprete de Libras é também professor da sala de aula, dessa forma os alunos podem dirigir-se a ele para sanarem suas dúvidas e realizarem discussões sobre o tema abordado durante a aula. II. O intérprete é responsável pelo planejamento de aula bem como pela avaliação dos alunos surdos atendidos. III. O intérprete deve ser intermediador entre os alunos surdos e o professor regente, não lhe cabendo atuação pedagógica e avaliativa desses alunos. IV. Ser responsável por atividades no contraturno escolar ministrando aulas de reforço para os alunos surdos. Destas afirmativas estão corretas:

#113464
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A autora Mary Kato (1988) aponta que há similaridades e diferenças entre a Libras e a Língua Portuguesa. Leia as afirmativas abaixo atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) no que se refere às diferenças entre as duas línguas. ( ) A Libras é baseada nas experiências visuais das comunidades surdas mediante as interações culturais surdas, enquanto a língua portuguesa constitui-se baseada nos sons. ( ) A Libras se vale de referências anafóricas por meio de pontos estabelecidos no espaço excluindo dessa forma as ambiguidades que são possíveis na língua portuguesa. ( ) A língua de sinais atribui um valor gramatical às expressões faciais. Esse fator não é considerado como relevante na língua portuguesa, apesar de poder ser substituído pela prosódia. ( ) Frases que são sinalizadas na Libras são também faladas na língua portuguesa usando o mesmo tipo de construção gramatical, embora a construção frasal seja distinta. Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:

#113463
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No que se refere aos numerais, observe os sinais abaixo para realizar o que se pede.

Assinale a alternativa que apresenta respectivamente os números representados anteriormente:

    #113462
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    O profissional que fará interpretação de Libras – Língua Portuguesa no ambiente escolar, deve conhecer as palavras utilizadas nesse ambiente, além de ter fluência em ambas as línguas. Observe as imagens abaixo e relacione o sinal à sua disciplina disposta em português.

    Quanto à relação entre sinal e palavra em português, assinale a alternativa correta

    #113461
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    A Libras não utiliza apenas sinais, mas cinco parâmetros diferentes. Escolha a alternativa que elucida corretamente o que a personagem está sinalizando e os parâmetros que podem ser observados.

    #113460
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    Assim como a Língua Portuguesa, a Libras se constitui enquanto língua, pois conta com quatro níveis linguísticos. Quanto a esses níveis, assinale a alternativa correta.

    #113459
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    A Lei Brasileira da Inclusão nº 13.146/2015, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, dispõe sobre os direitos desse público esclarecendo, inclusive, o conceito de acessibilidade e barreira. Para tanto, leia as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta corretamente esse conceito.