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A ISO/IEC 20000-1 tem por objetivos principais melhorar o planejamento, gestão, entrega e melhoria contínua dos serviços TI e alinhar TI com as necessidades de negócio e dos requisitos dos clientes.Nesse contexto, a norma estabelece quatro processos, que são:
No contexto da ITIL, o Gerenciamento de Configuração necessita prover pontos de controle, conhecidos como Indicadores -Chave de Desempenho que permitam avaliar as atividades.Dois destes indicadores são caracterizados a seguir.I. índice de atualização dos dados relativos aos itens de configuração armazenados na base de dados, e que corresponde ao índice de alterações devido a erros encontrados nos próprios dados armazenados.II. índice de não conformidade encontrado em processo de auditoria da área de TI e da organização, e que corresponde ao índice de itens de configuração em uso sem autorização.Os indicadores I e II definem, respectivamente, as seguintes perspectivas:
Criado para a infraestrutura de TI, a ITIL possui doze gerências, se concentra de operações e serviços e abrange duas grandes áreas: suporte a serviços e entrega de serviços. Por sua vez, a de Suporte a Serviços engloba um tipo de gerenciamento que objetiva reduzir o impacto causado por impedimentos gerados por erros de infraestrutura de TI e criar mecanismos de prevenção para a reincidência desses errosO tipo descrito é conhecido por gerenciamento de:
Observe a figura abaixo que ilustra o ciclo da vida ITIL, com destaque para as etapas ou domínios, e responda à questão.
Um processo ITIL executado na etapa Desenho de Serviço, é o gerenciamento de:
Em uma das etapas, o provedor de serviços coordena e executa as atividades e os processos necessários para fornecer e para assegurar serviços nos níveis acordados aos usuários e clientes do negócio.Essa etapa é denominada:
De acordo com o CobiT, uma das áreas de governança de TI garante que o planejamento da TI esteja diretamente alinhado ao planejamento do negócio, ligando as operações da TI aos planos do negócio.Essa área é denominada:
De acordo com o PMI/PMBok, um diagrama de rede do cronograma do projeto utiliza o método do caminho crítico, ilustrado na figura a seguir.
O diagrama utiliza quadrados ou retângulos para representar as atividades e conectá-las com flechas que indicam as relações lógicas que existem entre elas.Essa ferramenta é denominada diagrama de:
Os processos de gerenciamento organizam e descrevem a realização de um projeto. De acordo com o PMI/PMBok Guide, são cinco grupos de processos utilizados para alcançar esse fim, conforme a figura mostrada abaixo.
Os grupos G2 e G3 são denominados, respectivamente:
Afigura abaixo ilustra um dos tipos mais comuns de estrutura organizacional adotados pelas empresas.
São vantagens dessa estrutura:I. Há um plano de carreira claro com a separação das funções, permitindo destacar as habilidades específicas.II. Os funcionários têm um único supervisor com uma cadeia clara de comando.São desvantagens desta estrutura:I. Os gerentes de projeto têm pouca ou nenhuma autoridade formal.II. Múltiplos projetos competem por recursos limitados e prioridades.Esse tipo de organização é denominada:
A figura mostra os quatro dominios do Cobit.
Dois processos que fazem parte do domínio "Entrega e Suporte" são:
Cobit é um guia de boas práticas apresentado como framework e dirigido para a seguinte área:
No que diz respeito às áreas de conhecimento do PMI/PMBok, no Gerenciamento de Riscos de Projeto, uma técnica é bastante utilizada na identificação de riscos e compreende:I. reunir em uma sala especialistas no assunto, integrantes da equipe, membros da equipe de gerenciamento de riscos e quem mais puder contribuir para o processo e pedir que comecem a identificar possíveis eventos de risco.II. que a ideia de um pode inspirar outra ideia e assim por diante, de modo que, até o final da sessão, tenha havido a identificação de todos os riscos possíveis.III. a ideia de que o mediador deve iniciarfalando das categorias de riscos, de modo que todos pensem na direção correta.IV. o fato de que os participantes da reunião não necessariamente se conhecem, podendo ser utilizado e-mails como forma de flexibilização.A técnica descrita é conhecida como:
O PMI/PMBok agrupa os processos em nove áreas do conhecimento. Nesse contexto, os processos “Desenvolver o Cronograma” e “Determinar o Orçamento” são processos que fazem parte das áreas do conhecimento do Projeto conhecidas, respectivamente, por Gerenciamento:
Na contratação de Soluções de Tecnologia da Informação pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP) do Poder Executivo Federal, é permitido:
Segundo a Instrução Normativa n° 2/2008 do MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), serão objeto de execução direta os serviços de:
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