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Banca: FADESP x
#51494
Concurso
IFPA
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Pedagogo
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FADESP
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Pedagogia
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(1,0)

A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos na organização dos currículos da Educação Básica e da Educação Superior poderá ocorrer
I. pela transversalidade, por meio de temas relacionados aos Direitos Humanos e tratados interdisciplinarmente; II. como um conteúdo específico de uma das disciplinas já existentes no currículo escolar; III. de maneira mista, ou seja, combinando transversalidade e disciplinaridade; IV. através de outras formas de inserção, desde que observadas as especificidades dos níveis e modalidades da Educação Nacional.
Considerando-se o que foi prescrito pela Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012, do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação, as afirmações I, II , III e IV são, respectivamente,

#51493
Concurso
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(1,0)

As Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, estabelecidas pela Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012, do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação, define como fundamentos para a Educação em Direitos Humanos, dentre outros, os seguintes princípios:
I. dignidade humana; II. reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades; III. sustentabilidade socioambiental; IV. o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade; V- o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.
Os princípios que realmente são definidos na Resolução constam dos itens

#51492
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De acordo com Nilma Lino Gomes, "Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. A construção das diferenças ultrapassa as características biológicas, observáveis a olho nu. As diferenças são também construídas pelos sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural, nos processos de adaptação do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relações de poder. Sendo assim, mesmo os aspectos tipicamente observáveis, que aprendemos a ver como diferentes desde o nosso nascimento, só passaram a ser percebidos dessa forma, porque nós, seres humanos e sujeitos sociais, no contexto da cultura, assim os nomeamos e identificamos". (GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo : diversidade e currículo. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007).
Depreende-se dai que:
I. É natural que determinadas culturas, de um modo geral, ressaltem como positivos e melhores os valores que lhe são próprios, gerando um certo estranhamento e, até mesmo, uma rejeição em relação ao diferente. II. Os seres humanos, enquanto seres vivos, apresentam diversidade biológica, ou seja, mostram diferenças entre si. Logo, é possível que o ser humano, enquanto parte da diversidade biológica, seja entendido fora do contexto da diversidade cultural. III. A diversidade é um componente do desenvolvimento biológico e cultural da humanidade. Porém, ao longo do processo histórico e cultural e no contexto das relações de poder, algumas dessas variabilidades foram estereotipadas e tratadas de maneira preconceituosas.
As afirmações I, II, e III são, respectivamente,

#51491
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(1,0)

O associacionismo, cuja expressão mais relevante é o behaviorismo, influenciou as teorias da aprendizagem ao considerar

#51490
Concurso
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Pedagogia
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(1,0)

As contribuições de estudiosos como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Wallon e Freinet influenciaram as teorias psicológicas e pedagógicas. Ao discutirem o processo de aprendizagem, apresentam um ponto em comum, que pode ser sintetizado na seguinte afirmativa:

#51489
Concurso
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(1,0)

Na relação entre as teorias psicológicas e educação encontra-se a contribuição da Teoria SocioHistórica de Lev Vygotsky, que tem o seguinte princípio:

#51488
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(1,0)

Nas bases da Teoria Psicológica de Jean Piaget consta que o conhecimento objetivo é uma aquisição construída pela criança a partir de grandes reestruturações globais mentais. A influência desta teoria em educação leva a afirmar o seguinte:

#51487
Concurso
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(1,0)

Por avaliação de currículo entende-se

#51486
Concurso
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(1,0)

A característica que melhor identifica uma questão do tipo definição é a seguinte:

#51485
Concurso
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Pedagogia
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(1,0)

Ao elaborar um teste com questões discursivas, alguns requisitos devem ser levados em consideração, como
I. evitar que o item teste a capacidade de memorização em vez do conhecimento do aluno. Se houver necessidade de definição ou de fórmula, forneça-as. II. evitar a abordagem de temas que são controversos entre os próprios especialistas da área. III. elaborar itens que possibilitem ao aluno demonstrar seus conhecimentos e/ou habilidades sobre conteúdos do tipo procedimental, se expressando de forma redacional. IV- apresentar alternativas que não sejam mutuamente excludentes, tenham a mesma estrutura, paralelismo, e a mesma extensão e estejam coerentes com o enunciado quanto ao conteúdo e aos aspectos linguísticos.
As assertivas I, II, III e IV são, respectivamente,

#51484
Concurso
IFPA
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Pedagogo
Banca
FADESP
Matéria
Pedagogia
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(1,0)

A avaliação emancipatória é aquela

#51483
Concurso
IFPA
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Pedagogo
Banca
FADESP
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Pedagogia
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(1,0)

O instrumento de avaliação que consiste na "organização de uma coletânea de registros sobre aprendizagens do aluno que favoreçam ao professor, aos próprios alunos e às famílias uma visão evolutiva do processo" (HOFFMANN,J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto alegre: Mediação, 2002, p.201) denomina-se

#33398
Concurso
Prefeitura de Conceição do Araguaia-PA
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FADESP
Matéria
Legislação Aplicada ao SUS
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(1,0)

Segundo a Constituição Federativa do Brasil de 1988 o Sistema Único de Saúde, além de outras atribuições, tem por competência: 

#33397
Concurso
Prefeitura de Conceição do Araguaia-PA
Cargo
. Cargos Diversos
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FADESP
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Legislação Aplicada ao SUS
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(1,0)

Sobre o financiamento de recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS) é correto afirmar: 

#33396
Concurso
Prefeitura de Conceição do Araguaia-PA
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FADESP
Matéria
Legislação Aplicada ao SUS
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Múltipla escolha
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médio

(1,0)

Compete, no Sistema Único de Saúde (SUS), à