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#116388
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A reunião de espécies documentais que se assemelham por suas características essenciais é denominada “tipo documental”. Na análise tipológica, são considerados os seguintes itens:

#116387
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A elaboração de instrumentos de pesquisa sempre constituiu uma das missões essenciais dos arquivistas. Com o advento da informática e sua utilização crescente na descrição arquivística, a elaboração do instrumento tem como objetivo:

#116386
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A descrição exaustiva ou parcial de um fundo ou de suas subdivisões, que toma por unidade a série, respeitada ou não a ordem de classificação, é intitulada:

#116385
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Na última década, passou-se a conviver com um produto proveniente dos avanços tecnológicos: a imagem estática digital. Para a sua conservação a longo prazo, deve-se observar a utilização de sistemas operacionais livres e a adoção de código de fonte

#116383
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Fonseca (2005) considera que os métodos tradicionais de preservação de documentos de arquivos, baseado em padrões apropriados de restauração, armazenagem e uso dos suportes físicos, tornam-se irrelevantes na medida em que os documentos devem migrar seus conteúdos antes da deterioração física de suportes. Isto tem resultado na reformulação dos pressupostos de:

#116375
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A representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência e espontaneidade com várias práticas, comportamentos e atitudes que vigoram no ambiente escolar se refere à ideia de um currículo

#116374
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A experiência social do indivíduo contemporâneo é inacabada, pois à medida que as referências sociais e identitárias compartilhadas se ampliam e diversificam, criam-se alternativas de escolhas possíveis aos indivíduos, multiplicando as possibilidades de participação em grupos e espaços de identidade. Assim, a experiência social dos sujeitos se dá

#116373
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Observe o cartum.

Simulado UFG  | Técnico em Assuntos Educacionais  B



O cartum subentende uma crítica ao modelo de educação

#116372
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Leia o texto.
Quando se contrapõe a discriminação subjacente aos fatos mencionados com o princípio de igualdade que teoricamente rege o sistema educativo, chega-se à conclusão de que se educa para a crença na igualdade de direitos e pratica-se a discriminação. As práticas sociais que regulam as ações e as que sistematizam as crenças não somente são distintas, mas se sustentam em princípios éticos opostos. Essa divergência dificulta enormemente a socialização de alunos e alunas. A força do costume faz com que se aceite com naturalidade que os textos escolares situem os homens e os meninos em um status social superior ao das mulheres e das meninas; faz com que os meninos sejam representados realizando atividades socialmente valorizadas enquanto se relegam às meninas atividades consideradas de segunda ordem. Também a força do costume faz com que os rapazes sejam estimulados a se identificar com modelos de comportamento agressivo que dificultam sua entrada no mundo das relações interpessoais e dos vínculos afetivos; isso acaba condenando-os a resolver os problemas por caminhos violentos. Existe, portanto, uma importante discriminação por razões de gênero. MORENO, Montserrat et al. Realidades silenciadas. In: Falemos de sentimentos: a afetividade como um tema transversal. São Paulo: Moderna, 1999. p. 17-25.
De acordo com o excerto, o gênero (masculino e feminino) é definido fundamentalmente por aspectos

#116371
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As políticas nacionais para a educação das relações étnico-raciais implicam em medidas de ações afirmativas, tais como:

#116370
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De acordo com a LDB, a educação escolar brasileira se compõe de

#116369
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O tempo é elemento estruturante da educação escolar, sendo alvo da regulação da LDB, tal como se verifica na instrução de

#116368
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São premissas da educação profissional definidas pelo Decreto-Lei n. 5.154/2004:

#116367
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A estruturação de cursos deverá observar as áreas que preferencialmente “maior sintonia guardarem com as demandas de nível local e regional, de forma a contribuir com o fortalecimento das estratégias de desenvolvimento socioeconômico e cultural.” (Parágrafo único do Decreto n. 5.840, de 13 de julho de 2006). A preocupação explicitada deve pautar a criação de cursos cujo objeto é a educação

#116366
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O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento no qual se definem a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos, abrangendo um período de cinco anos. O tratamento conferido aos dados e informações da instituição deve situar: 1º) dimensão, 2º) categoria de análise, 3º) respectivo indicador (Disponível em: <http://www2.mec.- gov.br/sapiens/Form_PDI.htm>. Acesso em: 28 fev. 2018). Num texto de PDI, constitui, respectivamente, dimensão, categoria de análise e indicador: