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#52057
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Um serviço essencial é o registro de entrada e de saída de documentos na escola. Para isso, é necessário o uso diário de um livro de registros, pois somos seres humanos e a nossa memória costuma falhar. Com registros escritos, podemos esclarecer dúvidas, atestar a expedição e recebimento de documentos.

SOUSA, R. M. Técnicas de redação e arquivo. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. p. 48.

 

O texto refere-se ao livro de

 

 

#52056
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Existem mecanismos de armazenamento de arquivos descentralizados; o arquivo fica armazenado em servidores conectados à internet e pode ser acessado pela web ou por aplicativos instalados no computador. A sincronização entre os locais é automática, bastando o computador estar conectado à internet para que isso aconteça.

Disponível em:<http://www.fcm.unicamp.br/fcm/sites/default/files/Armazenamento_em_rede_Wagner_- _Workshop_documentos_digitais.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2017.

 

Um arquivamento que segue esse procedimento será um armazenamento em

 

#52055
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O sistema de arquivamento que associa um grupo de palavras a um determinado padrão de cores está relacionado ao método

#52054
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O Manual de Redação da Presidência da República foi criado com a finalidade de oferecer subsídios aos gestores para consolidar uma cultura administrativa de profissionalização dos servidores públicos e para sistematizar e padronizar comunicações oficiais nos seus aspectos essenciais. Uma das características mais importantes das comunicações públicas é a impessoalidade, que se caracteriza por

#52053
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INICIAÇÃO

À LÓGICA MATEMÁTICA

EDGARD DE ALENCAR FILHO

[...]

6. CONDICIONAL (?)

Definição - Chama-se proposição condicional ou apenas condicional uma proposição representada por "se p então q", cujo valor lógico é a falsidade(F) no caso em que p é verdadeira e q é falsa e a verdade(V) nos demais casos.

[...]

NOTA - Uma condicional p ? q não afirma que o consequente q se deduz ou é consequência do antecedente p. Assim, p. ex., as condicionais:

7 é um número ímpar ? Brasília é uma cidade

3 + 5 = 9 ? SANTOS DUMONT nasceu no Ceará

não estão a afirmar, de modo nenhum, que o fato de "Brasília ser uma cidade" se deduz do fato de "7 ser um número ímpar" ou que a proposição "SANTOS DUMONT nasceu no Ceará" é consequência da proposição "3 + 5 = 9". O que uma condicional afirma é unicamente uma relação entre os valores lógicos do antecedente e do consequente de acordo com a tabela-verdade anterior.

 

Disponível em:<https://books.google.com.br/books>.Acesso em: 3 fev. 2017 (adaptado).

 

Dadas as afirmativas, considerando o estabelecido no texto e aspectos geográficos e históricos do nosso país,

 

I. Se Brasília é a capital do Brasil, então o estado de São Paulo está na região Nordeste.

II. Se Alagoas é uma ilha, então a capital de Pernambuco é Caruaru.

III. Se Tiradentes morreu enforcado, então o Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500.

 

verifica-se que assume(m) valor lógico verdadeiro

 

#52052
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Dadas as afirmativas a respeito de divisibilidade,

I. Um número inteiro positivo é divisível por 4 se o resto da sua divisão por 100 o for.

II. Um número inteiro positivo é divisível por 6 se a soma dos algarismos da sua metade o for.

III. Um número inteiro positivo é divisível por 11 se o módulo da diferença entre as somas de seus algarismos de ordem ímpar e de ordem par o for.

verifica-se que está(ão) correta(s)

 

 

#52051
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Regras do jogo da Mega-Sena

Como jogar

 

São sorteados 6 números (dezenas) de um total de 60. O apostador pode marcar de 6 a 15 dezenas em um volante. O valor da aposta varia de acordo com o número de dezenas marcadas.

Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/loterias/interna/0,,OI1602647-EI189,00.html>.Acesso em: 3 fev. 2017 (adaptado).

 

Um volante da Mega-Sena com 10 dezenas assinaladas equivale a quantos volantes com 6 dezenas assinaladas?

 

#52050
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Dados os argumentos,

I. Premissas

p: Os coalas são mamíferos.

q: Nenhum mamífero nasce do ovo.

Conclusão

r: Nenhum coala nasce do ovo.

II. Premissas

p: No meu trabalho existem homens e mulheres.

q: Existem mulheres que gostam de futebol.

Conclusão

r: No meu trabalho há mulheres que gostam de futebol.

III. Premissas

p: Existem pessoas solidárias.

q: Pessoas solidárias são inteligentes.

Conclusão

r: Existem pessoas inteligentes.

verifica-se que é(são) válido(s)

 

#52049
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Dadas as afirmativas sobre giros de figuras planas,

 

I. Se girarmos um triângulo retângulo em torno de um dos seus lados, obteremos um cone reto.

II. Se girarmos um círculo em torno de um dos seus diâmetros, obteremos uma esfera.

III. Se girarmos um retângulo em torno de um dos seus lados, obteremos um cilindro.

 

verifica-se que está(ão) correta(s)

 

#52048
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Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos. (Euclides da Cunha)

Disponível em: <http://kdfrases.com/autor/euclides-da-cunha->. Acesso em: 20 fev. 2017.

Assinale a alternativa que justifica o uso do acento grave, indicativo de crase, no fragmento de texto.

 

#52047
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Aprenda a escolher o corte certo da carne

 

Coxão mole, patinho, alcatra... O boi se divide em 21 cortes e, na hora do preparo, a escolha certa faz toda a diferença! Entenda quais são as carnes de "primeira" e de "segunda" para seus pratos.

Você vai ao açougue e encontra uma vitrine repleta de peças de carne. À primeira vista, qualquer uma delas parece servir perfeitamente para aquele suculento picadinho... Só que não! O boi é dividido em 21 partes e seus cortes são classificados como "de primeira" (macios e mais caros) e "de segunda" (mais duros e baratos), e cada tipo é indicado para uma receita específica. "O valor nutritivo dos diferentes tipos de carne é praticamente o mesmo. A diferença está na maciez e na quantidade de nervo e gordura", afirma a nutricionista Clorisana Abreu. O músculo, por exemplo, fica numa parte do corpo do animal que exige mais esforço. Daí, as fibras enrijecem e deixam o corte endurecido. Já o filé-mignon está localizado numa parte menos usada do boi - por isso é o tipo mais macio. [...]

 

Disponível em: <http://claudia.abril.com.br/gastronomia/aprenda-a-escolher-o-corte-certo-da-carne/>.Acesso em: 17 fev. 2017.

 

No período destacado O músculo, por exemplo, fica numa parte do corpo do animal que exige mais esforço, justifica-se o emprego das vírgulas por

 

 

#52046
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Canudos tinha muito apropriadamente, em roda, uma cercadura de montanhas. Era um parêntesis; era um hiato. Era um vácuo. Não existia. Transposto aquele cordão de serras, ninguém mais pecava. (Euclides da Cunha)

 

Disponível em:. Acesso em: 22 fev. 2017.

 

Na citação, a oração destacada Era um parêntesis; era um hiato marca a criatividade e a invenção para expressar uma maneira singular de ver objetos, coisas, pessoas, paisagens e seres em geral. É um exemplo de

 

#52045
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[...]

O professor amanheceu em Caratinga, vindo num ônibus São Paulo - Salvador, que tinha tomado em Leopoldina. Demorara a se decidir, e agora, quando estava prestes a concluir seu intento, titubeava. Seria pecado matar a cobra que tinha se instalado sob a cama? Não seria aquela a Serpente do Paraíso? Aquela cujo veneno o asfixiava pouco a pouco? E se, não tendo coragem para matar a cobra com suas próprias mãos, contrata-se alguém para fazer, seria pecado? Estava ali, num restaurante à beira da Rio-Bahia, um maço de notas no bolso esquerdo do paletó, pronto para entregá-lo aquele que poria fim a seus infortúnios, àquele que daria cabo à caninana. Estaria agindo errado? Quem pode saber? Deus não nos manda mensagens se estamos ou não no caminho justo. É o remorso que os indica. É a culpa que nos suplicia. Quantas noites sem dormir passaram, tentando decifrar sinais que nunca chegavam [...]

 

RUFFATO, Luiz. O segredo. in: Os sobreviventes. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000. p. 76.

 

Dadas as afirmativas sobre as características do fragmento desse conto, considerando que o escritor propõe uma espécie de aproximação entre os dilemas das personagens e o leitor,

I. O narrador entremeia na sua fala os pensamentos da personagem, de modo a compor um discurso único.

II. A presença de perguntas no fragmento, o chamado discurso indireto livre, é considerada um aspecto que aproxima o leitor dos dilemas da personagem.

III. O dilema vivido pela personagem remete a um embate entre o desejo pessoal de vingança e os valores que cercaram sua formação.

 

verifica-se que está(ão) correta(s)

 

#52044
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A desigualdade mundial: de 150 euros por mês a 3.000 euros por mês

 

A desigualdade mundial contrasta países cuja renda média por habitante é da ordem de 150-250 euros por mês (África Subsaariana e Índia) com países onde a renda média por habitante alcança um patamar entre 2.500-3.000 euros por mês (Europa Ocidental, América do Norte, Japão) - ou seja, onde as pessoas ganham vinte vezes mais. A média global, que corresponde aproximadamente ao nível da China, situa-se em torno de 600-800 euros mensais.

Essas ordens de grandeza são significativas e merecem ser guardadas na memória. É preciso salientar, todavia, que são afetadas por margens de erro significativas: é sempre muito mais difícil medir a desigualdade entre nações (ou entre épocas diferentes) do que dentro de um determinado país.

PIKETY, Thomas. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014, p. 69.

Segundo o texto, as ordens de grandeza levantadas são afetadas por uma margem de erro, definida pelo(a)

 

 

#52043
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Formando professores profissionais

 

Estudos sociológicos sobre as profissões demonstram uma evolução clara no decorrer dos últimos anos e na maior parte dos ofícios relativos aos profissionais das ciências humanas: enfermeiros, assistentes sociais, jornalistas... e professores. Assim, para responder aos desafios sem precedentes da transformação necessária dos sistemas educacionais, o papel dos professores deve, necessariamente, evoluir. Na maior parte dos países ocidentais, o professor está em vias de passar do status de executante para o de profissional.

Nesse sentido, o profissional é considerado um prático que adquiriu, através de longos estudos, o status e a capacidade para realizar com autonomia e responsabilidade atos intelectuais não rotineiros na busca de objetos inseridos em uma situação complexa. Essa concepção sociológica do profissional tem influência sobre as competências de base necessárias para o exercício desse "novo ofício"

O que um professor profissional deve ser capaz de fazer?

 

PERRENOUD, F. et all. Formando professores profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2001 (adaptado).

 

Ao apresentar resultados de "estudos sociológicos" para fundamentar a tese de que "o papel dos professores deve, necessariamente, evoluir", o texto apresenta uma argumentação desenvolvida por