(1,0)
Segundo artigo 199 da Constituição da República Federativa do Brasil, a assistência à saúde é livre à iniciativa privada. Analise os itens abaixo e a seguir assinale a alternativa correta:
I. As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos. II. É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos. III. É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
I. Centralização, com direção única em cada esfera de governo. II. Participação da comunidade. III. Atendimento condicional, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. IV. Os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação. A sequência correta é:
Os municípios, para receberem os recursos de que trata o Art.3º, da Lei 8.142, de 28 de Dezembro de 1990, deverão contar, dentre outros, com:
A partir da leitura do texto, podemos afirmar que a principal tese defendida por seu autor é a de que:
Ainda a partir do texto, na opinião de seu autor, podemos afirmar que:
A estruturação do 2º parágrafo do texto nos permite afirmar que este parágrafo se classifica como do tipo:
Assinale na lista abaixo a única das palavras retiradas do texto que teve sua ortografia alterada pelo novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa.
Observe a separação silábica das palavras abaixo e assinale o item que identifica a afirmação correta em relação a ela:I. Trans-for-ma-ção II. In-flu-ên-ci-as III. Es-tro-pi-a-das IV. Sim-pló-ri-a
Assinale a alternativa que apresenta as palavras com as quais podemos preencher adequadamente os espaços vazios do trecho abaixo.O Ministro da Educação deseja que ____ escolas brasileiras cheguem rapidamente _____lugares mais afastados. Daqui _____ poucos anos, ele quer erradicar o analfabetismo de regiões onde, _____ bem pouco tempo, não havia uma escola sequer.
A partir da observação do período "Outro fator relevante é despertar no aluno o interesse por aqueles conhecimentos básicos para uma comunicação eficiente, seja com o discurso escrito seja com o falado." (l.13-14) podemos afirmar que:
As formas verbais 01 e 02 (l.1 e l.2) que completam corretamente o texto, tanto do ponto de vista da concordância quanto do da regência verbal são, respectivamente:
Agora identifique em qual dos itens abaixo há a alternativa que preenche os espaços vazios 3 (l.20) e 4 (l.22) com a correta colocação pronominal.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, são partes dos documentos escritos no "padrão ofício":I. tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede. II. local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita. III. assunto: resumo do teor do documento. IV. destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação.
Acerca das entidades paraestatais, assinale a alternativa INCORRETA:
Acerca dos atos administrativos, assinale a INCORRETA:
Recuperar senha