Considerando que o reconhecimento do comportamento de indivíduos portadores de distúrbios psiquiátricos é fundamental para que o enfermeiro implemente adequadamente o processo de enfermagem, observe o quadro a seguir e relacione o tipo/forma de esquizofrenia e suas manifestações comportamentais de modo a tornar verdadeira a associação.
Tipo/forma de esquizofrenia Manifestações comportamentais
a – Paranoide I – A pessoa não demonstra motivação para
nada e parece não se interessar pelo que ocorre ao seu redor. Apresenta expressão permanecendo isolada. Objetos e animais
chamam sua atenção com maior frequência.
b – Catatônica II – A pessoa permanece na mesma posição
por um longo tempo e parece não perceber o que lhe é solicitado, não respondendo a estímulos de qualquer espécie. Às vezes entra subitamente em agitação, podendo retornar ao estado anterior.
c – Hebefrênica III – A pessoa vive de acordo com seus delírios, dizendo sentir-se perseguida por outras pessoas, julgando-se superior aos demais ou expressando idéias místicas
d – Indiferenciada IV – A pessoa pode comportar-se como se fosse um animal ou objeto. Observa-se ainda hiperatividade desorganizada, incongruência emocional, comportamento bizarro, pueril e imprevisível, com desagrega e incoerência do pensamento.