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A utilização de múltiplos materiais para construção do conhecimento na disciplina de História coloca-nos um desafio em relação ao emprego, ou não, de gêneros literários como as histórias em quadrinhos. Existem algumas orientações pedagógicas e discussões teóricas sobre o tema, inclusive contidas na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e nos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), das quais destacamos:I. Orienta-se, pedagogicamente, pelo afastamento do referido gênero literário, pois, o modo com o qual trata assuntos sérios pode causar prejuízo ao rendimento escolar;II. O limite básico para o aproveitamento do gênero literário exposto, em sua utilização na sala de aula, é a criatividade do professor, e sua capacidade de bem utilizá-los para atingir seus objetivos de ensino;III. A leitura de obras em quadrinhos demanda um processo complexo de domínio da linguagem escrita, com efeito, da apreensão da história e do contexto tratado, estimulando capacidades cognitivas.IV. A leitura de obras em quadrinhos demanda um processo complexo de domínio da linguagem escrita, com efeito, da apreensão da história e do contexto tratado, dificultando o processo cognitivo, por isso não devem ser utilizadas as histórias em quadrinhos para no ensino escolar.É correto o que se afirma em:
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