Processando...

Questões Prefeitura de Trairi-CE de Pedagogia | 131770

#131770
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Leia o texto a seguir.

“Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se cria, em que que se fala, em que se ama, se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida.”

(PAULO FREIRE, 1995)

A organização do processo de ensino e aprendizagem refere-se, basicamente, aos aspectos do trabalho do professor e dos alunos na sala de aula. Supõe a elaboração do Projeto Político Pedagógico, dos planos de ensino e sua estrutura didático pedagógica, orientada por uma concepção de ensino como direção da atividade cognoscitiva dos alunos sob orientação do professor. A organização do trabalho na sala de aula não visa apenas o cumprimento dos programas, mas ao envolvimento dos alunos, sua participação ativa, o desenvolvimento de habilidades e capacidades intelectuais, o trabalho independente.

(LIBÂNEO, 2001).

No processo de ensino e aprendizagem alguns princípios são considerados fundamentais. Analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A organização do ambiente escolar não favorece a aprendizagem dos educandos.

( ) Os educandos são diferentes uns dos outros, não só em termos de seus interesses, mas também do seu ritmo de desenvolvimento e dos conhecimentos adquiridos.

( ) A ação do educador precisa estar pautada por firmeza, segurança e uma relação autoritária com os educandos.

( ) O educador precisa verificar sempre se sua proposta de trabalho está sendo claramente entendida pelos educandos, pois isso ajuda a organização e a realização das atividades.

( ) As regras construídas com a participação dos educandos devem ser explícitas, evitando interpretações ambíguas, favorecendo a construção da autonomia.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.