(1,0) 1 -
Texto 1 – “Com o fim do programa Mais Médicos, que tinha alocado 18 mil novos profissionais para atenção primária à saúde desde 2013, postos de trabalho médico, principalmente em áreas de populações mais vulneráveis, voltaram a ficar ociosos. Esse é um problema que envolve um aspecto quantitativo, à medida que o Brasil ainda possui uma taxa inferior de médico por mil habitantes quando comparada com outros países que possuem sistemas universais de saúde, mas também diz respeito ao perfil dos médicos formados - a maioria direcionada a especializações hospitalares.”
Texto 2 – “O acesso dos usuários às Unidades Básicas de Saúde é caracterizado por um esforço das equipes na busca por arranjos capazes de conciliar as demandas espontâneas com os programas de atendimento às populações prioritárias. Devido ao número ainda elevado de pessoas por equipe (3.450 indivíduos/equipe), a missão se torna muitas vezes dramática, sobretudo em regiões que possuem redes de saúde frágeis em torno da UBS e/ou populações em situação de alta vulnerabilidade social.”
(Adaptado de Coelho Neto, G.C., Antunes, V.H., &Oliveira, A..(2019). A prática da Medicina de Família e Comunidade no Brasil: contexto e perspectivas. Cad. Saúde Pública, 35 (1).https://doi.org/10.1590/0102-3...)
Após a leitura dos textos 1 e 2, leia as assertivas:
I. Nenhum texto menciona outros sistemas de saúde, além do SUS.
II. Os dois textos mencionam aspectos quantitativos relacionados à atenção à saúde básica.
III. Nenhum dos dois textos menciona recursos ou falta de recursos alocados para a área da saúde.
IV. Os dois textos mencionam a camada da população em situação de maior vulnerabilidade.
Assinale a alternativa que se aplica: