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Questões Polícia Civil-DF de Português | 36710

#36710
Banca
FUNIVERSA
Matéria
Português
Concurso
Polícia Civil-DF
Tipo
Múltipla escolha
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É evidente que o comportamento ético humano tem

um grau de elaboração e complexidade que o torna

distintamente humano e não apenas uma cópia daquilo

que outras espécies têm ao seu dispor. As regras da ética

criam obrigações especificamente humanas para qualquer

indivíduo normal que as conheça, e, é claro, a codificação

das regras é exclusivamente humana. Quanto às narrativas

que se construíram em torno das situações e das regras,

são também exclusivamente humanas. No fundo não é

assim tão difícil conciliar a percepção de que uma parte da

nossa estrutura biológica e psicológica tem raízes não

humanas com a noção de que a nossa compreensão

profunda da condição humana confere a essas estruturas

uma dignidade única.

A construção a que chamamos ética deve ter

começado como um programa geral de regulação biológica.

O embrião dos comportamentos éticos deve ter sido mais

uma etapa na progressão que inclui os mecanismos não

conscientes e automatizados que nos permitem regular o

metabolismo, ter pulsões e motivações e sentimentos dos

mais diversos tipos. Não é difícil imaginar a emergência da

justiça e da honra a partir de práticas de cooperação. Um

aspecto particular das emoções sociais, aquele que se

exprime sob a forma de comportamento dominante ou

submisso no interior de um certo grupo, teria tido também

um papel importante nos processos de negociação que

definem a cooperatividade.

Para que não se pense que a evolução e a sua

bagagem de genes têm tido sempre um papel maravilhoso

e nos trouxeram todos esses magníficos dispositivos, é

hora de salientar que todas as emoções positivas de que

venho falando, e que o altruísmo a que me referi, dizem

respeito ao grupo. Em termos humanos, exemplos de

grupos incluem a família, a tribo, a cidade e a nação. Para

aqueles que estão fora do grupo, a história revolucionária

das reações emocionais é bem menos amável. As emoções

simpáticas podem muito facilmente tornar-se

desagradáveis e brutais quando são dirigidas para fora do

círculo a que naturalmente se destinam. O resultado é bem

sabido: raiva, ressentimento, violência, todas as reações

que facilmente reconhecemos como embriões possíveis dos

ódios tribais, do racismo e da guerra.

Esta é também a hora de recordar que os mais

recomendáveis comportamentos humanos não são

necessariamente impressos nos circuitos neurais sob o

controle do genoma. A história de nossa civilização é, de

certo modo, a história de uma tentativa de oferecer os

melhores dentre os nossos sentimentos morais a círculos

cada vez mais amplos da humanidade, para além das

restrições do grupo, de forma a abranger, eventualmente,

a humanidade inteira. É claro que estamos muito longe de

atingir esse ideal.

 

António Damásio. Em busca de Espinosa. São Paulo:Companhia das Letras, 2004 (com adaptações).

 

Em relação aos aspectos linguísticos do texto, assinale a alternativa correta.