(1,0) 1 -
A institucionalização do conceito de desenvolvimento sustentável, um dos mais utilizados pelos meios de comunicação, envolve questões sobre meio ambiente, economia, justiça social, explosão demográfica, formas de consumo, modelos de desenvolvimento etc., temáticas que ganharam, nas últimas décadas, cada vez mais visibilidade na mídia internacional. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. O conceito de desenvolvimento sustentável surge no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida como Rio-92, e se dissemina a partir da chamada Agenda 21, documento assinado por mais de uma centena de nações ao final desse evento, que propõe uma agenda ambiental para o século XXI, de forma a garantir a sustentabilidade ambiental, a justiça social e o desenvolvimento econômico do planeta.
2. As publicações “The population bomb” (A bomba populacional), de Paul Ehrlich; “The tragedy of the commons” (A tragédia dos comuns), de Garret Hardin; e “The limits to growth” (Os limites do crescimento), de Meadows et al., colocaram a explosão demográfica do planeta e suas mazelas como questão central na discussão da problemática ambiental. Todas as publicações citadas defendem visões neomalthusianas sobre o crescimento demográfico da humanidade.
3. O termo desenvolvimento sustentável comporta uma série de diferentes definições e até mesmo contradições. O problema não está apenas no significado do termo sustentável, mas, principalmente, no sentido de desenvolvimento.
4. O documento “Nosso Futuro Comum”, também conhecido como Relatório Brundtland, propõe o desenvolvimento sustentável: “Aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas necessidades”.
Assinale a alternativa correta.