(1,0) 1 -
Sobre cartografia, coordenadas geográficas e orientações, analise as assertivas abaixo:
I. Para fins de orientação, é comum dividir o planeta em dois hemisférios − o ocidental e o oriental − que se utilizam do Meridiano de Greenwich como um definidor: o que está para Oeste de Greenwich se localiza no hemisfério ocidental e o que está para Leste de Greenwich se localiza no hemisfério oriental.
II. Sabemos que nosso país é um dos mais extensos de todo o planeta. E isso possibilita que o Brasil apresente territórios no hemisfério ocidental e oriental.
III. As coordenadas geográficas funcionam como “endereços” de qualquer localidade do planeta. O Equador corresponde ao círculo máximo da esfera, traçado em um plano perpendicular ao eixo terrestre, e determina a divisão do globo em dois hemisférios: o Ocidental e o Oriental.
IV. A partir do Equador, podemos traçar círculos paralelos que, à medida que se afastam para o norte ou para o sul, diminuem de diâmetro. A latitude é a distância desses círculos, chamados de paralelos, em relação ao Equador e varia de 0º a 90º, tanto para norte quanto para sul.
V. Para encontrar um ponto específico do planeta, precisamos de duas informações: a latitude e a longitude. Ambas apresentam uma variação que vai de 0º até 90º. No caso da latitude, a variação acontece em um sentido norte/sul e, no caso da longitude, essa variação acontece em um sentido oeste/leste.
Quais estão corretas?