1 Direcionar o debate sobre segurança pública à
punição de crianças e adolescentes revela um traço de
discriminação e preconceito que não deixa de ser uma
4 herança da Casa Grande. A escola era proibida para os filhos
dos escravos e obrigatória para os filhos dos senhores.
Oito milhões de negros e pardos, de uma população de
7 13 milhões em 1888, eram analfabetos e sem preparo para
novas ocupações após a Abolição. Nas maiores cidades
surgiram cortiços e favelas e, naturalmente, a delinqüência.
10 Hoje, importantes medidas de combate à exclusão vêm sendo
gradativamente implantadas: programas como Pró-Jovem,
Agente Jovem, Empreendedorismo Jovem, Escola de
13 Fábrica, Soldado Cidadão, entre outros. No entanto, ainda
falta um esforço nacional envolvendo municípios, estados,
empresas e sociedade. Medidas socioeducativas
16 comprovadamente eficazes na recuperação de menores
infratores existem em algumas regiões do país, mas ainda
não predominam. Falta potencializar os investimentos em
19 educação de qualidade para todos.
Revista do Brasil, n.º 10, mar./2007, p. 23 (com adaptações).
Julgue os próximos itens com relação às idéias e estruturas lingüísticas do texto apresentado.