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Questões SAP-SP de Português | 36514

#36514
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 1 - 

Atenção: Para responder a questão considere o texto abaixo. 

 

                No campo da técnica e da ciência, nossa época produz mi-
lagres todos os dias. Mas o progresso moderno tem amiúde um 
custo destrutivo, por exemplo, em danos irreparáveis à nature-
za, e nem sempre contribui para reduzir a pobreza. 
                A pós-modernidade destruiu o mito de que as humanida-
des humanizam. Não é indubitável aquilo em que acreditam tan-
os filósofos otimistas, ou seja, que uma educação liberal, ao al-
cance de todos, garantiria um futuro de liberdade e igualdade de 
oportunidades nas democracias modernas. George Steiner, por 
exemplo, afirma que “bibliotecas, museus, universidades, cen-
ros de investigação por meio dos quais se transmitem as huma-
nidades e as ciências podem prosperar nas proximidades dos 
campos de concentração”. “O que o elevado humanismo fez de 
bom para as massas oprimidas da comunidade? Que utilidade 
teve a cultura quando chegou a barbárie?” 
                Numerosos trabalhos procuraram definir as características 
da cultura no contexto da globalização e da extraordinária revo-
lução tecnológica. Um deles é o de Gilles Lipovetski e Jean 
Serroy, A cultura-mundo. Nele, defende-se a ideia de uma cul-
tura global - a cultura-mundo - que vem criando, pela primeira 
vez na história, denominadores culturais dos quais participam 
indivíduos dos cinco continentes, aproximando-os e igualando-os 
apesar das diferentes tradições e línguas que lhes são próprias.
                Essa “cultura de massas” nasce com o predomínio da ima-
gem e do som sobre a palavra, ou seja, com a tela. A indústria 
cinematográfica, sobretudo a partir de Hollywood, “globaliza” os 
filmes, levando-os a todos os países, a todas as camadas 
sociais. Esse processo se acelerou com a criação das redes 
sociais e a universalização da internet.
                Tal cultura planetária teria, ainda, desenvolvido um in-
dividualismo extremo em todo o globo. Contudo, a publicidade e 
as modas que lançam e impõem os produtos culturais em nos-
sos tempos são um obstáculo a indivíduos independentes. 
                O que não está claro é se essa cultura-mundo é cultura em 
sentido estrito, ou se nos referimos a coisas completamente 
diferentes quando falamos, por um lado, de uma ópera de 
Wagner e, por outro, dos filmes de Hitchcock e de John Ford.
                A meu ver, a diferença essencial entre a cultura do passa-
do e o entretenimento de hoje é que os produtos daquela pre-
tendiam transcender o tempo presente, continuar vivos nas ge-
rações futuras, ao passo que os produtos deste são fabricados 
para serem consumidos no momento e desaparecer. Cultura é 
diversão, e o que não é divertido não é cultura.
 


(Adaptado de: VARGAS LLOSA, M. A civilização do espetáculo
Rio de Janeiro, Objetiva, 2013, formato ebook) 

 

 

Substituindo-se o elemento grifado pelo que se encontra entre parênteses, o sinal indicativo de crase deverá ser acrescentado em: