Processando...

Questões comentadas Polícia Federal de Direito Constitucional | 16283

#16283
Banca
CESPE
Matéria
Direito Constitucional
Concurso
Polícia Federal
Tipo
Certo/Errado
médio

(1,0) 1 -  A União decidiu aportar, na qualidade de patrocinadora, recursos para a entidade de previdência privada de uma empresa pública criada com a finalidade específica de operar no setor de distribuição de gás natural e combustível. Em inspeção realizada pelo órgão responsável pela fiscalização do uso de verbas federais, verificou-se que parte dos recursos repassados pela União estava sendo desviada por meio de fraudes no sistema informatizado de controle desses recursos. Considerando a situação hipotética acima, julgue o item abaixo. A Constituição Federal não permite que a União seja patrocinadora de entidade de previdência privada de suas empresas públicas. No entanto, em face da natureza do crime cometido, será da Polícia Federal a responsabilidade pela elaboração do inquérito para apuração da infração penal.

Comentários da questão

  • mvera - 04/12/2013 às 13:40

    O enunciado diz: "A Constituição Federal não permite que a União seja patrocinadora de entidade de previdência privada".
    Entretanto, a Lei diz: "SALVO NA QUALIDADE DE PRATOCINADOR".

    Então, dizer que a CF não permite, deixa a questão errada.

    O gabarito deve ser "ERRADA". Ou estou enganada?

  • alessandro78 - 10/09/2012 às 19:50

    CF 88 art 202:
    § 3º É vedado o aporte de recursos a entidade de previdência privada pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, suas autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e outras entidades públicas, salvo na qualidade de patrocinador, situação na qual, em hipótese alguma, sua contribuição normal poderá exceder a do segurado.
    Ou seja há possibilidade sim da União ser aportadora de entidade de previdência privada na qualidade de patrocinadora. E em caso de desvio a competência seria sim da PF tal como exposto no artigo 144 § 1º, I:
    " I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União"

    Por incrível que pareça a questão está correta, com redação truncada, parecia buscar o artigo exposto acima, mas não. O que se queria examinar é se a União pode por exemplo repassar verbas a fundo privado da Petrobrás. E nesse caso não há essa permissão.

    Portanto questão Correta.