(1,0) 1 -
Art. 5.º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (...)Art. 6.º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.Considerando os artigos da CF transcritos acima, bem como a doutrina e a jurisprudência acerca desses artigos, julgue os itens que se seguem.
O termo “segurança”, em ambos os artigos, trata da segurança pública, que é direito fundamental social a ser protegido pelo Estado por meio de atuação positiva e ostensiva, inclusive da PRF.
55. Errado. A segurança, elencada nos dispositivos constitucionais citados, é marcada como a segurança jurídica, que não prejudique os direitos e garantias fundamentais, que respeite o ato jurídico perfeito, a coisa julgada e o direito adquirido, e que traga, deste modo, estabilidade às relações jurídicas e sociais reputadas constitucionalmente.
Recuperar senha