(1,0) 1 -
Em relação aos institutos do direito adquirido, da coisa julgada e do ato jurídico perfeito, julgue os itens a seguir, de acordo com o entendimento jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal (STF).
O princípio constitucional segundo o qual a lei nova não prejudicará o ato jurídico perfeito não se aplica às normas infraconstitucionais de ordem pública.
A assertiva está incorreta. Há diversos exemplos na jurisprudência do STF em que se aplicam às normas infraconstitucionais de ordem pública. A análise da aplicação do princípio de que lei nova não prejudicará o ato jurídico perfeito dependerá das nuances do caso e de regra de ponderação entre os direitos em voga. Desta forma, segue um precedente: “Servidor público. Direito à restituição de contribuições. Fundo de pensão facultativo extinto unilateralmente pela administração pública. (...) Caso em que a administração pública editou uma lei para dar fim a plano especial de pensão, quando ainda vivos os supridores estipendiais desse plano. Situação em que lei posterior fez retroagir a sua eficácia temporal para impedir a produção dos efeitos futuros de ato jurídico anteriormente consolidado, com violação à garantia constitucional do inciso XXXVI do art. 5º da CF.”
Recuperar senha