Reaplicação Enem 2022 tem tema de insegurança alimentar em sua redação
Reaplicação Enem 2022 tem tema de insegurança alimentar em sua redação
Mais de 74 mil estudantes fizeram provas da reaplicação Enem 2022 nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023 em todo o Brasil!
O primeiro dia da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 ocorreu nesta terça-feira, 10 de janeiro de 2023. Os participantes responderam as questões de provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, assim como de ciências humanas e suas tecnologias, além de produzirem uma redação cujo tema foi: "Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil".
O tema da redação foi divulgado durante esta tarde (10) pelo Inep, órgão responsável pela organização do Enem.
A insegurança alimentar pode ser caracterizada pela falta de acesso pleno, estável e, portanto, regular a alimentos em quantidade e qualidade adequados. Desse modo, o conceito de insegurança alimentar é mais amplo que o de fome e pode ser identificado de três formas:
- grave: quando a pessoa convive com a fome dentro de casa e não consegue consumir alimentos por um dia inteiro ou mais;
- moderada: quando a qualidade está comprometida e a quantidade não é suficiente para todos da família ou quando não é possível realizar as três principais refeições do dia;
- leve: quando a capacidade de conseguir alimentos é incerta.
Além da reaplicação do Enem 2022, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também realiza o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2022. As provas serão finalizadas nesta quarta-feira, 11 de janeiro.
Estão fazendo a reaplicação estudantes que sofreram problemas de logística no Enem 2022 ou que foram contaminas com doenças contagiosas.
Também participam do exame Pessoas privadas de liberdade (Enem PPL). Para esses candidatos, o exame ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da Federação.
Segundo o Inep, 3.251 pessoas participaram da reaplicação do Enem 2022. A maioria foram mulheres (62,9%), brancas (48,4%) e com idades entre 18 e 30 anos (62,2%).
Em relação às pessoas privadas de liberdade, houve mais de 71 mil inscritos, sendo a maioria homens (91%) com idades entre 18 e 30 anos (46,1%).
VEJA TAMBÉM
- 2º dia de reaplicação do Enem 2022
- Quem pode fazer a reaplicação do Enem 2022?
- Quando sai o resultado do pedido de reaplicação da prova do Enem?
- Como fazer a reaplicação do enem 2022?
- Enem reaplicação 2023
- Provas Enem
- Questões Enem
- Simulado Enem
2º dia de reaplicação do Enem 2022
Na mesma data da reaplicação, o Inep realiza o Enem PPL, a prova do Enem aplicada às pessoas que estão privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa.
Veja o formato tradicional da prova:
1º dia
- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias
- Redação
2º dia
- 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Quem pode fazer a reaplicação do Enem 2022?
Após a aplicação da primeira prova, o Inep abre um prazo para os participantes solicitarem a reaplicação. O pedido pode ser feito para os dois dias de prova ou só para um dia, de acordo com a necessidade de cada participante.
Veja abaixo os motivos aceitos pelo Inep para a reaplicação do Enem:
- Incidentes logísticos: Desastres naturais (que prejudiquem a aplicação devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao inscrito que solicitou uso de leitor de tela, erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador, que tenha, comprovadamente, causado prejuízo ao participante, entre outros casos.
- Doenças infectocontagiosas: Coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19*.
Para as duas opções acima os participantes devem fornecer documentos que informem a veracidade das afirmações, de acordo com as exigências que forem feitas pelo Inep.
*A Covid-19 entrou na lista de doenças infectocontagiosas na aplicação do Enem 2020, durante o período de pandemia. Os inscritos no exame que foram diagnosticados com a doença não puderam comparecer aos locais de prova e tiveram que informar ao Inep para realizar a reaplicação.
Quando sai o resultado do pedido de reaplicação da prova do Enem?
A previsão é que o resultado das provas da reaplicação saia no mesmo dia das provas regulares do Enem 2022: dia 13 de fevereiro.
Com as notas do Enem em mãos, os estudantes podem participar de programas de acesso à educação superior, tais como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e Programa Universidade para Todos (ProUni).
Como fazer a reaplicação do enem 2022?
A solicitação deve ser feita pela Página do Participante, acessando o site Enem/INEP, com o login e senha, o candidato deverá ver uma mensagem explicando as opções e os documentos necessários para enviar de forma digital.
Para quem não foi por algum motivo no primeiro dia do Enem, pode ir sim no segundo, sem problemas.
Enem reaplicação 2023
Os estudantes fizeram as provas em 10 e 11 de janeiro. A reaplicação ocorreu em 596 municípios. Já o Enem para privados de liberdade (Enem PPL) foi realizado em unidades prisionais e socioeducativas situadas em 733 municípios.
No primeiro dia, a reaplicação foi composta por 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas.
No segundo, foi a vez de perguntas sobre Matemática e Ciências da Natureza.