Processando...

Enem: Perguntas Frequentes

Enem: Perguntas Frequentes

Saiba um pouco mais sobre o Enem e tire suas dúvidas!

 

Para se dar bem na prova do Enem, mais do que passar horas estudando, você precisa se organizar e definir o melhor método para conseguir otimizar seu tempo e ser mais eficaz. Você precisa pesquisar todos os assuntos que serão cobrados na prova, gerir bem o tempo e ter bastante foco, e nossas dicas podem te ajudar com isso.

Os assuntos cobrados no exame são os seguintes:

  • Linguagens,Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Redação

Não é novidade dizer que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais portas de acesso ao ensino superior, pois o desempenho no exame é utilizado para seleção de candidatos em cursos de graduação de várias instituições do país.

Sem dúvida, o principal motivo para participar do Enem é a possibilidade de descolar uma vaga em faculdade pública ou privada. Mas o Enem vai além disso: também serve como certificação para o Ensino Médio e é requisito para concorrer em programas do Governo Federal que concedem bolsas e financiamento estudantil.

 

VEJA TAMBÉM

 


 

Cronograma

O cronograma ENEM 2023 é detalhado, assim, os candidatos saberão exatamente quais as datas de todas as etapas do ENEM.

Anote as datas importantes para não ficar fora da prova. Veja as datas importantes:

  • Inscrição: 30 de junho a 14 de julho;
  • Prazo de pagamento da taxa de inscrição: 19/07;
  • Solicitação do atendimento especializado: 30 de junho a 14 de julho;
  • Realização do exame: 21 e 28 de novembro.

↑ voltar ao índice

Antes do Exame

Para você se preparar para o Enem antes da prova separamos algumas dicas que vão te ajudar a se preparar para o Enem, veja abaixo:

Identifique a melhor forma de estudos para você
Cada pessoa tem uma forma de aprendizagem. Há pessoas que aprendem mais assistindo video-aulas, outras ouvindo um podcast, outras lendo apostilas, e por aí.

Saber qual a forma que se adequa a você é muito importante para que você se organize e não gaste seu tempo estudando com ferramentas que não vão te levar a lugar nenhum.

Veja prazos, datas e edital do Enem
Acompanhe os prazos divulgados no Enem e monte um cronograma de estudos.
Ainda que o edital não tenha sido divulgado, você pode utilizar as datas da prova do último ano como referência e começar a se preparar desde então.

Defina quanto tempo você poderá dedicar ao estudo
Verifique quanto tempo falta para a inscrição e para a prova; distribua as matérias de acordo com o tempo que você tem. A partir disso, monte um cronograma de estudos com a quantidade de assuntos que você vai precisar estudar diariamente. Não esqueça de deixar alguns intervalos para que você faça outras atividades.

Ter um momento de lazer também é bom para preparar a sua mente até o dia da prova.

Separar o tempo de estudo é muito importante, mas quase tão importante é a consistência. Não vai adiantar ficar horas estudando muito ou virar madrugadas com os livros se você funciona melhor de manhã, por exemplo.

Estabeleça um horário e organize as matérias de acordo com o seu tempo disponível.

↑ voltar ao índice

No dia do Exame

Os cuidados no dia do exame envolvem coisas simples e importantes, que muitas vezes são esquecidas por causa da pressão e ansiedade deste importante dia. Confira a seguir o que você não pode esquecer de fazer.

  • Levar documento de identificação com foto
  • Levar material para a realização da prova
  • Alimentar-se adequadamente
  • Não ler conteúdos relacionados à prova
  • Chegar ao local do exame com antecedência

↑ voltar ao índice

Depois do Exame

Participar de processo seletivo para instituição superior pública
Quem participou do Enem pode aproveitar o desempenho para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Várias universidades brasileiras utilizam o Sisu para selecionar estudantes às vagas de cursos de graduação. Um dos requisitos é ter feito a versão mais recente do Enem.

Concorrer a bolsa de estudo
O Enem também é utilizado como requisito para seleção de bolsas integrais e parciais (50%) no Programa Universidade para Todos (ProUni). Todos os anos, diferentes instituições da rede privada aderem ao Prouni. As inscrições para o programa, voltado para candidatos sem diploma de curso superior, também são abertas duas vezes por ano.

↑ voltar ao índice

Quem perdeu o primeiro dia de prova do Enem pode fazer o segundo?

Os participantes que faltaram ao primeiro dia do Enem podem fazer o segundo dia de prova. Isso, inclusive, é uma recomendação do Inep para aqueles que tiveram isenção de taxa, pois, assim, não correm o risco de não poderem fazer a mesma solicitação no próximo ano.

Por isso, quem deseja solicitar nova isenção para o exame, deve justificar sua ausência no sistema de isenção do Enem.

Confira os principais documentos aceitos para justificar as ausências:

  • Assalto ou furto: boletim de ocorrência policial;
  • Acidente de trânsito: boletim de ocorrência policial;
  • Casamento: certidão de casamento;
  • Morte na família: certidão de óbito do cônjuge ou familiar próximo;
  • Maternidade ou paternidade: certidão de nascimento ou de adoção legível;
  • Privação de liberdade: mandado de prisão ou documento que ateste privação de liberdade nos dias da prova;
  • Emergência médica: atestado médico ou odontológico legível;
  • Trabalho, deslocamento a trabalho: declaração de atividade profissional;
  • Intercâmbio acadêmico: documento oficial da instituição de ensino.

O estudante que faltar algum dia da prova devido a uma doença infecciosa, como tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19, poderá pedir a reaplicação da prova. Neste caso, é preciso enviar os documentos necessários ao Inep, que analisará a situação para decidir se a pessoa poderá ou não participar da reaplicação.

Quem faltar o segundo dia de provas, poderá se inscrever no Sisu, Prouni e Fies, mas terá uma nota baixa.

Os participantes que faltaram ao primeiro dia do Enem podem fazer o segundo dia de prova. Isso, inclusive, é uma recomendação do Inep para aqueles que tiveram isenção de taxa, pois, assim, não correm o risco de não poderem fazer a mesma solicitação no próximo ano. No entanto, a nota disponível no boletim de desempenho individual servirá apenas como uma autoavaliação, não podendo aplicá-las em processos seletivos para acesso ao ensino superior.

↑ voltar ao índice