Prova Concurso
Prova Concurso
O que estudar para concurso público de prefeituras!
Não resta dúvida, os órgãos que mais realizam concursos públicos no Brasil são as prefeituras. Mas é extremamente justificável, uma vez que atualmente o país conta com nada menos que 5.570 municípios. Portanto, se você busca uma vaga no funcionalismo público, começar por uma dessas oportunidades pode ser um bom caminho.
Antes de mais nada, é importante parar para pensar se você pretende fazer inscrição em certames apenas em sua cidade ou se também tem disponibilidade para tentar em cidades vizinhas ou até mesmo em outros estados. Tendo isso definido, o próximo passo é buscar informações sobre quais prefeituras estão com inscrições abertas ou editais publicados, para assim ficar informado sobre prazos, datas de provas e etc.
Enquanto isso, e até para te dar um incentivo em relação a quantidade de oportunidades que podem estar a sua espera, vamos te contar como os mais de 5,5 mil municípios estão espalhados ao redor do Brasil.
Veja um pouco mais sobre Prova concurso:
- Como é a prova de concurso público?
- Como ter acesso a provas de concursos anteriores?
- Quantas questão tem em uma prova de um concurso público?
- O que cai na prova de concurso público da Prefeitura?
Como é a prova de concurso público?
Em toda prova, temos 3 tipos de questão: as que sabemos fazer com facilidade, as que sabemos fazer, mas são trabalhosas e aquelas que não sabemos fazer – as “cascudas”.
Comece pelas questões mais fáceis e matérias que tem mais confiança. Se achar alguma questão muito extensa, marque um X. Se achar uma que você não sabe, marque um Z e deixe para depois.
Depois de fazer as fáceis, volte para as de média complexidade e deixe as mais “cascudas” para resolver se der tempo.
Assim você vai ganhando confiança durante a prova. Vai aquecendo seu cérebro e pegando ritmo.
Se chegar no final da prova e você não conseguir fazer todas as questões, deixará em branco as que são mesmo difíceis e poucos acertarão.
Uma coisa que temos de lembrar é que prova de concurso é diferente de uma prova da Faculdade.
Uma prova de colégio ou faculdade é feita para ver se você aprendeu o conteúdo dado em sala de aula. Em teoria, um bom aluno poderia “fechar” a prova, gabaritar.
Já uma prova de concurso tem outro objetivo. Ela é feita para discriminar mesmo, para escolher os mais capacitados (daquele dia, claro) dentro do universo dos que estão capacitados.
Em um grande concurso, muita gente boa vai ficar de fora, mesmo sabendo o conteúdo. Por isso, a prova é puxada.
Em uma prova de concurso bem-feita, ninguém gabarita. Eles sempre incluem questões extremamente difíceis, para dificultar mesmo.
Muitas provas são feitas para não dar tempo mesmo de resolver. E saber lidar com essa pressão faz parte da preparação para ser aprovado.
Assim, não “queime” seu cérebro com aquelas questões “cabulosas”, feitas para te quebrar.
Vá primeiro somando seus pontinhos com as questões fáceis até que elas acabem. Com isso, você não corre o risco de deixar uma dessas em branco por perder tempo demais com uma questão “cascuda”.
Depois vá para aquelas questões “resolvíveis”, mas mais trabalhosas. Quando essas acabarem, veja quanto tempo te resta até o final da prova. Não esqueça de reservar uns 20 minutos para marcar o gabarito.
Se sobrar tempo, tente resolver as “cascudas”. Como você já passou algumas horas resolvendo questões e seu cérebro está funcionando a 100%, talvez algumas delas agora pareçam menos difíceis.
E mesmo nessas questões que não sabemos resolver, temos condição de aumentar nossas chances.
Tente eliminar as alternativas absurdas. Em uma questão de múltipla escolha, muitas vezes dá para eliminar uma, duas ou até três opções que são claramente erradas.
Assim, se tiver que chutar, você estará dando um chute com uma chance maior de acertar.
E não, nunca cole do candidato ao seu lado. Para começar, você está correndo risco de ser pego e eliminado do concurso.
Depois, lembre-se que em todo concurso 90% dos candidatos são aqueles conhecidos turistas, que não têm a menor chance de aprovação.
Se você está bem preparado, a possibilidade de que essa pessoa do seu lado saiba mais do que você é mínima. E se você está fazendo a prova como experiência, colar não vai te ajudar em nada.
Finalmente, marque a folha de respostas com todo o carinho. Sem pressa.
Se tiver ainda tempo de tentar resolver uma ou duas questões, deixe o gabarito delas em branco e dê uma última olhada nelas antes de fechar a prova.
Como ter acesso a provas de concursos anteriores?
Para acessar as pesquisas de concursos anteriores, não é necessário pagar, mas é preciso realizar um cadastro (gratuito). Para acessar o Sistema de Questões (caderno e o gerador de provas), de forma irrestrita, é necessário contratar o Plano Padrão ou o Avançado. Para acessar o Sistema de Teoria, é preciso contratar o Plano Avançado.
Obs: a seção “Concursos” é integrada com as demais, sendo que só usuários pagantes podem utilizar esta integração e, partindo da “Pesquisa”, entrar nos demais Sistemas
Quantas questão tem em uma prova de um concurso público?
A prova de um concurso público tem 50 questões objetivas. O total de pontos obtidos por cada candidato é calculado da seguinte forma: cada resposta certa adiciona 3 pontos e cada resposta errada subtrai 1 ponto. Um candidato é aprovado se obtiver 70 ou mais pontos.
O que cai na prova de concurso público da Prefeitura?
Listaremos abaixo, tendo como base editais de concursos de prefeituras recentes, quais são as disciplinas e assuntos que mais caem nas provas:
NÍVEL FUNDAMENTAL
• Língua Portuguesa
Leitura e interpretação de textos; Sinônimos e antônimos; Sentido e classe das palavras; Pontuação; Concordância verbal e nominal; Pronomes; Crase.
• Matemática
Aritmética; Frações; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples; Equações de 1º grau; Grandezas e medidas; Noções de geometria; Raciocínio lógico;
• Informática
Sistemas operacionais; Editores de textos; Planilhas eletrônicas; Softwares de apresentação; Segurança; Conhecimentos de internet.
Lembramos mais uma vez que os conteúdos programáticos podem variar de edital para edital, as disciplinas e itens relacionados a concursos de nível fundamental listadas acima são as mais cobradas, não significando que serão apenas elas as cobradas.
NÍVEL MÉDIO
• Língua Portuguesa
Compreensão e interpretação de textos; Tipos e gêneros textuais; Coerência e coesão textual; Formação e significado das palavras; Ortografia e acentuação; Sinais de pontuação; Morfologia; Concordância verbal e nominal; Regência verbal; Sintaxe;
• Matemática
Aritmética; Frações; Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC); Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples e composta; Equações de 1º e 2º graus; Grandezas e medidas; Geometria; Raciocínio lógico;
• Informática
Sistemas operacionais; Editores de textos; Planilhas eletrônicas; Softwares de apresentação; Segurança; Conhecimentos de internet.
Você deve ter notado que os assuntos de Informática são exatamente os mesmos se comparado ao nível fundamental, mas não se iluda, a complexidade do que será cobrado é bem maior.
• Conhecimentos Específicos
Aqui não tem jeito, invariavelmente vai depender da função para a qual você irá se candidatar. Mais do que nunca a importância de dar bastante atenção a esse tópico do edital. Porém, quando se trata de conhecimentos específicos para nível fundamental, na grande maioria das vezes trata-se de assuntos referentes ao próprio cargo.
A exemplo do que dissemos no nível fundamental, os assuntos citados para nível médio são os que costumam aparecer mais comumente nas provas, não significando que apenas eles serão cobrados.
NUNCA DEIXE DE LER O EDITAL! Isso vale não apenas para certames de prefeituras municipais, mas para todos os demais, independente do órgão. Ler o edital é fundamental para se informar a respeito de cada detalhe do processo, desde o cronograma de datas, passando por dados das vagas oferecidas, até o detalhamento de como as questões serão distribuídas nas provas, em outras palavras, tudo que você precisa saber estará exposto no documento.
Bons Estudos,
ConcursosAZ | Aprovando de A a Z