Plano de aula de Geografia (8º ano)
Plano de aula de Geografia (8º ano)
Confira o plano de aula de geografia para o 8º ano do Ensino Fundamental!
EIXO TEMÁTICO: O sujeito e seu lugar no mundo
OBJETO DE CONHECIMENTO: Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais.
CONTEÚDOS: População Mundial Crescimento e distribuição Estrutura etária.
HABILIDADES: (EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratório sem diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes; (EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).
METODOLOGIA: Aulas expositivas, através do diálogo considerando os conhecimentos prévios. Livro didático, documentários, filmes, pautas musicais e outras linguagens. Aula Multimídia no laboratório de informática. Exercícios dissertativos, orais, análise e interpretação de diversas representações gráficas. Imagens, mapas, croquis, tabelas, gráficos e outros. Leitura de textos jornalísticos, artigos científicos e outros. Pesquisa individual ou em grupo.
AVALIAÇÃO Somativa: A sala será dividida por continentes e cada grupo apresentará um seminário com informações sobre os deslocamentos do continente. Formativa: Prova Objetiva, Dissertativa, Seminário, Pesquisa, Trabalho em Grupo, Debate, Relatório, Autoavaliação, Observação, Portfólio, Registros Reflexivos.
VEJA TAMBÉM
- Plano de aula de Geografia (8º ano) - Migrações
- Atividades sobre migrações
- Quais são os principais tipos de migração?
- Exercícios sobre tipos de migrações
- Quais são os principais motivos da migração?
- Provas Enem
- Questões Enem
- Simulado Enem
Plano de aula de Geografia (8º ano) - Migrações
Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão avaliar os problemas enfrentados pelos imigrantes ou refugiados ao chegarem a uma nova localidade.
Os imigrantes que deixam seus países de origem não por vontade própria, mas devido a conflitos, guerras civis, perseguições religiosas, crises econômicas, políticas, sociais e ambientais, e procurar abrigo, geralmente, em países vizinhos são chamados de refugiados.
Enquanto o imigrante é aquele indivíduo que muda de país espontaneamente, geralmente, por motivações econômicas, os refugiados, segundo a ONU, vivem uma condição de vulnerabilidade e estão protegidos pelo direito internacional, pois partem de áreas de conflitos, crises ou mesmo porque sofrem perseguições religiosas. Para saber mais sobre esses conceitos, acesse a publicação “Refugiados” e “Migrantes”: perguntas frequentes, da ONU, disponível em https://www.acnur.org/portugues/2016/03/22/refugiados-e-migrantes-perguntas-frequentes/, acesso em 28 de março de 2019.
Atividades sobre migrações
Exemplo de Atividade 1
Os alunos devem produzir um mapa mental com os conceitos trabalhados em aula, como tipos de migração, rotas migratórias dos povos antigos, crise de refugiados, etc.
Exemplo de Atividade 2
O professor deve escolher conteúdos e conceitos trabalhados em aula e pedir que os alunos se reúnam em grupo para apresentar o que foi estudado em aula.
É uma atividade que visa trabalhar o lado tecnológico (através de apresentação de slides, vídeos, imagens) ou artístico (confecção de cartazes), além da oratória.
Quais são os principais tipos de migração?
As migrações podem ser categorizadas em diferentes tipos de acordo com critérios diversos, como a área de partida e de chegada, as distâncias percorridas, o tempo decorrido e até mesmo as motivações que estão por trás desses movimentos. Essa qualificação nos auxilia no estudo e na elaboração de análises a respeito do fenômeno. Veja na sequência quais são os principais tipos de migração.
Migração espontânea ou voluntária: acontece de acordo com a vontade do indivíduo.
Migração forçada: denomina-se migração de refúgio em alguns casos. Está atrelada a fatores externos à pessoa e ocorre contra a sua vontade. Associa-se à conjuntura política, social e econômica e também a desastres naturais e climáticos.
Migração externa ou internacional: deslocamentos entre países, chamada também de imigração.
Migração interna: aquela que acontece dentro das fronteiras de um mesmo país.
Migração inter-regional: fluxo que se dá entre diferentes regiões dentro de um mesmo país.
Migração intrarregional: ocorre entre dois lugares distintos dentro de uma mesma região.
Êxodo rural: caracteriza a ida de populações dos campos (zona rural) para as áreas urbanas.
Êxodo urbano: trata-se do processo inverso do êxodo rural, isto é, o êxodo urbano acontece quando os moradores das cidades deixam o ambiente urbano e vão para o campo.
Migração intraurbana: tipo de migração que acontece quando o indivíduo se desloca dentro dos limites de um mesmo município ou área urbana.
Migração pendular ou diária: categoria de migração mais comum e presente na nossa vida cotidiana. Ocorre quando uma pessoa se desloca de um local a outro em direção ao trabalho, à faculdade, à escola ou com qualquer outro propósito e retorna para seu lugar de origem no mesmo dia.
Transumância: tipo de migração sazonal. Trata-se do deslocamento de trabalhadores que vão atuar como mão de obra em lavouras temporárias, como a de cana-de-açúcar, ou em outras atividades sazonais, como a pesca. Ao final do período de trabalho (semanal, mensal ou anual), o indivíduo retorna para o seu local de origem.
Migração sazonal: é um tipo de migração temporária, como a transumância, mas abrange outras motivações além do trabalho, como longos períodos de seca e outras condições ligadas às estações do ano. Depois de um determinado intervalo de tempo, o migrante retorna de onde partiu.
Migração de retorno: pode ser descrita como uma segunda migração. Ocorre quando uma pessoa que havia se mudado para outra região, cidade ou país faz o processo inverso e retorna para a sua localidade de origem.
Nomadismo: realizado por pessoas que não possuem uma residência fixa e estão constantemente se deslocando de um local a outro.
Diáspora: definida como a dispersão de uma população inteira de uma área de forma forçada ou voluntária. Um exemplo é a diáspora africana, que se deu quando africanos foram retiradas à força de seus países e deslocados para outras regiões, como os subcontinentes americanos, para serem vendidos e escravizados.
Exercícios sobre tipos de migrações
Um exemplo de questão sobre migração é :
1- O movimento ou deslocamento de pessoas e populações pela superfície terrestre é a definição de:
A) migração.
B) êxodo rural.
C) imigração.
D) emigração.
E) turismo.
Resposta correta: Alternativa A
O deslocamento de pessoas pela superfície terrestre é o conceito de migração. Esse movimento pode ocorrer de várias formas, sempre envolvendo o deslocamento com interesses que são diferentes da atividade turística.
Quais são os principais motivos da migração?
As migrações ou movimentos migratórios podem acontecer por variadas razões, envolvendo desde causas naturais, como fenômenos atmosféricos (chuvas intensas, furacões), até causas sociais, como guerras, crises econômicas, entre outras.
Em geral as migrações costumam acontecer quando há algum tipo de insatisfação desencadeada na região de origem, seja ela pessoal, como o desejo de uma viagem, seja algo ocasionado por fatores externos, como a falta de oportunidades e pobreza extrema.