Processando...

Mexer ou mecher: como se escreve, regras e exemplos

Mexer ou mecher: como se escreve, regras e exemplos

Mexer ou mecher: saiba qual o certo, e quando utilizar!

Mecher” ou “mexer”? Em alguns casos, a letra X representa o mesmo som que o dígrafo CH (em casos como chalé e xadrez). Assim, muita gente se confunde na hora de escrever palavras que tenham esse som, como é o caso do verbo “mexer”, escrito com a letra X.

O verbo “mexer” é escrito com a letra X. Não existe, na língua portuguesa, a forma “mecher”, sendo considerada um desvio linguístico. Da mesma forma, palavras derivadas do verbo “mexer” seguem sendo escritas com o X. Por exemplo: “mexido”, “remexer”, entre outros.

 

VEJA TAMBÉM

 


 

Mexer ou mecher: como se escreve

A escrita correta deste verbo é “mexer”, com o uso do X. É comum as pessoas confundirem essa palavra, pois algumas vezes, a consoante X pode assumir o valor do dígrafo CH — tanto no início quanto no fim das palavras, tal como ocorre no verbo em análise.

O correto é utilizar “mexer” (com “x”). Isso porque, segundo a norma gramatical, após o “me” inicial de uma palavra, devemos usar “x” e não “ch”. É por isso que a palavra “mexicana” também é escrita com “x”. Mas atenção! Existe uma exceção à regra, ou seja, o substantivo “mecha”

↑ voltar ao índice

Exemplo Mexer ou mecher

A grafia correta é Mexer, com X. Mecher, com CH, está incorreta e não deve ser usada. 

Como em Mexer, o X deve ser sempre empregado, ao invés do CH, após as sílabas en e me, como em: mexilhão, mexerico, mexerica, mexicano, enxada, enxurrada, enxame, enxaqueca, enxerido, enxovalho, enxugar

↑ voltar ao índice

Regras Mexer e Mecher

O verbo “mexer” tem origem na palavra em latim miscere e significa movimento, o ato de revolver o conteúdo de algo, rebolar o corpo.

Porém, ele também pode ter uma interpretação distinta, não implicando necessariamente em uma ação física, mas também referir-se a ações intelectuais como: provocar, brincar, paquerar, de causar sensações de alegria ou tristeza.

Para evitar confusão na grafia, existem algumas regras gramaticais que estabelecem em quais hipóteses devemos empregar o X ou o CH. No que diz respeito à palavra “mexer”, por exemplo, aplica-se a regra que obriga o uso do X após a sílaba inicial “me” — mexer; mexilhão; mexicano; mexeriqueira.

Além disso, o X normalmente é utilizado:

  • depois da sílaba inicial “en”: enxoval, enxuto, enxame, enxergar;
  • em palavras de origem indígena ou africana: xavante, abacaxi, orixá;
  • após os ditongos: peixes, caixa, ameixa, feixe;
  • em palavras de origem inglesa que foram aportuguesadas: xerife, xampu.

Entretanto, é importante saber que algumas palavras comportam exceções. Pela regra, determinadas palavras deveriam ser escritas com X, mas por algum motivo é utilizado o CH.

↑ voltar ao índice

Mexer Significado

O verbo “mexer” tem os seguintes significados:

• Revolver:

Inácio mexeu bem o feijão para temperá-lo.

• Mover:

Ela mexeu a cabeça enquanto sonhava.

• Rebolar:

Elisa e Armando mexeram o corpo ao som do contagiante samba.

• Agir:

Mexa-se, homem! Faça alguma coisa dessa sua vida!

• Tocar:

Se você mexer no meu diário outra vez, eu acabo com você!

• Ocupar-se de:

Nós mexíamos com turismo, mas desistimos depois de um ano.

• Provocar:

Cassandra mexia com o irmão o tempo todo.

• Abalar:

A pandemia mexeu com o mundo inteiro.

• Alterar:

Eu precisei mexer no meu trabalho umas mil vezes até ele ficar aceitável.

↑ voltar ao índice

Mexeram ou mecheram

Mexeram vem do verbo mexer. O mesmo que: balançaram, tocaram, misturaram, reviraram, apressaram, esforçaram, alteraram, modificaram, referenciaram.

Qual a diferença entre mexendo ou mechendo? A forma correta de escrita da palavra é mexendo, com x. A palavra mechendo, com ch, está errada. Segundo as regras ortográficas do português, deverá ser usada a consoante x depois da sílaba inicial me-.

↑ voltar ao índice