Lista de todas as matérias do ensino médio
Lista de todas as matérias do ensino médio
Conheça os os principais desafios do ensino médio!
De acordo com a nova proposta, como já foi citado acima, as escolas deverão seguir itinerários formativos, o que muitas pessoas conhecem como as “novas matérias do Ensino Médio”. Na verdade, eles são as áreas de conhecimento que vão agrupar o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudo que os estudantes poderão escolher.
As redes de ensino terão autonomia para definir quais os itinerários formativos serão oferecidos, levando em consideração a participação de toda a comunidade escolar.
Isto significa que as escolas poderão organizar os itinerários formativos de diversas maneiras e, também, poderão oferecer novas matérias do Ensino Médio a partir deles, de acordo com a realidade social a qual pertencem.
VEJA TAMBÉM
- Quantas são as matérias do Ensino Médio?
- Qual e a matéria mais difícil do ensino médio?
- Como será o novo ensino médio em 2023?
- Vai ter 4 ano do ensino médio?
- Quantos anos dura o novo ensino médio?
- Provas Enem
- Questões Enem
- Simulado Enem
Quantas são as matérias do Ensino Médio?
Das 15 matérias que compõem a Formação Geral Básica, seis terão um único período obrigatório em todos os três anos do Ensino Médio. A mais afetada é a Educação Física, que teve redução de cinco para um período obrigatório no novo currículo, previsto somente no primeiro ano.
Nos outros, dependerá do itinerário formativo escolhido pelo aluno. Apesar de a reforma no Ensino Médio ter sido feita com base em uma lei federal, nem todos os Estados estruturaram seus currículos de forma a haver perdas na carga horária da disciplina.
Então, a grade curricular é composta por:
Artes
Conceitos e técnicas de diversos estilos artísticos.
Biologia
Origem da Vida, Citologia, Reprodução, Embriologia, Histologia, Seres Vivos, Genética, Evolução e Ecologia.
Física
Mecânica (teorias que explicam o movimento dos corpos) e Termologia (conceitos relacionados à temperatura e calor).
Geografia
Geografia Física (clima, relevo e vegetação), e Humana englobando o Brasil e o Mundo (análise da relação entre as populações e o ambiente em que vivem).
Gramática
Ortografia, verbos e as normas da Língua Portuguesa.
História
História da humanidade, do Brasil (descoberta, Colonização, Imperialismo, República e o Brasil contemporâneo) e História Geral (da pré-história até os dias atuais).
Inglês
Gramática da Língua Inglesa.
Literatura
As origens da literatura mundial e brasileira.
Matemática
Álgebra, Geometria e Trigonometría.
Química
Química Geral, Físico-Química, Química Nuclear e Química Orgânica.
Redação
Teorias de leitura e escrita focadas na produção dos mais diversos gêneros textuais.
Sociologia
Como a humanidade se organiza em sociedade, quais são seus hábitos, costumes e como se relaciona entre si.
Filosofia
Estudar a essência da humanidade e a realidade em que vivemos, além de reflexões sobre filósofos e pensadores.
Qual e a matéria mais difícil do ensino médio?
A matemática continua sendo a maior dificuldade dos estudantes do ensino médio das redes pública e privada de ensino. É que os alunos acertarem apenas 27% das questões dessa disciplina em pesquisa que avalia a educação no país e que alimenta os dados do Censo Escolar.
Mais de três milhões de alunos foram submetidos à avaliação. O teste foi aplicado pela primeira vez no ano passado e os resultados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação.
Com relação à língua portuguesa, os alunos acertaram 57% das questões.
Como será o novo ensino médio em 2023?
Com o Novo Ensino Médio, os alunos deixam de ter carga horária total de 800 horas de aulas por ano e passam a ter mil horas de aulas por ano. Assim, ao final do Ensino Médio o aluno precisa ter, no mínimo, 3 mil horas de aulas. Desta carga horária, 1800 horas serão destinadas para as disciplinas obrigatórias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as demais horas devem ser utilizadas para os itinerários formativos.
Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio sob orientação das redes de ensino.
Vai ter 4 ano do ensino médio?
Desde o ano passado a realidade das escolas mudou de forma inesperada, tanto para estudante, quanto para professores. Por causa da pandemia, todos precisaram se adaptar aos estudos virtuais e agora, aos poucos, as aulas presenciais estão retornando.
Tendo em vista os danos causados pelas mudanças no ensino, o governo do estado confirmou a criação de um quarto ano do ensino médio a partir do ano que vem para os alunos da rede estadual. O modelo será opcional. O currículo com as disciplinas ofertadas no ano de estudos adicional ainda está sendo planejado. O objetivo é fazer com que o acréscimo traga suporte para suprir as lacunas de aprendizados deixadas em 2020 e 2021.
Quantos anos dura o novo ensino médio?
O Novo Ensino Médio entrou em vigor em 2022 e a mudança está sendo gradual, começando pelo 1º ano dessa etapa e atingindo todos os três anos até 2024.
Na prática, o modelo de aprendizado é dividido por áreas do conhecimento e permite aos estudantes optarem por uma formação técnica e profissionalizante, aumentando a carga horária obrigatória e flexibilizando o currículo para que os alunos possam escolher parte do que vão estudar.
Uma parcela da carga horária será comum a todos os estudantes, com as matérias tradicionais, e ao menos 40% serão dedicados aos Itinerários Formativos, que os alunos podem escolher de acordo com seus interesses.