Processando...

Isenção Enem 2023

Isenção Enem 2023

Entenda de vez como funciona o pedido de isenção para a prova do ENEM 2023!

 

O Enem é uma prova anual organizada pelo Ministério da Educação (MEC) e tem por objetivo avaliar a qualidade do ensino médio nas escolas de todo o Brasil. O exame é composto por 180 questões e uma redação.

Além disso, o Enem é uma oportunidade para o participante avaliar sua formação e verificar onde precisa melhorar.

Estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas ao informar que você está matriculado no último ano do ensino médio de uma escola pública, o sistema concede isenção automática. Não é possível mudar os dados de escolaridade e socioeconômicos após feito o preenchimento no período de solicitação.

Vale lembrar também que segundo as novas regras, os alunos que tiverem feito curso técnico integrado ao ensino médio poderão ter um bônus na nota.

De acordo com o secretário de educação básica Mauro Rabelo, a proposta de bonificação deverá acontecer entre os anos de 2023 e 2024.

De acordo com as novas regras, o Enem vai contar com duas etapas. A primeira etapa será direcionada às disciplinas voltadas à Base Nacional Comum Curricular- BNCC.

 

VEJA TAMBÉM

 


 

Isenção da taxa do ENEM 2023

A isenção da taxa do Enem é possibilidade do aluno realizar a prova sem ter de pagar a taxa de inscrição. Todo vestibular ou concurso realiza uma cobrança aos inscritos e com o ENEM não é diferente.

O processo de isenção do ENEM, pode ser disponibilizado para alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Ou ainda para aqueles que estudaram nas instituições privadas mas com regime de bolsa integral.

Estudantes com situações de vulnerabilidade econômica, inscritos no CADÚnico e que podem comprovar a condição de baixa renda, podem realizar a prova sem a necessidade de cobrança do valor de inscrição.

As inscrições do Enem 2023 vão ocorrer de 9 de outubro a 27 de outubro. A divulgação do resultado será na mesma data do Enem regular, em 16 de janeiro de 2024.

Os pedidos de isenção são recebidos somente antes das inscrições. Nem mesmo estudantes que estão no 3º ano do ensino médio em escolas públicas podem solicitar o benefício durante a inscrição. A isenção automática aconteceu até o Enem 2018.

↑ voltar ao índice

Quem tem direito à isenção do ENEM 2023?

Para conseguir pedir a isenção do Enem 2023 é necessário ser:

Beneficiados pela Lei Federal nº 12.799/2013: essa categoria é para estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico): os inscritos no CadÚnico são amparados pelo Decreto nº 6.135/2007, que concede isenção para participantes com renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos. É preciso ter um Número de Identificação (NIS) válido para que a consulta seja feita na Receita Federal.

Estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas: esses ganham isenção automaticamente quando fazem a inscrição no Enem

↑ voltar ao índice

Como solicitar a isenção da taxa do ENEM?

Desde 2020, todos os estudantes que forem se inscrever no Enem, SiSU, ProUni ou Fies precisam ter um cadastro no Portal do Governo Federal. O portal deve ser acessado pelo link sso.acesso.gov.br/login e o estudante deve informar CPF, nome completo, e-mail e telefone, além de cadastrar login e senha.

O estudante deve acessar a Página do Participante dentro do prazo estabelecido e seguir os seguintes passos:

1) Ao acessar a Página do Participante a robô Nanda irá te dar duas opções: Entrar com gob.br ou ISENÇÂO. A primeira opção é para quem ainda não fez o cadastro no gov.br. Se já fez, clique em ISENÇÃO.

2) Em seguida, a Nanda vai te pedir para selecionar a imagem que corresponde ao objeto mencionado e para informar CPF e data de nascimento. Depois é só clicar em INICIAR SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO.

3) Ao acessar o sistema, uma tela vai mostrar os estudantes que têm direito a isenção da taxa. Se você se encaixar em algum grupo, aceite os termos e prossiga.

4) O quarto passo da solicitação envolve a confirmação de dados pessoais, como data de nascimento e nome da mãe. Se estiver tudo certo, clique em PRÓXIMO.

5) Agora chegou a hora de informar o seu CEP e endereço. Caso não lembre seu CEP, é possível fazer uma consulta no site dos Correios.

6) A sexta etapa é a escolaridade. Aqui, o participante precisa informar se já terminou ou não o ensino médio. São quatro opções.

7) Em seguida, informe se estuda ou estudou em escola pública, ou estudou em colégio particular com ou sem bolsa ou se nunca frequentou a escola.

8) Quem marcou a opção que concluiu o ensino médio deve indicar se a conclusão foi pelo Encceja ou não.

9) Informe o tipo de ensino (redular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Encceja) e o ano de conclusão do ensino médio.

10) Esta próxima tela é para o estudante indicar se possui ou não o Número de Identificação Social (NIS). Se não souber, é possível consultar no site do CadÚnico.

11) Verifique e confirme todas as informações dadas até aqui.

12) Os estudantes que solicitam isenção precisam preencher o questionário soecioeconômico. Aqui, o participante vai informar sua renda e da família, além das características da sua residência e outros detalhes. São 25 perguntas, sendo a última sobre acesso à internet em casa.

13) Informe um e-mail e telefone celular para contato. Não é obrigatório informar telefone fixo.

14) Os participantes precisam enviar uma foto digital de frente, recente e, de preferência, de fundo branco. O edital do Enem pede para que o participante não use gorro, boné ou outros acessórios que dificulte a identificação.

15) Chegamos na última etapa! Confirme novamente todos os seus dados e, caso estejam corretos, marque a opção "Confirmo meus dados para solicitação de isenção do Enem 2022" e clique em enviar solicitação.

PRONTO! É assim que seu pedido de isenção da taxa do Enem será feito. Você precisará esperar até o dia do resultado. Se sua solicitação for negada, você poderá entrar com recursos.


↑ voltar ao índice

O que é ENEM?

O Enem avalia alunos que estão concluindo o ensino médio e cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). No entanto, a participação no Enem é aberta a qualquer pessoa. Isso vale tanto para quem ainda está nos anos iniciais do ensino médio como para quem já fez faculdade e até pós-graduação.

Para os organizadores, uma das principais características do Enem é ser uma prova democrática. Um exemplo disso é a forma como são tratados os estudantes que precisam de atendimento especial para participar. Pessoas com deficiência auditiva, por exemplo, têm direito a um intérprete de Língua Brasileira de Sinais para poderem fazer a prova.

Alunos que estão internados em hospitais, idosos, mães que estejam amamentando, pessoas com dificuldade de locomoção, deficiência visual, autismo, etc. também contam com apoio extra para fazer o Exame com tranquilidade. Basta informar as condições especiais na hora da inscrição.

↑ voltar ao índice

Inscrição ENEM

É importante entender que as inscrições ENEM 2023 estarão disponíveis por tempo limitado, por isso você deve se atentar ao prazo da mesma.

Milhares de candidatos se inscreveram no exame, então a página poderá ficar mais lenta. A nossa dica para você é realizar a sua inscrição o quanto antes, assim, poderá evitar o congestionamento da página de inscrição.

Veja como se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio.

  • Acesse o portal Gov.br, clique aqui;
  • Como solicitado na página, informe o número do seu CPF e verifique antes de prosseguir para a próxima etapa;
  • Agora, clique em Continuar;
  • Preencha todos os campos do ato de inscrição e finalize.

Dica: Antes de prosseguir em cada etapa do formulário de inscrição, você deve analisar os dados para ter certeza de que eles estão corretos. No caso do dado está incorreto, atualize o mesmo imediatamente.

↑ voltar ao índice

 

FONTES: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Portal MEC.