Enem 2024 Prova Discursiva
Enem 2024 Prova Discursiva
Novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado em 2024!
A prova no Enem conta com questões de múltipla escolha e uma redação. Com as mudanças, além das antigas questões, haverá perguntas dissertativas e de respostas abertas. Um dos focos será a escolha pessoal do candidato em sua área de preferência, que foi denominada de “projeto de vida”, onde permeia as competências e habilidades apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
No 1º dia de prova, haverá apenas questões de Língua Portuguesa, Matemática e Redação, conjunto chamado de “Formação Geral Básica”, ou seja, conhecimentos gerais e questões interdisciplinares. Para o segundo dia de prova, o estudante deverá escolher entre quatro blocos de questões organizadas por áreas de conhecimento, conforme o curso superior que preferir.
- Bloco 1 - Linguagens e Ciências Humanas
- Bloco 2 - Matemática e Ciências da Natureza
- Bloco 3 - Matemática e Ciências Humanas
- Bloco 4 - Ciências da Natureza e Ciências Humanas
Outra mudança é referente às provas de língua estrangeira que irão “sair” do grupo de Linguagens e serão aplicadas nas áreas interdisciplinares, como inglês ou espanhol em uma questão de geografia, por exemplo.
A proposta do CNE é que a partir de 2024 a prova do Enem seja composta por questões discursivas e questões de múltipla escolha. Além disso, a prova seria dividida em duas etapas, sendo uma de formação geral e outra relacionada à área de conhecimento escolhida pelo estudante durante o ensino médio, os chamados itinerário formativos.
VEJA TAMBÉM
- Novo Enem terá questões discursivas?
- Como vai ser a prova do Enem em 2024?
- Quando o Enem terá questões discursivas?
- Quando o Enem começa a ser discursivo?
- Quando será o Enem 2024?
- Provas Enem
- Questões Enem
- Simulado Enem
Novo Enem terá questões discursivas?
Além da alteração da divisão dos conteúdos, outra novidade para 2024 é que a prova, hoje formada só por perguntas de múltipla escolha, passará a ter também questões discursivas. Ou seja, os participantes terão de resolver problemas matemáticos ou escrever respostas por extenso.
O exame seguirá sendo aplicado em dois dias, como ocorre atualmente. O primeiro terá questões obrigatórias a todos os candidatos, que deverão demonstrar conhecimento em Matemática, Língua Portuguesa e Redação.
Já no segundo dia o candidato poderá escolher a prova direcionada a um de quatro blocos. São eles: Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Como vai ser a prova do Enem em 2024?
Em março deste ano, o Ministério da Educação (MEC) divulgou as principais mudanças que deverão ocorrer no Enem a partir de 2024. O exame passará a ter uma primeira prova voltada para conhecimentos previstos na BNCC e redação e uma segunda, voltada para a formação específica que os estudantes receberão no ensino médio.
As alterações estão previstas em parecer do CNE e foram discutidas também com vários atores, como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que reúne os secretários estaduais de Educação, responsáveis pelas escolas públicas onde está matriculada a maior parte dos estudantes do ensino médio.
Quando o Enem terá questões discursivas?
Além da alteração da divisão dos conteúdos, outra novidade para 2024 é que a prova, hoje formada só por perguntas de múltipla escolha, passará a ter também questões discursivas.
O Enem precisou ser alterado para que as provas sejam adaptadas ao Novo Ensino Médio. Esse modelo de ensino inédito, que começou a ser obrigatório em 2022 para o 1º ano do Ensino Médio, possibilitará que os estudantes se aprofundem em áreas de conhecimento de maior interesse.
O Novo Ensino Médio tem como objetivo que os alunos organizem seu caminho de vida profissional ainda nessa etapa. Para ingressar na fase seguinte, que corresponde ao ensino superior, os jovens terão que passar pelo Novo Enem, que também contemplará os objetivos propostos na reforma do ensino médio.
Quando o Enem começa a ser discursivo?
A partir de 2024, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá mudanças.
Como o novo ensino médio prevê itinerários formativos para o estudante se aprofundar nos conteúdos em que deseja, no Enem o vestibulando poderá escolher entre quatro opções de blocos curriculares, de acordo com o curso superior que aspira.
O exame seguirá sendo aplicado em dois dias, como ocorre atualmente.
Quando será o Enem 2024?
O cronograma do Enem 2024 ainda não foi divulgado oficialmente, normalmente ele é publicado junto com o Edital do Exame Nacional do Ensino Médio. No entanto podemos lhe mostrar o cronograma de 2024 conforme os anos anteriores. Veja bem abaixo:
- Março de 2024 – Lançamento do edital do Enem 2024, com qualquer mudança de regras e com todo o cronograma;
- Abril de 2024 – Solicitação de isenção de taxa (não pagar para realizar o Enem) e a justificativa quanto alguma falta da edição anterior;
- Maio de 2024 – Resultados das solicitações de isenção de taxa, inscrições no site oficial e solicitação para atendimento por nome social;
- Outubro de 2024 – Divulgação dos locais de prova (será preciso consultar o site com o seu login para descobrir);
- Novembro de 2024 – Realização do Exame Nacional do Ensino Médio, nos locais previamente estabelecidos e publicação do gabarito oficial;
- Janeiro de 2025 – Divulgação dos resultados individuais;
- Março de 2025 – Divulgação dos resultados dos treineiros e do espelho da redação que você realizar.