IME vestibular
IME vestibular
Vestibular IME: Como é a Prova, quem pode fazer?
O IME é responsável pela formação de engenheiros militares. A escolha pela modalidade da Engenharia só é feita após o fim do chamado ciclo básico, no qual todos estudam conteúdos gerais. Após este período, o estudante poderá optar por: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.
O IME divide suas vagas em duas categorias: Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (CFG/Ativa), para quem deseja continuar na carreira militar; e o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva do Quadro de Engenheiros Militares (CFG/Reserva), para os que pretendem apenas cursar a graduação.
Veja um pouco mais sobre IME Vestibular:
- Quando é a prova do IME?
- Como é a prova do IME?
- Como se inscrever no IME?
- Quem pode fazer o IME?
Quando é a prova do IME?
O IME costuma divulgar o resultado preliminar do Exame de Intelectual na segunda semana de dezembro, enquanto a primeira chamada é realizada antes do Natal.
Os aprovados participam da Inspeção de Saúde em janeiro e os considerados aptos fazem o Exame de Aptidão Física da segunda quinzena de janeiro até o mês de fevereiro.
Como é a prova do IME?
O Vestibular do IME se divide em Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF).
O Exame Intelectual é composto pelas provas do Vestibular, etapa que avalia os conhecimentos dos candidatos e seleciona os concorrentes com a melhor pontuação, dentro do número de vagas disponíveis.
A Inspeção de Saúde e o Exame de Aptidão Física são etapas posteriores ao resultado do Vestibular, em que só participam os candidatos aprovados no Exame Intelectual. Caso sejam considerados aptos, podem realizar a matrícula no prazo estipulado pelo IME.
Exame Intelectual (EI)
O Exame Intelectual é realizado em duas etapas, em outubro. A primeira fase ocorre em um dia, já a segunda é aplicada em quatro dias seguidos.
Provas da 1ª fase do EI
15 questões objetivas de Matemática
15 questões objetivas de Física
10 questões objetivas de Química
Provas da 2ª fase do EI
1º dia: Prova objetiva de Matemática, de Física e de Química
2º dia: Prova discursiva de Física
3º dia: Prova discursiva de Química
4º dia: Provas objetivas e discursivas de Português (incluindo redação) e Inglês
Como se inscrever no IME?
O prazo para inscrições no concurso IME começa no dia 2 de julho e termina em 18 de agosto pelo site da instituição. A taxa é no valor de R$ 100, porém há possibilidade de pedido de isenção entre 2 e 13 de julho, desde que os candidatos atendam aos seguintes critérios:
Doadores de medula óssea em instituições reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
Candidatos do CACFG/Ativa inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou membros de família de baixa renda; ou
Dependentes de ex-combatente falecido ou incapacitado em ação ou em consequência de participação na Força Expedicionária Brasileira (FEB) ou em operações de guerra da Marinha Mercante.
Quem pode fazer o IME?
Como regra geral, pode ser MEI quem possui um pequeno negócio com faturamento anual máximo de R$ 81.000,00. O titular não pode ter participação em outra empresa como sócio ou titular. Outro ponto é que você pode ter somente um empregado com salário limitado ao mínimo vigente ou o piso da categoria.
Contudo, mesmo se enquadrando na regra geral, não é qualquer profissional autônomo que pode ser MEI, existe uma lista taxativa das atividades permitidas.
Os candidatos que sonham com uma vaga no IME precisarão se enquadrar nos seguintes casos para que a inscrição seja confirmada:
-Ser brasileiro nato;
-Ter concluído o ensino médio ou estar terminando o terceiro ano até 31 de dezembro de 2018;
-Ter o mínimo de 16 anos e o máximo de 22 (para a formação da Ativa) ou 21 (para a Reserva).
Bons Estudos,
ConcursosAZ | Aprovando de A a Z