Funções oxigenadas
Funções oxigenadas
Funções oxigenadas são os grupos formados a partir da mistura dos átomos carbono, com o oxigênio. As funções oxigenadas tem uma série de produtos, por causa da facilidade do carbono formar cadeias e do oxigênio obter características organogênicas.
São caracterizadas pela ocorrência de grupamentos hidroxila, carbonila ou carboxila. A presença do átomo de oxigênio aumenta o caráter polar dos compostos, tornando-os mais hidrofílicos, isto é, aumentando sua afinidade pela água.
As funções oxigenadas são: álcool, cetona, aldeído, ácido carboxílico, éster e éter, são aquelas que possuem um átomo de oxigênio unido a um átomo de carbono da cadeia carbônica.
VEJA TAMBÉM
- Quais são as funções oxigenadas?
- Funções oxigenadas exercícios
- Funções oxigenadas exemplos
- Funções oxigenadas cetona
- Funções oxigenadas nomenclatura
- Novos Simulados Enem
- Novas Questões Enem
- Provas Anteriores Enem
Quais são as funções oxigenadas?
Funções oxigenadas são os grupos formados a partir da mistura dos átomos carbono, com o oxigênio. As funções oxigenadas tem uma série de produtos, por causa da facilidade do carbono formar cadeias e do oxigênio obter características organogênicas. As funções oxigenadas são:
Alcoóis: Possuem uma hidroxila (−OH) ligada a um carbono saturado;
Fenóis: Possuem uma hidroxila (−OH) ligada a um carbono pertencente a um anel benzênico;
Aldeídos: Possuem o grupo carbonila (C ? O) ligado a um hidrogênio;
Cetonas: Possuem o grupo carbonila (C ? O) entre dois carbonos;
Ácidos carboxílicos: Possuem o grupo carbonila (C ? O) ligado a uma hidroxila;
Ésteres: São formados pela troca de um hidrogênio da carboxila dos ácidos carboxílicos por algum grupo alquila ou arila;
Éteres: Possuem o oxigênio entre dois carbonos.
Funções oxigenadas exercícios
(Mackenzie-SP) I- Sobre o etanol, cuja fórmula estrutural é H3C ─ CH2 ─ OH, identifique a alternativa incorreta:
a) apresenta cadeia carbônica saturada.
b) é uma base inorgânica.
c) é solúvel em água.
d) é um monoálcool.
e) apresenta cadeia carbônica homogênea.
Alternativa incorreta: b) é uma base inorgânica.
II- O nome correto do composto abaixo, de acordo com a IUPAC, é:
a) 3-fenil-5-isopropil-6-metil-octanal
b) 3-fenil-5-sec-butil-6-metil-heptanal
c) 3-fenil-5-isopropil-6-metil-octanol
d) 2-fenil-4-isopropil-5-metil-octanal
e) 4-isopropil-2-fenil-5-metil-heptanal
Alternativa correta: a) 3-fenil-5-isopropil-6-metil-octanal.
Funções oxigenadas exemplos
Depois do carbono e do hidrogênio, o oxigênio é o elemento químico mais encontrado nas substâncias orgânicas, daí a enorme diversidade de compostos oxigenados. As funções oxigenadas são: álcool, cetona, aldeído, ácido carboxílico, éster, éter.
Álcoois: São compostos orgânicos que contêm uma ou mais hidroxilas .(−OH) ligadas diretamente a átomos de carbono saturados
Fenóis: São compostos orgânicos com uma ou mais hidroxilas (-OH) ligadas diretamente ao anel aromático.
Exemplos de Fenóis: o-Cresol; Catecol; Resorcinol; e Hidroquinona.
Aldeídos: São compostos orgânicos que possuem o grupo funcional aldoxila, metanoíla ou formila (- CHO-) ligado à cadeia carbônica.
Exemplos de Aldeídos: Metanal; Etanal; 2-propenal:
Cetonas: Possuem o grupo carbonila (C=O) entre dois carbonos. Exemplos de Cetonas: Ciclobutanona; Ciclohexanona; e, Ciclopentanona.
Ácidos carboxílicos: Possuem o grupo carboxila (-COOH) (carbonila+hidroxila) ligado à cadeia carbônica.
Exemplos de Ácidos Carboxílicos: Ácido Metanoico; Ácido Etanoico; e Ácido Propanoico:
Ésteres: Ésteres orgânicos são compostos formados pela troca do hidrogênio presente na carboxila dos ácidos carboxílicos por um grupo alquila (R) ou arila (Ar). Seus nomes são semelhantes aos dos sais.
Exemplos de Ésteres: Etanoato de vinila; Etanoato de Etila; Benzoato de Etila:
Éteres: são compostos orgânicos em que o oxigênio está diretamente ligado a duas cadeias carbônicas (ou seja, a dois grupos alquila ou arila, R-O-R). Exemplo de éteres:
Funções oxigenadas cetona
Cetona é todo composto orgânico que possui o grupo carbonila (C = O) em um carbono secundário da cadeia, ou seja, esse grupo sempre vem entre dois carbonos, São também usadas como solventes de tintas, vernizes, esmaltes, na preparação de sedas e na preparação de medicamentos. A cetona de maior importância comercial é a propanona, mais conhecida como acetona.
O
||
C — C — C
Grupo funcional das cetonas
Funções oxigenadas nomenclatura
Álcoois
Os álcoois apresentam uma ou mais hidroxilas (–OH) ligadas a carbonos saturados, ou seja, que realizam apenas ligações simples. Por isso, a fórmula geral de um álcool é R–OH. A Nomenclatura dos álcoois obedece a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada, em português): Etanol, CH3CH2OH
Ésteres
Os ésteres são compostos derivados dos ácidos carboxílicos. Isso porque a única diferença entre eles é que os ésteres têm um radical carbônico (R—COO—R'), enquanto os ácidos carboxílicos têm hidrogênio (R—COOH). Nomenclatura: Butanoato de etila
Aldeídos
Os principais são metanal (formaldeído), etanal (acetaldeído), propanal (propionaldeído), butanal (butiraldeído), pentanal (valeraldeído), fenil-metanal (benzaldeído) e vanilina.
De acordo com a IUPAC, -al é o seu sufixo utilizado para nomear os compostos. Esse sufixo indica a função orgânica dos aldeídos. Nomenclatura: etanal, CH3CHO
Cetonas
As cetonas são compostas por carbono numa ligação dupla com oxigênio, a carbonila (C=O), a qual é encontrada no meio da molécula entre dois carbonos. Nomenclatura: propanona, CH3(CO)CH3
Fenóis
Na Nomenclatura dos fenóis, a função orgânica deve ter o menor valor de posicionamento, então a hidroxila sempre está no carbono 1. A partir dele, fazemos a contagem e a numeração dos radicais deve ser a menor número possível. Nome oficial do composto acima é 2-metil-1-hidroxibenzeno.
Éteres
Na nomenclatura dos compostos, o prefixo indica o número de carbonos. No entanto, no lado do oxigênio que tem menos carbonos utilizamos o sufixo -oxi, enquanto, o lado do oxigênio que tem mais carbono o sufixo é -ano.
Nomenclatura: metóxietano
Ácidos Carboxílicos
Os ácidos carboxílicos são ácidos fracos que apresnetam o grupo funcional carboxila (COOH). Os ácidos carboxílicos podem ser alifáticos, quando sua cadeia é aberta, ou aromáticos, quando há um anel aromático.
Nomenclatura: ácido propanoico