Frequência e período: veja como calcular e o que é
Frequência e período: veja como calcular e o que é!
Entenda um pouco mais sobre Frequência e período!
O que é frequência e período? Trata-se de grandezas que se relacionam com a rotação de objetos em movimento curvilíneo ou com a geração de ondas de qualquer tipo.
"Frequência e período são grandezas físicas escalares que se relacionam com a rotação de objetos que executam movimento circular e com a produção de ondas. As duas grandezas relacionam-se matematicamente, de modo que uma é o inverso da outra."
Denomina-se a frequência f como o número de vezes que um evento ocorre a cada unidade de tempo. Se n é este número de repetições:
*reto f igual a numerador reto n sobre denominador incremento reto t fim da fração
Um exemplo de frequência é o número de voltas completas que a Terra gira em torno de seu eixo em uma semana. Se a unidade de tempo é uma semana e a volta completa é um dia, a frequência será:
*reto f igual a 7 sobre semana
Ou seja, sete voltas em uma semana.
No Sistema Internacional de Unidades (SI), considera-se o número de repetições por segundo, sendo a unidade padrão o Hertz (Hz).
1 Hz = 1 ciclo por segundo
Período (T)
O período T é o intervalo de tempo necessário para que um fenômeno complete um ciclo. Como exemplo, temos o período de 365,25 dias para que a Terra complete uma volta ao redor do Sol.
No Sistema Internacional de Unidades (SI), o período é medido em segundos.
VEJA TAMBÉM
- O que é frequência é período?
- frequência e período exercícios
- Período é frequência fórmula
- Como calcular o período de uma onda
- Período e frequência
- Novos Simulados Diversas
- Novas Questões Diversas
- Provas Anteriores Diversas
O que é frequência é período?
Frequência e período são dois conceitos interligados da Física. Ambos tratam de fenômenos que se repetem com regularidade. Enquanto o período é o tempo para que uma repetição ocorra, a frequência é o número de vezes que um fenômeno ocorre a cada unidade de tempo.
Definimos a frequência como sendo o inverso do período, ou seja, no Sistema Internacional de Unidades (SI), a frequência nada mais é do que o número de voltas dadas a cada segundo. Por exemplo, se um disco efetua 10 voltas por segundo, dizemos que cada volta é 1/10 de segundo.
frequência e período exercícios
Nesse exercício é abordado o período e a frequência de corpos que executam movimento circular uniforme.
1-O tacômetro é o equipamento que mede o giro do motor de um carro e mostra, em tempo real para o motorista, o número de giros por minuto. Determine a frequência em hertz e o período em segundos para o motor de um carro cujo tacômetro indica 3000 rpm.
a) 50 Hz e 2 x 10 – 2 s
b) 80 Hz e 1,5 x 10 – 2 s
c) 45 Hz e 2,5 x 10 – 2 s
d) 55 Hz e 2,5 x 10 – 2 s
e) 60 Hz e 2 x 10 – 2 s
Resposta correta: A
Para transformar uma frequência dada em rpm para hertz, basta dividir o valor por 60, já que 1 minuto possui 60 s. Portanto, a frequência indicada pelo tacômetro será:
f = 3000 rpm ÷ 60 = 50 Hz
Sabendo que o período é o inverso da frequência, temos:
T = 1 = 0,02 = 2 x 10 – 2
50
Período é frequência fórmula
O período é representado por T. A frequência (f) desse movimento está relacionada diretamente ao número de voltas por unidade de tempo. Assim, temos:
f = N
∆t
Onde N é o número de voltas efetuadas no intervalo de tempo Δt. Observe que a frequência coincidirá com a velocidade angular (ω) quando a unidade de ângulo for revolução.
A frequência pode ser dada em revoluções por hora (rph), revoluções por minuto (rpm), revoluções por segundo (rps), etc. No Sistema Internacional, a unidade de frequência é o hertz (Hz), que é igual a 1 revolução por segundo:
1 Hz = 1 hertz = 1 rps = 1 revolução por segundo
Se na equação acima fizermos N = 1, o intervalo de tempo Δt deverá ser igual a um período (T):
f = 1
T
A unidade de ângulo é adimensional, dessa forma, na unidade de frequência podemos omitir a palavra revolução.
Como calcular o período de uma onda
Ondas periódicas são uma sucessão de ondas iguais, ou seja, pulsos que se repetem em um intervalo de tempo constante, um período.
O período é medido no intervalo de um comprimento de onda. Sua unidade de medida no S.I. é o segundo (s). Velocidade de propagação (v): muda dependendo do meio onde a onda está, e é dada pela equação fundamental da ondulatória: V = λ/T = λ.
Sendo assim calcule o inverso da frequência para obter o período da onda. Por exemplo, um dividido por 7 Hertz é igual a um período de aproximadamente 0,14 segundos.
Período e frequência
Frequência e período são dois conceitos interligados da Física. Ambos tratam de fenômenos que se repetem com regularidade.
Enquanto o período é o tempo para que uma repetição ocorra, a frequência é o número de vezes que um fenômeno ocorre a cada unidade de tempo.
Período
O primeiro conceito que vamos explorar é o período. No movimento circular uniforme, o período deve ser entendido como o tempo necessário para que um objeto complete uma volta. Dessa maneira, o período em uma trajetória circular é o tempo que um corpo leva para sair de um ponto e se deslocar até este mesmo ponto.
Frequência
Já a frequência deve ser entendida como a quantidade de voltas que um corpo consegue realizar em um determinado intervalo de tempo. Para entender este conceito de uma forma mais simples, a melhor alternativa é compreender as principais unidades utilizadas para frequência.