Enem 2016
Enem 2016
Entenda como funciona o Enem: e saiba como ver sua nota de provas anteriores!
Se você não sabe como funciona o Enem, é muito simples de entender. Trata-se de uma avaliação anual baseada no conteúdo aplicado no ensino médio, dividindo-se as disciplinas em um caderno de provas com 180 questões objetivas, mais a redação.
O Exame Nacional do Ensino Médio, foi criado em 1998 durante a gestão do ministro da Educação Paulo Renato Souza e do então presidente Fernando Henrique Cardoso.
O objetivo do exame é avaliar a qualidade, o aprendizado e a relevância do conteúdo ministrado em sala de aula, no ensino médio.
As provas são aplicadas geralmente entre os meses de outubro ou novembro. As notas do exame podem ser utilizadas no ingresso em faculdades e universidades do país.
Veja um pouco mais sobre Enem 2016:
- Como consultar Enem 2016?
- Como acessar Enem anteriores?
- Como recuperar a senha da inscrição do Enem 2016?
- Quando abre as inscrições do Enem 2020?
Como consultar Enem 2016?
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 já podem consultar seus resultados individuais na Página do Participante do Enem ou no aplicativo Enem 2016. Para acessar as notas é preciso informar o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição. Também está aberta a Consulta Pública que dará aos cidadãos brasileiros a oportunidade de opinar sobre o exame.
Como acessar Enem anteriores?
O primeiro passo é acessar o sistema online do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Se você deseja consultar o resultado de uma edição do novo Enem, de 2009 em diante, entre nesta página. Se a edição é anterior a 2009, então acesse este link.
Para logar o sistema do novo Enem, preencha os campos com seu CPF e senha cadastrada. Caso tenha esquecido a senha, pode recuperá-la seguindo estes procedimentos. No sistema do antigo Enem (até 2008), há duas formas de logar no sistema. Recomendamos que escolha a segunda (nome, data de nascimento e estado), pois através dela não será necessário recuperar o número de inscrição.
Pronto! Você já está na página de consulta de seus resultados. Vale ressaltar que o candidato possui 5 notas no Enem. Uma para cada uma das quatro provas objetivas (Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) mais a Redação. Você também visualizará seu CPF, nome completo e número de inscrição.
Como recuperar a senha da inscrição do Enem 2016?
Acesse o site do Inep http://enem.inep.gov.br/partic... e clique em “Página do Participante”;
Ao visualizar o quadro da imagem abaixo, clique no link “Esqueci minha senha”, no canto inferior direito.
Preencha corretamente todos os campos obrigatórios. Atente para a parte que pede o nome da mãe, caso não tenha preenchido esse dado na inscrição do Enem, será necessário selecionar a opção “não”. Escolha uma nova senha, que tenha no mínimo 6 e no máximo 10 dígitos, podendo conter apenas números e letras, com distinção de maiúsculas e minúsculas, e confirme.
Ao concluir a recuperação, um pop-up deverá abrir em sua tela com os dizeres “Senha alterada com sucesso. Utilize sua nova senha para acessar o portal do participante”. Clique em “ok” e realize imediatamente um novo teste para confirmar que a alteração foi bem sucedida.
O sistema de recuperação de senha implantado pelo Inep funciona perfeitamente, embora o site do Inep, em alguns momentos, apresente instabilidades, certamente em decorrência do grande número de acesso. Caso precise de uma nova senha em outra oportunidade, basta repetir o processo.
Quando abre as inscrições do Enem 2020?
Todas as informações do Enem como, data, período de inscrições, taxa de pagamento e etc são divulgados em um documento chamado Edital do Enem 2020.
Geralmente, as inscrições do Enem são abertas no mês de maio de cada ano. O cronograma do exame em 2020 segue para esta mesma linha.
A prova possui uma taxa de inscrição, mas aqueles que não possuem condições financeiras para arcar com esse valor, podem pedir a isenção da taxa por meio da apresentação de documentos que comprovem a baixa renda.
Obter as notas máximas nas provas do Enem, não é uma tarefa simples. É preciso muita dedicação, empenho e horas de estudo. Como organizar essa rotina?
– Estabeleça uma rotina de estudos consistente, separando algumas horas todos os dias;
– Comece pelas matérias mais difíceis, depois as mais fáceis;
– Anote todas as suas dúvidas que surgirem durante os estudos, e tire-as com um professor, em fóruns online ou com amigos.
– Treine a escrita na redação, faça simulados online do Enem;
– Leia bastante sobre todos os assuntos, principalmente os atuais;
– Separe um tempo de descanso e lazer;
– Durma bem, alimente-se e hidrate-se corretamente;
– Conheça o trajeto de sua casa até o local da prova, para não se atrasar no grande dia
– Trace metas e objetivos de vida acadêmica, como por exemplo saiba onde utilizar as notas obtidas no Enem para ingressar em uma boa universidade.
Bons Estudos,
ConcursosAZ | Aprovando de A a Z