Concurso TRE
Concurso TRE
Saiba mais sobre o Concurso TER: E saiba o que cai na prova Concurso TRE.
O Tribunal Regional Eleitoral fica situado em todas as capitais do país, incluindo o Distrito Federal. Como dito na introdução, o TRE responde ao Tribunal Superior Eleitoral, que deve, basicamente, tomar toda e qualquer ação que tenha vínculo com a legislação eleitoral – cassação de registros, divisão de zonas eleitorais e afins.
O TRE faz parte da Justiça Eleitoral e é encarregado das eleições, só que na esfera estadual. O TRE de São Paulo, por exemplo, fez um mutirão para o cadastramento biométrico no ano de 2017.
o TRE é responsável, a nível estadual, pelo cadastro dos eleitores, pela apuração dos resultados e pela distribuição de urnas e mesários. Além disso, é ele encarregado do registro e cancelamento de diretórios regionais de partidos eleitorais, órgãos que cuidam da administração de cada partido e são compostos por pessoas filiadas a eles.
Os TREs, juntamente com o TSE, fora do período de eleições, devem organizar o calendário eleitoral e toda a análise de candidaturas, processos que não devem ser lá muito rápidos. Isto é, determinam a data em que os partidos devem ser registrados, em que os candidatos devem ser diplomados, quando começam e terminam as propagandas eleitorais gratuitas e quando o eleitor pode transferir seu título, por exemplo.
Veja um pouco mais sobre Concurso TRE :
- O que devo estudar para a prova do TRE?
- Qual o salário de um analista judiciário do TRE?
- O que faz uma pessoa que trabalha no TRE?
- Quando foi o último concurso do TRE SP?
O que devo estudar para a prova do TRE?
A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, está prevista para ser realizada no dia 16 de fevereiro de 2020, nas cidades de Belém, Marabá e Santarém. Tendo a duração de 4 horas para Analista (prova no período matutino) e de 3 horas para Técnico (prova no período vespertino), e contará com 80 questões de múltipla escolha, sendo 40 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos. As disciplinas que versarão as provas serão: Língua Portuguesa; Noções de Informática; Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais; Regime Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Pará; Direito das Pessoas com Deficiência; Conhecimentos Específicos.
Qual o salário de um analista judiciário do TRE?
As funções desempenhadas dependem da natureza do cargo, ou seja, em que atividade do Tribunal irá atuar. Pode ser assessoria administrativa (recursos humanos, atendimento ao público, arquivos e afins), jurídica (trabalho direto com o juiz) ou especializadas, que dependem de registro em seu conselho de classe (seja ele em Medicina, Psicologia, Comunicação, Contabilidade, etc). Dessa forma, segue abaixo uma listagem com as principais atividades do cargo, conforme a área definida:
Analista Judiciário — Área Jurídica: Planeja, coordena pesquisa, elabora certidões e pareceres, executa, faz a conferência e redação de documentos, dentre outras atividades de supervisão técnica. Além disso, faz laudos e tarefas de natureza e grau de complexidade correlatos.
Analista Judiciário — Área Administrativa: As atividades ligadas às áreas de contabilidade e finanças, bem como auditoria pública. É o profissional que faz a contagem antes da sentença ou do despacho definitivo, por meio da ordem do Juiz.
Também conta os juros nas ações de dívidas e calcula o pagamento de impostos, bem como elabora laudos de avaliação e expede certidões de atos e documentações de sua exclusiva competência.
Analista Judiciário - Apoio Especializado: Ele exerce sua profissão em benefício da sua instituição de trabalho, inclusive faz a ponte com o conselho de classe ou demais instituições envolvidas.
O que faz uma pessoa que trabalha no TRE?
O Técnico do TRE atua em atividades de nível intermediário de complexidade, referentes a execução de tarefas na sua área de apoio como: execução de tarefas judiciárias, tramitação dos feitos, realização de abertura e encerramento de audiências, comunicação com as partes - dos advogados e das testemunhas - e à guarda e conservação de bens e processos e outras atividades judiciárias correlatas.
O que faz um Técnico do TER: Ele também deve participar de reuniões e comissões quando lhe for solicitado por um superior, bem como executar serviços de expediente, atender ao público e servir em audiências, quando solicitado.
Quando foi o último concurso do TRE SP?
O Tribunal Regional Eleitoral do estado de São Paulo (Concurso TRE SP) publicou o seu último edital no ano de 2016 , quando ofertou vagas para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário.
O edital de convocação para inspeção de saúde do edital de 2016 foi publicado. Veja aqui o documento. O prazo de validade do certame foi prorrogado em junho de 2019, o edital ficará válido até junho de 2021.
No último dia 21 de janeiro de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE autorizou o provimento de 61 cargos efetivos.
Apesar de terem autonomia para criar regimentos internos diferentes em cada estado, existem algumas regras que valem para todos os TREs. Uma delas é sobre a origem dos juízes que trabalharão no tribunal. Cada tribunal deve ter ao todo sete juízes, sendo:
-Dois juízes escolhidos dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ) de sua unidade federativa;
-Dois juízes de direito, escolhidos pelo TJ;
-Dois juízes nomeados pelo presidente da República. Sendo estes advogados com notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados, também, pelo TJ.
-E, por fim, um juiz do Tribunal Regional Federal (TRF) com sede na capital. Caso não haja, o cargo.
Bons Estudos,
ConcursosAZ | Aprovando de A a Z