Processando...

Concurso TJ SP 2023

Concurso TJ SP 2023

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ - SP), divulgou documento de retificação de Concurso Público destinado ao preenchimento de 400 vagas para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário, vinculadas à Comarca da Capital.

Segundo o documento (retificação I) foram incluídos e alterados alguns subitens do certame, relacionados as inscrições, prova, condições especiais e disposições finais.

Algumas das oportunidades são destinadas aos candidatos que se enquadram nos critérios especificados no edital.

Este Concurso Público terá validade de um ano, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a critério do Tribunal de Justiça, podendo ou não abranger os cargos vagos e os que vierem a ser criados no decorrer do prazo de validade do concurso, dependendo do interesse do serviço e da disponibilidade orçamentária.

 

VEJA TAMBÉM

 


 

Situação atual

Histórico do concurso:

  • Edital publicado: 22/03/2023

↑ voltar ao índice

Remuneração e benefícios

Nível médio

CARGOSSALÁRIO
Escrevente Técnico JudiciárioR$ 5.480,54*

↑ voltar ao índice

Inscrições e Etapas da prova

Para inscrever-se via internet, o(a) candidato(a) deverá acessar o site www.vunesp.com.br na “área do candidato” durante o período de 27/03/2023 a 05/05/2023, localizar os “links” correlatos ao concurso até às 23h59 do dia 05/05/2023.

A taxa de inscrição foi fixada em R$ 81,00 e deve ser paga até o dia até o dia 08/05/2023.

Redução da taxa de inscrição

Haverá redução da taxa de inscrição para os candidatos amparados por lei, que deverão solicitar a redução a partir das 10h do dia 27/03/2023 às 23h59min do dia 29/03/2023, acessar o “link” próprio da página do concurso – site www.vunesp.com.br.

A seleção do edital TJ SP, ao cargo de Escrevente, se dará mediante aplicação de duas etapas, sendo:

  • Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e
  • Prova Prática, de caráter eliminatório.

↑ voltar ao índice

Cargos e vagas

Nível médio

CARGOSVAGAS
Escrevente Técnico Judiciário60


↑ voltar ao índice

Último concurso

A última seleção para o Tribunal ocorreu em 2021 e também contou com organização da Fundação Vunesp. À época, foram ofertadas 845 vagas para Escrevente e também houve reserva de vagas para PcDs e candidatos negros.

Ademais, os candidatos foram avaliados por meio das mesmas etapas cobradas no certame atual.

O concurso de 2021, que foi prorrogado até 29 de junho de 2024, registrou 224.814 inscritos. A Região de atuação com maior número de candidaturas foi a de São Paulo (Capital), a mesma contemplada na seleção atual, que contou com 90.758 inscrições.

A Região que registrou o menor número de interessados foi a de Batatais, com 778 inscritos.

Em janeiro de 2023, o TJSP informou que 1.319 aprovados foram nomeados e que mais 2.350 nomeações poderiam ocorrer ainda no mesmo ano.

↑ voltar ao índice



Pesquisas relacionadas

Chance de trabalhar de forma remota

Adotado de maneira emergencial a partir de fevereiro de 2020, quando a pandemia de Covid-19 provocou o fechamento de todos os fóruns paulistas, o home office ganhou status definitivo no TJ SP em abril de 2021.

As regras do trabalho remoto foram instituídas pela Resolução nº 850/21. O número de servidores com permissão para atuar a distância pode chegar a 50% ou 70%, dependendo do setor — no caso de gabinetes de juízes ou desembargadores, o percentual pode ser ainda maior.

Caso o quantitativo de servidores interessados em trabalhar de casa supere os limites disponíveis, cabe ao gestor da respectiva unidade decidir quais nomes possuem perfil mais adequado para exercício das atividades nessa modalidade.

Os responsáveis por cada setor do Tribunal de Justiça também podem propor um esquema de revezamento aos servidores para lidar com a alta demanda de interessados pelo home office.

Conforme as regras de teletrabalho do TJ, a produtividade dos funcionários nessa condição "deverá ser superior àquela aferida na atividade presencial, cabendo ao gestor ou chefia imediata monitorar o cumprimento das metas".

Sobre o TJSP

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo é considerado o maior tribunal do mundo em volume de processos.

O número de ações demandadas no judiciário estadual paulista corresponde a 26% do total de processos em andamento em toda a Justiça brasileira, incluindo cortes federais e tribunais superiores (dados do relatório “Justiça em Números 2018”, produzido pelo Conselho Nacional de Justiça).

Consequentemente, o TJSP é o tribunal com a maior força de trabalho: 2,6 mil magistrados e aproximadamente 43 mil servidores, em 319 comarcas do Estado.

Por ser um Tribunal Estadual, tem como função julgar todas as causas que não se enquadram na competência da Justiça especializada (Federal, do Trabalho, Eleitoral e Militar).

↑ voltar ao índice