Processando...

Concurso Polícia Penal MG: edital em breve!

Concurso Polícia Penal MG: edital em breve!

O concurso da Polícia Penal MG tem edital previsto para a próxima quarta-feira, 18 de agosto. O prazo foi passado pelo subsecretário de Inteligência e Integração da Secretaria de Justiça de Minas Gerais, Christian Vianna de Azevedo.

Em transmissão ao vivo realizada no domingo, 15, o gestor deu detalhes sobre a reta final dos preparativos rumo ao lançamento do concurso.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG) já havia se pronunciado sobre a abertura do concurso para a Polícia Penal.

A seleção terá oferta de 2.420 vagas para policiais penais (antigos agentes penitenciários).

Do total de oportunidades, 1.944 serão para o sexo masculino e 476 para o sexo feminino. O cargo requer o ensino médio completo e idade mínima de 18 anos. Não há limite de idade, altura ou necessidade de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os salários iniciais são de R$4.631,25, para jornada de trabalho de 40 horas por semana. O período poderá ser cumprido em escala de plantão, conforme a necessidade do trabalho. Haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência.

De acordo com o subsecretário Christian Vianna, o concurso será estadual. As oportunidades não serão regionalizadas, isto é, o edital não trará a distribuição da oferta por localidades.

Os aprovados poderão ser lotados em qualquer unidade penitenciária, a depender da necessidade e do orçamento disponível.

Concurso Polícia Penal MG: LANÇAMENTO DO EDITAL

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública está bem próxima de definir o seu projeto básico para a realização de seu próximo concurso Polícia Penal MG e para Assistente Executivo de Defesa Social e Agente de Segurança Socioeducativo.

O projeto básico é elaborado em conjunto com a Sejusp e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. Ao todo, serão ofertadas 2.420 vagas para o cargo de Policial Penal MG e 80 vagas para Agente de Segurança Socioeducativo e 211 para Auxiliar Educacional. A Polícia Penal de Minas Gerais é uma nova denominação para Agente de Segurança Pública, como informado pelo secretário de segurança pública, Mário Araújo.

No dia 09 de março de 2020, durante uma live com o secretário de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, Mário Araújo, o Departamento Penitenciário anunciou que o novo concurso público para o cargo de Polícia Penal MG já está autorizado e com comissão formada. “O governo já deu o aval para iniciar o processo de elaboração do certame”, reforçou.

A comissão do Concurso Polícia Penal MG já está formada e está em processo de elaboração do projeto básico e do cronograma de trabalho que direcionará as atividades. Além disso, ela será responsável por realizar o estudo preliminar, contemplando análise dos cargos abordados e acompanhar todas as etapas do certame. Confira aqui mais informações sobre a formação da comissão.

Veja abaixo quais são os membros da comissão para o Concurso Polícia Penal MG:

Natália Imaculada Nascimento Rodrigues (titular)

Lia Vieira Batista (titular)

Rhayssa Cristina Ávila e Couto (titular)

Pedro de Araújo Maia (titular)

Tadeu de Lery Costa (titular)

Fabiano Rodrigues Marx (titular)

Gabriela de Paula Metzker do Couto (suplente)

Mariana Procópio de Castro Lima (suplente)

Isabella Presotti Tiburcio (suplente)

Carolina Cristina Sousa Marquezani Sampaio (suplente)

Daniel Guimarães da Silva (suplente)

Daniela de Oliveira Soares (suplente)

Em abril, a Comissão de Concursos da Sejusp MG encaminhou um documento para a Escola de Sargento das Armas (EsSA) solicitando apoio e uma visita institucional para buscar eventuais referências em organização do certame, incluindo a sugestão da própria EsSA para organizar o Concurso Polícia Penal MG.

Selecon será organizador do concurso Polícia Penal MG

O concurso para a Polícia Penal de Minas Gerais já tem banca organizadora definida. O Instituto Selecon foi contratado para receber as inscrições e aplicar as primeiras etapas da seleção, como provas objetivas e discursivas.

Ao todo, serão cinco fases: provas objetivas e de redação; avaliações de aptidão psicológica e psicotécnica; exames médicos; prova de condicionamento físico; comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social).

Não será realizada prova de títulos. Os aprovados em todas as etapas também passarão por curso de formação, a ser realizado em Belo Horizonte. Durante o período de aula, haverá concessão de uma bolsa de 50% do salário inicial da carreira.

Segundo o projeto básico, as provas objetivas serão compostas por 60 questões, distribuídas da seguinte maneira:

Língua Portuguesa – 10 questões;

Informática Base – 5 questões;

Noções de Direito – 10 questões;

Direitos Humanos – 10 questões;

Legislação Especial – 20 questões;

Raciocínio Lógico – 5 questões.

As avaliações serão realizadas em 16 cidades mineiras, incluindo a capital Belo Horizonte. Já a prova de aptidão física exigirá os exercícios a seguir:

Teste de flexão em barra fixa;

Teste de flexão abdominal;

Teste de impulsão horizontal;

Teste de flexão de braços no solo;

Teste de corrida de 12 minutos.

Essa estrutura pode sofrer alterações no edital, a depender da negociação com a banca organizadora. Porém, já é possível ter um norte para os estudos.

Previsão data do Edital

Em uma rede social, o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, juntamente com o secretário de Inteligência e Integração, Christian Vianna, afirmaram que o edital deverá ser publicado no dia 18 de agosto. Não é a primeira vez em que uma data é anunciada, representando um indício de que o concurso será aberto nos próximos dias.

Concurso Polícia Penal MG: requisitos

No fim do ano de 2019 foi aprovada a criação da carreira Policial Penal que irá substituir as carreiras de Segurança Penitenciária. Com isso, o novo edital poderá trazer mais detalhes da carreira específica.

Para todos os cargos, os requisitos básico para ingresso são:

Ser brasileiro nato ou naturalizado

Ensino médio ou curso profissionalizante de ensino médio

18 anos completos na data da posse

Estar em gozo dos direitos políticos

Estar em dia com as obrigações militares

Idoneidade e conduta ilibada

Aptidão física e mental

Não foi determinada um limite de idade máxima. Porém, o candidato precisa ser considerado apto mediante laudo médico. Além disso, existe o limite constitucional de aposentadoria compulsória, que é de 75 anos.