Concurso Adema SE Projeto básico e definição da banca serão logo finalizados!
Concurso Adema SE Projeto básico e definição da banca serão logo finalizados!
O concurso Adema SE é promessa desde o ano de 2022. O principal intuito com o certame é recompor o quadro de profissionais, além disso, já faz tempo que um edital não é liberado pelo órgão. Vale lembrar que, por exemplo, em março de 2020, o então diretor-presidente da instituição disse que havia estudos para realizar um novo concurso público .o certame está devidamente autorizado para ofertar 55 vagas, sendo 35 para Analista Ambiental e 20 para Técnico Ambiental. Além disso, uma comissão mista está oficialmente formada e acompanhará as atividades do novo certame.
Sendo assim, o documento que confirmou a autorização foi publicado por meio do Diário Oficial do Estado na semana passada. Agora, o próximo passo é a escolha da banca organizadora e depois o edital poderá ser iminente.
Portanto, o edital está previsto para sair até 2023. De acordo com o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, o edital é urgente.
VEJA TAMBÉM
- Situação atual
- Remuneração e benefícios
- Inscrições e Etapas da prova
- Cargos e vagas
- Pesquisas relacionadas
Situação atual
De acordo com o gerente geral de concursos da Secretaria de Administração (Sead), Sidney Rocha, o projeto básico, que funciona como o espelho do edital para escolha da banca organizadora está sendo elaborado.
Entretanto, não foi estabelecido um prazo para escolha da mesma, mas a expectativa é que ela seja definida em breve para que o edital possa ser publicado ainda em 2023.
“A formatação do concurso público para a Adema está na fase final”, declarou o presidente do órgão.
Lembrando que a realização de um concurso para o órgão é uma promessa de 2020, quando o ex-presidente do órgão estudava as possibilidades.
Remuneração e benefícios
As remunerações oferecidas variam entre os valores de R$ 2.900,00 e R$ 4.900,00, a depender do cargo pretendido.
Como requisitos, são cobradas as seguintes formações para cada um dos cargos:
- Analista Ambiental: diploma de nível superior completo em instituição de Ensino regularmente reconhecida pelo MEC.
- Técnico Ambiental: diploma de formação de nível médio completo em instituição de Ensino regularmente reconhecida pelo MEC
Inscrições e Etapas da prova
Etapas de avaliação
Sendo assim, confira as possíveis etapas avaliativas da próxima seleção da Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe:
- Prova Objetiva e/ou Prova Discursiva (eliminatória[s] e classificatória[s])
- Prova de Títulos (classificatória)
Ademais, é provável que a(s) avaliação(ões) objetivas/discursivas versem acerca de Conhecimentos Gerais e Específicos.
Cargos e vagas
Vale lembrar que a seleção está autorizada para provimento de 55 vagas destinadas para cargos de Técnico e Analista, sendo:
- Analista Ambiental: 35 vagas; e
- Técnico Ambiental: 20 vagas.
Pesquisas relacionadas
Quais as atribuições dos servidores da Adema SE?
Entre as atividades exercidas pelos servidores, estão as seguintes:
Técnico Ambiental
- Prestar suporte e apoio técnico às atividades dos Gestores e Analistas Ambientais;
- Executar atividades de coleta, seleção e tratamento de dados e informações especializadas voltadas para as atividades finalísticas;
- Orientar e controlar processos voltados às áreas de conservação, pesquisa, proteção e defesa ambiental.
Analista Ambiental
- Realizar planejamento ambiental, organizacional e estratégico afetos à execução das políticas nacionais de meio ambiente formuladas no âmbito da União, em especial as que se relacionem com as seguintes atividades:
- regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental;
- monitoramento ambiental;
- gestão, proteção e controle da qualidade ambiental;
- ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros;
- conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção;
- estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambientais.
Sobre a Adema
A Administração Estadual do Meio Ambiente é uma Autarquia Estadual criada pela Lei nº 2.181, de 12 de outubro de 1978, que veio ser alterada pela Lei 5.057, de 07 de novembro de 2003, e que possibilita a execução das políticas estaduais relativas ao meio ambiente.
Como visão deseja ser o centro de excelência na execução de políticas públicas ambientais, através das ações de pesquisa, fiscalização, licenciamento e monitoramento.