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Simulado SEMAE DE PIRACICABA – SP | Assistente Social | CONCURSO

Simulado SEMAE DE PIRACICABA – SP | Assistente Social

SIMULADO SEMAE DE PIRACICABA – SP | ASSISTENTE SOCIAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEMAE DE PIRACICABA – SP para o cargo de Assistente Social .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso SEMAE DE PIRACICABA – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Assistente Social , contendo Serviço Social que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEMAE DE PIRACICABA – SP | Assistente Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEMAE DE PIRACICABA – SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#121604
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEMAE - Piracicaba-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 16 - 

O sistema de proteção social brasileiro possui dois pilares fundamentais: os serviços socioassistenciais previstos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e os benefícios de transferência de renda, como o Programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada. O Bolsa Família e o SUAS apresentam importantes distinções em seu desenho e concepção. O SUAS tem como marca a concepção universalista e de direitos, considerando as distintas dimensões da vulnerabilidade social, com eixo na oferta de serviços territorialmente delimitados. O Bolsa Família, ainda que alcance as demais políticas no que diz respeito às condicionalidades, permanece uma estratégia centrada na transferência de renda e no critério econômico para seleção dos beneficiários, com foco

  • a) no alcance de metas.
  • b) na emancipação financeira.
  • c) na gestão dos benefícios.
  • d) no monitoramento dos custos.
  • e) nas condições de bem-estar.
#121605
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEMAE - Piracicaba-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 17 - 

Gênero é um conceito em permanente disputa; nessa perspectiva é que os sentidos dados a essa categoria no campo do Serviço Social são variáveis, evidenciando-se, no entanto, a compreensão de que gênero trata das relações de poder. Do ponto de vista da intervenção profissional, as desigualdades de gênero constituem foco do trabalho do assistente social, com especial destaque para questões de violência e direitos

  • a) reprodutivos.
  • b) difusos.
  • c) normativos.
  • d) individuais.
  • e) especiais.
#121606
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEMAE - Piracicaba-SP
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 18 - 

A maneira como a sociedade entende a violência sexual de crianças e adolescentes e a compreensão que se tem sobre o abusador e o explorador sexual tem um grande impacto na forma de combater o fenômeno, especialmente sobre as atitudes de denúncia. Para uma efetiva proteção de crianças e adolescentes em relação à violência sexual, é imprescindível o resgate da discussão da sexualidade em âmbito público e a criação, em conjunto com o Estado, de políticas dirigidas a esse segmento em situação de vulnerabilidade pessoal e social e daquelas já vitimizadas pela violência sexual. O grande desafio é o da desconstrução do projeto de sexualidade vigente na sociedade brasileira, expresso no fato de ser uma categoria contraditória que convive continuamente com práticas antagônicas: a repressão e a

  • a) naturalização.
  • b) valorização.
  • c) provocação.
  • d) exacerbação.
  • e) emancipação.
#121609
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEMAE - Piracicaba-SP
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 19 - 

Apesar da queda dos índices do trabalho infantil no País, estudos demonstram que, a partir de 2005, houve uma desaceleração no ritmo desses índices, chegando inclusive a aumentar o número de crianças trabalhando. Tais estudos destacam alguns fatores responsáveis pela permanência dessa problemática, tais como: a aceitação e defesa das crianças e adolescentes no mercado de trabalho; as autorizações judiciais regulando o trabalho na faixa etária proibida pela lei; a insuficiência de políticas públicas no enfrentamento da questão. No entanto, apontam que o maior obstáculo para eliminar essa forma de violação dos direitos humanos é

  • a) o aumento da renda familiar.
  • b) a melhoria das condições laborais.
  • c) o desejo das próprias crianças.
  • d) a informalidade do trabalho.
  • e) o retorno dos programas ocupacionais.
#121611
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEMAE - Piracicaba-SP
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 20 - 

A opressão sofrida pela população em situação de rua, por mais explicita que seja, acaba se tornando invisível aos olhares dos passantes, que se fazem alheios a ela. As exclusões dessa população acontecem e, no âmbito do Estado, as ações mostram-se restritas em relação à sua redução. Vale dizer que, no mundo capitalista contemporâneo, a inclusão social é medida pelo grau da capacidade de consumo e que, portanto, a maior exclusão se dá pela anulação dessa possibilidade. Nessa perspectiva, é correto afirmar que a população em situação de rua vive uma espécie de

  • a) subjetividade.
  • b) autonomia.
  • c) sub cidadania.
  • d) contemporaneidade.
  • e) contemplação.