Simulado UNIVASF | Assistente Social | CONCURSO
SIMULADO UNIVASF | ASSISTENTE SOCIAL
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UNIVASF para o cargo de Assistente Social .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IDECAN para o concurso UNIVASF. Estas questões são especificamente para o cargo de Assistente Social , contendo Serviço Social que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UNIVASF | Assistente Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UNIVASF.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #114473
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A Assistência Estudantil se configura como uma dimensão assistencial da Política de Educação, sendo, portanto, um campo de atuação do Assistente Social. Assinale a alternativa incorreta.
- a) Por se tratar de ações de cunho assistencial desenvolvidas no âmbito da Educação, a assistência estudantil está inserida no contexto da Política de Assistência Social, submetendo-se, portanto, aos preceitos da regulamentação da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS.
- b) A implementação da Assistência Estudantil reduzida a benefícios focalizados, emergenciais e destinados a um grupo específico é fruto da forma como se configura o assistencial no Brasil.
- c) Os maiores avanços da assistência estudantil se deram na ampliação das garantias materiais objetivos dos estudantes, ainda que focalizada e desvinculada de suas necessidades subjetivas.
- d) Embora ainda estejam presentes traços conservadores, a atuação do assistente social no ensino superior atualmente é baseada na perspectiva do direito e se constitui como a principal requisição feita aos assistentes sociais inseridos nas universidades e institutos federais
- e) No âmbito da Assistência Estudantil, a grande demanda posta aos profissionais refere-se à seleção dos estudantes a serem beneficiados com os serviços e auxílios pertencentes aos programas de assistência aos estudantes.
- #114474
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Acerca da relação entre Serviço Social e interdisciplinaridade, assinale a alternativa incorreta.
- a) O caráter interdisciplinar se faz presente inclusive no processo de formação e produção do conhecimento do assistente social e o acompanha, de forma acentuada, em suas ações profissionais.
- b) Na Educação, por exemplo, a presença do Assistente Social possibilita a visualização da perspectiva do sujeito da Educação, permitindo a discussão de alguns determinantes sociais que influenciam o processo de ensino-aprendizagem.
- c) A interdisciplinaridade corresponde à prática profissional em que se desenvolve o trabalho em equipe de saúde, permitindo o resgate das práticas de liderança e especialização flexível.
- d) A interdisciplinaridade pode ser entendida como um trabalho em comum, onde se consideram a interação das disciplinas científicas, de conceitos, diretrizes, de sua metodologia e de seus procedimentos.
- e) Na interdisciplinaridade estabelece-se uma troca recíproca de conhecimento entre as diferentes disciplinas.
- #114475
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Se é verdade que a instrumentalidade insere‐se no espaço do singular, do cotidiano, do imediato, também o é que ela, ao ser considerada como uma particularidade da profissão, dada por condições objetivas e subjetivas, e como tal socio-históricas, pode ser concebida como
- a) campo de tensões e de lutas, configurando um alargamento da prática profissional, mediante formulação de demandas e controle das ações do Estado
- b) campo de intervenção que ressignifica modalidades práticointerventivas tradicionais, dentre as quais se inclui a construção de uma nova cultura das classes subalternas.
- c) uma prática situada no campo do imediato, que tem como fim a mediação de conflitos nas relações sociais sob a égide do capital.
- d) campo da intervenção do Estado, tendo seus modos de intervenção constituídos em matéria política, histórica e social para alteração das relações de poder.
- e) campo de mediação e instância de passagem das ações meramente instrumentais para o exercício profissional crítico e competente.
- #114476
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
No que tange à análise da atuação profissional do assistente social como trabalho e sua prática no âmbito de processos e relações de trabalho, assinale a alternativa incorreta.
- a) O Serviço Social colabora com a manutenção das condições sociais necessárias à produção e reprodução social.
- b) A participação do assistente social no processo de geração de riqueza se dá enquanto trabalhador coletivo.
- c) O Serviço Social interfere na reprodução da força de trabalho através dos serviços sociais previstos em programas desenvolvidos em diversas áreas.
- d) A política social configura-se “matéria-prima” do trabalho do assistente social, tendo em vista que é no contexto das múltiplas demandas sociais que incide a ação profissional do assistente social.
- e) O produto obtido por meio do trabalho do Assistente Social não depende exclusivamente da sua vontade ou de seu desempenho individual.
- #114477
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Acerca das características da pesquisa qualitativa, assinale a alternativa incorreta.
- a) A pesquisa qualitativa trabalha com significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, procurando captar mais profundamente o objeto estudado e a realidade na qual se encontra inserido
- b) Pauta-se nos significados que caracterizam o abstrato, que podem ser traduzidos em gráficos, esquemas ou outros dados quantitativos e, a partir da análise da situação problema e dos complexos que a constituem, chega-se ao real concreto.
- c) A pesquisa qualitativa resgata as expressões pessoais e concepções dos sujeitos inseridos em um contexto histórico e social, auxiliando o pesquisador a compreender o comportamento, as práticas e as condutas
- d) A pesquisa qualitativa possibilita a compreensão dos aspectos da experiência humana e das relações sociais que perpassam o objeto estudado
- e) Devido suas particularidades, a pesquisa social não pode almejar o alcance da objetividade em seus resultados, mas pode chegar à objetivação, ou seja, uma aproximação a mais fiel possível da realidade, mas que não abarca todos os seus complexos.
- #114478
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
No que tange à dimensão investigativa do Serviço Social, assinale a alternativa correta.
- a) Ao planejar uma pesquisa, o assistente social toma decisões, dentre outras, quanto ao problema da pesquisa, isto é, quanto aos procedimentos para o tratamento das informações obtidas e o sistema teórico para sua interpretação e análise da situação dos usuários.
- b) O planejamento e execução da pesquisa na atuação do assistente social têm por base o entendimento sobre os instrumentos e técnicas de intervenção (metodologias), os quais devem definir os objetivos profissionais da pesquisa.
- c) A dimensão investigativa da pesquisa em Serviço Social é a estratégia ou tática por meio da qual se realiza a ação, caracterizando-se ainda pela habilidade no uso do instrumento durante a intervenção profissional.
- d) O processo de pesquisa vincula‐se obrigatoriamente a um relatório social, o qual exige posicionamento ético‐político do assistente social, com avaliação teórica e técnica dos dados apreendidos.
- e) No exercício das atribuições e competências socioprofissionais, o Assistente Social deve realizar constantemente a pesquisa das condições e relações sob as quais o exercício profissional se realiza, dos objetos de intervenção, das condições e relações de vida, trabalho e resistência dos sujeitos sociais que recebem os serviços.
- #114479
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Para Netto (1999, p. 105), os projetos profissionais, assim como os societários, devem ser constantemente difundidos, discutidos ao ponto que se tornem públicos para os demais segmentos sociais, para os demais profissionais da equipe, gerência, coordenações e chefia. A esse respeito, o autor aponta que, do ponto de vista profissional, o projeto
- a) implica o compromisso com a competência, que só pode ter como base o aperfeiçoamento intelectual do assistente social
- b) constitui-se em direitos e deveres dos assistentes sociais, segundo princípios e valores humanistas que representam a institucionalidade legal da profissão.
- c) contribui para a manutenção dos valores liberais que geram desesperança, conformismo e encobrem a apreensão da dimensão coletiva das situações sociais presentes na vida dos indivíduos e grupos.
- d) corrobora com mediações efetivas de análise da profissão e de seu exercício, em decorrência da perspectiva teórica adotada pela profissão ao longo dos anos.
- e) insere‐se no espaço do singular, do cotidiano, do imediato, materializando a autoimagem do trabalho, voltado para a garantia e efetivação do acesso aos direitos sociais.
- #114480
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
O equacionamento é uma atividade do planejamento e, no seu exercício, a função essencial do planejamento, enquanto instrumento técnico, é ampliar a capacidade e melhorar a qualidade do processo de tomada de decisões, oferecendo elementos básicos da situação e necessidades, assim como elementos de juízo para apreciar as situações e dados para aferição das tendências e projeções futuras. Sob esta perspectiva,
- a) durante o equacionamento o planejador deve preocupar-se essencialmente com a vinculação de seu trabalho ao processo de organização e de mobilização da população ligada à problemática tratada, situando-a na singularidade do real.
- b) o equacionamento corresponde ao conjunto de informações significativas para tomada de decisões, encaminhadas pelos técnicos de planejamento aos centros decisórios.
- c) o equacionamento possibilita perceber a referência concreta ao sujeito, o qual se apresenta como “usuário”, “demandante”, “clientela” que necessita da intervenção e tutela do Estado.
- d) as resultantes do equacionamento determinam a importância da participação de segmentos da população no processo decisório do planejamento.
- e) a referida função situa-se na etapa de avaliação do planejamento e corresponde ao detalhamento das atividades necessárias à efetivação das decisões tomadas.
- #114481
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Iamamoto e Carvalho (2001) apontam três dimensões indissociáveis que devem ser de domínio do Assistente Social, a saber: competência ético-política, competência teórico-metodológica e competência técnico-operativa. Constitui-se como uma característica relacionada à competência teórico-metodológica
- a) a obrigatoriedade do profissional responder às demandas colocadas pelos empregadores e pelos usuários na realidade social
- b) a importância do profissional assumir e materializar os valores e princípios ético-morais que dão corpo ao Projeto Ético-Político do Serviço Social.
- c) a importância do profissional conhecer de forma qualificada a realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha.
- d) que, ao intervir nas expressões da questão social, o profissional deve adotar um distanciamento da despolitização, do fatalismo e do messianismo profissionais
- e) que o profissional deve ter posicionamento político frente às questões que aparecem na realidade social, abstendo-se da neutralidade.
- #114482
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
1.Refletir sobre o trabalho do Assistente Social na política de educação requer, também, debater sobre a conjuntura da política de educação superior, a qual recebe influência das determinações históricas, estruturais e conjunturais da sociedade burguesa. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. Embora seja garantida pela Constituição Federal de 1988 e regulamentada pela Lei nº 9.394/1996, a educação brasileira é fortemente marcada por disputas societárias, tendo em vista que por muito tempo foi um bem cultural das elites dirigentes.
II. A reformulação da política de educação superior no Brasil apresentada desde 1960 é voltada para necessidades de qualificação de mão-de-obra para o trabalho para atender demandas produtivas.
III. As ações de reformulação do ensino superior no Brasil têm apresentado desde 1960 uma tendência à democratização do ensino voltado para a mudança, sendo comprometida politicamente com a classe trabalhadora.
Assinale
- a) se somente a afirmativa I estiver correta.
- b) se somente a afirmativa II estiver correta.
- c) se somente a afirmativa III estiver correta.
- d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
- #114483
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
No que tange às particularidades da política educacional no contexto da década de 1990, um traço relevante a ser considerado diz respeito
- a) à inclusão da educação nas empresas privadas.
- b) ao processo de descentralização.
- c) à ampliação de recursos destinados aos programas educacionais
- d) ao processo de escolarização.
- e) ao acesso da população a todas as modalidades educacionais.
- #114484
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Com base nas disposições do Código de Ética (1993), configura-se como um direito do Assistente Social
- a) participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.
- b) ocupar cargos e funções de direção e fiscalização da gestão financeira em órgãos e entidades representativas da categoria profissional.
- c) contribuir para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais.
- d) empenhar-se na eliminação de todas as formas de preconceito, estimulando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças.
- e) participar na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais.
- #114485
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
As políticas sociais são campos privilegiados de atuação do Serviço Social. Analisando-as com base na crítica marxista, infere-se que tais políticas não se fundaram nem se fundam, sob o capitalismo, em uma verdadeira redistribuição de renda e riqueza, haja vista que a economia política se movimenta historicamente a partir de condições objetivas e subjetivas. Sob esta perspectiva, depreende-se que o significado da política social
- a) deve ser apanhado essencialmente pela sua inserção objetiva no mundo do capital, através do crescimento do mercado
- b) deve ser apanhado particularmente pela luta de interesses dos sujeitos que se movem na definição de tal ou qual política.
- c) deve ser apanhado, historicamente, na relação desses processos na totalidade.
- d) deve ser relacionado apenas à concentração da população nos grandes centros urbanos e ao acirramento das desigualdades sociais
- e) deve ser relacionado ao aumento exponencial da classe operária introduzindo uma nova geografia nos centros urbanos.
- #114486
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Myrian Veras Baptista (2013), em sua obra Planejamento Social: intencionalidade e instrumentação, faz menção à dimensão política do planejamento e a necessidade de operálo sob um viés estratégico, que trabalhe o contexto de relações em que está inserido, apreendendo sua complexidade. No que tange à função política do planejamento, analise as afirmativas a seguir:
I. Para o planejamento da ação faz-se necessário que, além do conteúdo tradicional de leitura da realidade, seja realizada a apreensão das condições objetivas, o conhecimento e a captura das condições subjetivas do ambiente em que ele decorre.
II. A dimensão política do planejamento perpassa pelo fato de que ele é um processo contínuo de tomada de decisões, firmadas nas relações de poder.
III. A função política relaciona-se aos aspectos técnicos do projeto, visando dar soluções científicas para os problemas de uma sociedade em constante mudança.
Assinale
- a) se somente a afirmativa I estiver correta.
- b) se somente a afirmativa II estiver correta.
- c) se somente a afirmativa III estiver correta.
- d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
- #114487
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
O pensamento racionalista formal, predominante no capitalismo monopolista, mantém-se irredutível em aceitar a unidade teoria/prática. Tal recusa é de cunho conservador e tem como pano de fundo as falsas representações produzidas pela classe dominante. Neste sentido, os parâmetros das formas de pensar da burguesia são repassados para as teorias, ocasionando
- a) uma defasagem entre as formulações teóricas, que, apreendidas sob a lente da ideologia burguesa e a prática social e histórica dos homens reais, põe em risco a unidade entre ambas.
- b) uma distorção no conceito de pobreza, que passa a ser entendida como uma condição natural das pessoas, que, em situações especiais, ficam desvalidas e merecedoras de amparo.
- c) o reconhecimento da questão social atrelada ao processo de acumulação e às contradições da relação capital/trabalho
- d) inquietações do Serviço Social acerca da discussão da centralidade da categoria trabalho e foco nas preocupações com o cotidiano profissional.
- e) a segregação das informações que expressam um quadro teórico eclético da realidade, extraídas de forma fragmentada, parcial e generalizante.