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Simulado UNIVASF | VESTIBULAR

Simulado UNIVASF

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Este Simulado UNIVASF foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Vestibular
  • Instituição: UNIVASF
  • Cargo: Vestibulando
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversas
  • Banca Organizadora: UNIVASF
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#228012
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UNIVASF
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UNIVASF
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(1,0) 1 - 

As grandes cidades brasileiras foram desordenadamente constituídas em face do histórico êxodo rural, na perspectiva da possibilidade de acesso ao mercado de trabalho formal, porém, o que se configurou ao longo dos anos foi

  • a) a redução de postos de trabalho e a formação de um exército industrial de reserva, garantindo aos capitalistas as condições necessárias para uma maior exploração da classe trabalhadora e a submissão desta a seus ditames
  • b) a supressão do conjunto de privilégios que garantia direitos e hierarquias sociais a uma pequena parcela da população, repercutindo de maneira veemente em políticas de combate às desigualdades sociais e concentração de renda
  • c) uma significativa ampliação de políticas públicas criadas para atender às demandas que alicerçam as relações recíprocas e interdependentes entre os indivíduos e os diversos coletivos no seu cotidiano na sociedade.
  • d) a generalização das medidas de proteção social, como uma política social do Estado, a partir de novos compromissos por parte dos principais atores envolvidos na produção capitalista.
  • e) a elaboração de macropolíticas, planos e programas de combate à pobreza, tendo como foco a distribuição de renda e a eliminação das expressões da questão social.
#228013
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(1,0) 2 - 

Desde os primórdios de sua existência, o homem expendeu energia físico-intelectual para converter a natureza às suas necessidades, organizando e planejando o tempo e a distribuição do trabalho. Sob esta perspectiva, o trabalho estrutura o intercâmbio social entre o homem e a natureza, revelando-se como resultado desse processo. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I. Ao ser situado na ordem do capital, o trabalho abstrato é subsumido ao caráter concreto, destinando-se, essencialmente, à produção de valores de uso.

II. Ao mesmo tempo em que o homem transforma a natureza, transforma a si mesmo, possibilitando a transição do ser biológico para o social.

III. O processo de trabalho é caracterizado por ser uma relação mediada e consciente entre sujeito e objeto e, por isso, não requer a utilização de meios e a fixação de objetivos para alcançar resultados.

IV. É possível afirmar que o trabalho é exclusivamente humano, pois, através da prévia ideação, o homem elabora na mente sua construção antes de transformar a realidade.

Assinale

  • a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • c) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.
  • d) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
  • e) se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas.
#228014
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(1,0) 3 - 

O pensamento racionalista formal, predominante no capitalismo monopolista, mantém-se irredutível em aceitar a unidade teoria/prática. Tal recusa é de cunho conservador e tem como pano de fundo as falsas representações produzidas pela classe dominante. Neste sentido, os parâmetros das formas de pensar da burguesia são repassados para as teorias, ocasionando

  • a) uma defasagem entre as formulações teóricas, que, apreendidas sob a lente da ideologia burguesa e a prática social e histórica dos homens reais, põe em risco a unidade entre ambas.
  • b) uma distorção no conceito de pobreza, que passa a ser entendida como uma condição natural das pessoas, que, em situações especiais, ficam desvalidas e merecedoras de amparo.
  • c) o reconhecimento da questão social atrelada ao processo de acumulação e às contradições da relação capital/trabalho
  • d) inquietações do Serviço Social acerca da discussão da centralidade da categoria trabalho e foco nas preocupações com o cotidiano profissional.
  • e) a segregação das informações que expressam um quadro teórico eclético da realidade, extraídas de forma fragmentada, parcial e generalizante.
#228015
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(1,0) 4 - 

Myrian Veras Baptista (2013), em sua obra Planejamento Social: intencionalidade e instrumentação, faz menção à dimensão política do planejamento e a necessidade de operálo sob um viés estratégico, que trabalhe o contexto de relações em que está inserido, apreendendo sua complexidade. No que tange à função política do planejamento, analise as afirmativas a seguir:

I. Para o planejamento da ação faz-se necessário que, além do conteúdo tradicional de leitura da realidade, seja realizada a apreensão das condições objetivas, o conhecimento e a captura das condições subjetivas do ambiente em que ele decorre.

II. A dimensão política do planejamento perpassa pelo fato de que ele é um processo contínuo de tomada de decisões, firmadas nas relações de poder.

III. A função política relaciona-se aos aspectos técnicos do projeto, visando dar soluções científicas para os problemas de uma sociedade em constante mudança.

Assinale

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
#228016
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(1,0) 5 - 

As políticas sociais são campos privilegiados de atuação do Serviço Social. Analisando-as com base na crítica marxista, infere-se que tais políticas não se fundaram nem se fundam, sob o capitalismo, em uma verdadeira redistribuição de renda e riqueza, haja vista que a economia política se movimenta historicamente a partir de condições objetivas e subjetivas. Sob esta perspectiva, depreende-se que o significado da política social

  • a) deve ser apanhado essencialmente pela sua inserção objetiva no mundo do capital, através do crescimento do mercado
  • b) deve ser apanhado particularmente pela luta de interesses dos sujeitos que se movem na definição de tal ou qual política.
  • c) deve ser apanhado, historicamente, na relação desses processos na totalidade.
  • d) deve ser relacionado apenas à concentração da população nos grandes centros urbanos e ao acirramento das desigualdades sociais
  • e) deve ser relacionado ao aumento exponencial da classe operária introduzindo uma nova geografia nos centros urbanos.
#228017
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(1,0) 6 - 

Com base nas disposições do Código de Ética (1993), configura-se como um direito do Assistente Social

  • a) participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.
  • b) ocupar cargos e funções de direção e fiscalização da gestão financeira em órgãos e entidades representativas da categoria profissional.
  • c) contribuir para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais.
  • d) empenhar-se na eliminação de todas as formas de preconceito, estimulando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças.
  • e) participar na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais.
#228018
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(1,0) 7 - 

No que tange às particularidades da política educacional no contexto da década de 1990, um traço relevante a ser considerado diz respeito

  • a) à inclusão da educação nas empresas privadas.
  • b) ao processo de descentralização.
  • c) à ampliação de recursos destinados aos programas educacionais
  • d) ao processo de escolarização.
  • e) ao acesso da população a todas as modalidades educacionais.
#228019
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(1,0) 8 - 

1.Refletir sobre o trabalho do Assistente Social na política de educação requer, também, debater sobre a conjuntura da política de educação superior, a qual recebe influência das determinações históricas, estruturais e conjunturais da sociedade burguesa. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I. Embora seja garantida pela Constituição Federal de 1988 e regulamentada pela Lei nº 9.394/1996, a educação brasileira é fortemente marcada por disputas societárias, tendo em vista que por muito tempo foi um bem cultural das elites dirigentes.

II. A reformulação da política de educação superior no Brasil apresentada desde 1960 é voltada para necessidades de qualificação de mão-de-obra para o trabalho para atender demandas produtivas.

III. As ações de reformulação do ensino superior no Brasil têm apresentado desde 1960 uma tendência à democratização do ensino voltado para a mudança, sendo comprometida politicamente com a classe trabalhadora.

Assinale

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
#228020
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(1,0) 9 - 

Iamamoto e Carvalho (2001) apontam três dimensões indissociáveis que devem ser de domínio do Assistente Social, a saber: competência ético-política, competência teórico-metodológica e competência técnico-operativa. Constitui-se como uma característica relacionada à competência teórico-metodológica

  • a) a obrigatoriedade do profissional responder às demandas colocadas pelos empregadores e pelos usuários na realidade social
  • b) a importância do profissional assumir e materializar os valores e princípios ético-morais que dão corpo ao Projeto Ético-Político do Serviço Social.
  • c) a importância do profissional conhecer de forma qualificada a realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha.
  • d) que, ao intervir nas expressões da questão social, o profissional deve adotar um distanciamento da despolitização, do fatalismo e do messianismo profissionais
  • e) que o profissional deve ter posicionamento político frente às questões que aparecem na realidade social, abstendo-se da neutralidade.
#228021
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(1,0) 10 - 

O equacionamento é uma atividade do planejamento e, no seu exercício, a função essencial do planejamento, enquanto instrumento técnico, é ampliar a capacidade e melhorar a qualidade do processo de tomada de decisões, oferecendo elementos básicos da situação e necessidades, assim como elementos de juízo para apreciar as situações e dados para aferição das tendências e projeções futuras. Sob esta perspectiva,

  • a) durante o equacionamento o planejador deve preocupar-se essencialmente com a vinculação de seu trabalho ao processo de organização e de mobilização da população ligada à problemática tratada, situando-a na singularidade do real.
  • b) o equacionamento corresponde ao conjunto de informações significativas para tomada de decisões, encaminhadas pelos técnicos de planejamento aos centros decisórios.
  • c) o equacionamento possibilita perceber a referência concreta ao sujeito, o qual se apresenta como “usuário”, “demandante”, “clientela” que necessita da intervenção e tutela do Estado.
  • d) as resultantes do equacionamento determinam a importância da participação de segmentos da população no processo decisório do planejamento.
  • e) a referida função situa-se na etapa de avaliação do planejamento e corresponde ao detalhamento das atividades necessárias à efetivação das decisões tomadas.