Simulado UNIVASF | VESTIBULAR
Simulado UNIVASF
Se você irá prestar o concurso UNIVASF não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados UNIVASF
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado UNIVASF foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Vestibular
- Instituição:
UNIVASF - Cargo: Vestibulando
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversas
- Banca Organizadora: UNIVASF
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado UNIVASF
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados UNIVASF e saiam na frente em seus estudos.
Questões UNIVASF
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões do concurso UNIVASF, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados UNIVASF
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #228012
- Banca
- UNIVASF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
As grandes cidades brasileiras foram desordenadamente constituídas em face do histórico êxodo rural, na perspectiva da possibilidade de acesso ao mercado de trabalho formal, porém, o que se configurou ao longo dos anos foi
- a) a redução de postos de trabalho e a formação de um exército industrial de reserva, garantindo aos capitalistas as condições necessárias para uma maior exploração da classe trabalhadora e a submissão desta a seus ditames
- b) a supressão do conjunto de privilégios que garantia direitos e hierarquias sociais a uma pequena parcela da população, repercutindo de maneira veemente em políticas de combate às desigualdades sociais e concentração de renda
- c) uma significativa ampliação de políticas públicas criadas para atender às demandas que alicerçam as relações recíprocas e interdependentes entre os indivíduos e os diversos coletivos no seu cotidiano na sociedade.
- d) a generalização das medidas de proteção social, como uma política social do Estado, a partir de novos compromissos por parte dos principais atores envolvidos na produção capitalista.
- e) a elaboração de macropolíticas, planos e programas de combate à pobreza, tendo como foco a distribuição de renda e a eliminação das expressões da questão social.
- #228013
- Banca
- UNIVASF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Desde os primórdios de sua existência, o homem expendeu energia físico-intelectual para converter a natureza às suas necessidades, organizando e planejando o tempo e a distribuição do trabalho. Sob esta perspectiva, o trabalho estrutura o intercâmbio social entre o homem e a natureza, revelando-se como resultado desse processo. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. Ao ser situado na ordem do capital, o trabalho abstrato é subsumido ao caráter concreto, destinando-se, essencialmente, à produção de valores de uso.
II. Ao mesmo tempo em que o homem transforma a natureza, transforma a si mesmo, possibilitando a transição do ser biológico para o social.
III. O processo de trabalho é caracterizado por ser uma relação mediada e consciente entre sujeito e objeto e, por isso, não requer a utilização de meios e a fixação de objetivos para alcançar resultados.
IV. É possível afirmar que o trabalho é exclusivamente humano, pois, através da prévia ideação, o homem elabora na mente sua construção antes de transformar a realidade.
Assinale
- a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
- c) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.
- d) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
- e) se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas.
- #228014
- Banca
- UNIVASF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O pensamento racionalista formal, predominante no capitalismo monopolista, mantém-se irredutível em aceitar a unidade teoria/prática. Tal recusa é de cunho conservador e tem como pano de fundo as falsas representações produzidas pela classe dominante. Neste sentido, os parâmetros das formas de pensar da burguesia são repassados para as teorias, ocasionando
- a) uma defasagem entre as formulações teóricas, que, apreendidas sob a lente da ideologia burguesa e a prática social e histórica dos homens reais, põe em risco a unidade entre ambas.
- b) uma distorção no conceito de pobreza, que passa a ser entendida como uma condição natural das pessoas, que, em situações especiais, ficam desvalidas e merecedoras de amparo.
- c) o reconhecimento da questão social atrelada ao processo de acumulação e às contradições da relação capital/trabalho
- d) inquietações do Serviço Social acerca da discussão da centralidade da categoria trabalho e foco nas preocupações com o cotidiano profissional.
- e) a segregação das informações que expressam um quadro teórico eclético da realidade, extraídas de forma fragmentada, parcial e generalizante.
- #228015
- Banca
- UNIVASF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Myrian Veras Baptista (2013), em sua obra Planejamento Social: intencionalidade e instrumentação, faz menção à dimensão política do planejamento e a necessidade de operálo sob um viés estratégico, que trabalhe o contexto de relações em que está inserido, apreendendo sua complexidade. No que tange à função política do planejamento, analise as afirmativas a seguir:
I. Para o planejamento da ação faz-se necessário que, além do conteúdo tradicional de leitura da realidade, seja realizada a apreensão das condições objetivas, o conhecimento e a captura das condições subjetivas do ambiente em que ele decorre.
II. A dimensão política do planejamento perpassa pelo fato de que ele é um processo contínuo de tomada de decisões, firmadas nas relações de poder.
III. A função política relaciona-se aos aspectos técnicos do projeto, visando dar soluções científicas para os problemas de uma sociedade em constante mudança.
Assinale
- a) se somente a afirmativa I estiver correta.
- b) se somente a afirmativa II estiver correta.
- c) se somente a afirmativa III estiver correta.
- d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
- #228016
- Banca
- UNIVASF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
As políticas sociais são campos privilegiados de atuação do Serviço Social. Analisando-as com base na crítica marxista, infere-se que tais políticas não se fundaram nem se fundam, sob o capitalismo, em uma verdadeira redistribuição de renda e riqueza, haja vista que a economia política se movimenta historicamente a partir de condições objetivas e subjetivas. Sob esta perspectiva, depreende-se que o significado da política social
- a) deve ser apanhado essencialmente pela sua inserção objetiva no mundo do capital, através do crescimento do mercado
- b) deve ser apanhado particularmente pela luta de interesses dos sujeitos que se movem na definição de tal ou qual política.
- c) deve ser apanhado, historicamente, na relação desses processos na totalidade.
- d) deve ser relacionado apenas à concentração da população nos grandes centros urbanos e ao acirramento das desigualdades sociais
- e) deve ser relacionado ao aumento exponencial da classe operária introduzindo uma nova geografia nos centros urbanos.
- #228017
- Banca
- UNIVASF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Com base nas disposições do Código de Ética (1993), configura-se como um direito do Assistente Social
- a) participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.
- b) ocupar cargos e funções de direção e fiscalização da gestão financeira em órgãos e entidades representativas da categoria profissional.
- c) contribuir para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais.
- d) empenhar-se na eliminação de todas as formas de preconceito, estimulando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças.
- e) participar na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais.
- #228018
- Banca
- UNIVASF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
No que tange às particularidades da política educacional no contexto da década de 1990, um traço relevante a ser considerado diz respeito
- a) à inclusão da educação nas empresas privadas.
- b) ao processo de descentralização.
- c) à ampliação de recursos destinados aos programas educacionais
- d) ao processo de escolarização.
- e) ao acesso da população a todas as modalidades educacionais.
- #228019
- Banca
- UNIVASF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
1.Refletir sobre o trabalho do Assistente Social na política de educação requer, também, debater sobre a conjuntura da política de educação superior, a qual recebe influência das determinações históricas, estruturais e conjunturais da sociedade burguesa. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. Embora seja garantida pela Constituição Federal de 1988 e regulamentada pela Lei nº 9.394/1996, a educação brasileira é fortemente marcada por disputas societárias, tendo em vista que por muito tempo foi um bem cultural das elites dirigentes.
II. A reformulação da política de educação superior no Brasil apresentada desde 1960 é voltada para necessidades de qualificação de mão-de-obra para o trabalho para atender demandas produtivas.
III. As ações de reformulação do ensino superior no Brasil têm apresentado desde 1960 uma tendência à democratização do ensino voltado para a mudança, sendo comprometida politicamente com a classe trabalhadora.
Assinale
- a) se somente a afirmativa I estiver correta.
- b) se somente a afirmativa II estiver correta.
- c) se somente a afirmativa III estiver correta.
- d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
- #228020
- Banca
- UNIVASF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Iamamoto e Carvalho (2001) apontam três dimensões indissociáveis que devem ser de domínio do Assistente Social, a saber: competência ético-política, competência teórico-metodológica e competência técnico-operativa. Constitui-se como uma característica relacionada à competência teórico-metodológica
- a) a obrigatoriedade do profissional responder às demandas colocadas pelos empregadores e pelos usuários na realidade social
- b) a importância do profissional assumir e materializar os valores e princípios ético-morais que dão corpo ao Projeto Ético-Político do Serviço Social.
- c) a importância do profissional conhecer de forma qualificada a realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha.
- d) que, ao intervir nas expressões da questão social, o profissional deve adotar um distanciamento da despolitização, do fatalismo e do messianismo profissionais
- e) que o profissional deve ter posicionamento político frente às questões que aparecem na realidade social, abstendo-se da neutralidade.
- #228021
- Banca
- UNIVASF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
O equacionamento é uma atividade do planejamento e, no seu exercício, a função essencial do planejamento, enquanto instrumento técnico, é ampliar a capacidade e melhorar a qualidade do processo de tomada de decisões, oferecendo elementos básicos da situação e necessidades, assim como elementos de juízo para apreciar as situações e dados para aferição das tendências e projeções futuras. Sob esta perspectiva,
- a) durante o equacionamento o planejador deve preocupar-se essencialmente com a vinculação de seu trabalho ao processo de organização e de mobilização da população ligada à problemática tratada, situando-a na singularidade do real.
- b) o equacionamento corresponde ao conjunto de informações significativas para tomada de decisões, encaminhadas pelos técnicos de planejamento aos centros decisórios.
- c) o equacionamento possibilita perceber a referência concreta ao sujeito, o qual se apresenta como “usuário”, “demandante”, “clientela” que necessita da intervenção e tutela do Estado.
- d) as resultantes do equacionamento determinam a importância da participação de segmentos da população no processo decisório do planejamento.
- e) a referida função situa-se na etapa de avaliação do planejamento e corresponde ao detalhamento das atividades necessárias à efetivação das decisões tomadas.