Simulado UNIR | VESTIBULAR
Simulado UNIR
Se você irá prestar o concurso UNIR não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado UNIR foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Vestibular
- Instituição:
UNIR - Cargo: Vestibulando
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversas
- Banca Organizadora: UNIR
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado UNIR
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados UNIR e saiam na frente em seus estudos.
Questões UNIR
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões do concurso UNIR, que também são grátis. Clique Aqui!
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #227262
- Banca
- UNIR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
No âmbito político, 1979 é o ano da Anistia, que foi aprovada em 28 de agosto, envolvendo questões polêmicas [...] Mesmo incorporando o conceito de crimes conexos para beneficiar, em tese, os agentes do Estado envolvidos na prática de torturas e assassinatos, a Lei de Anistia possibilitou o retorno de lideranças políticas que estavam exiladas, o que trouxe novo impulso ao processo de redemocratização. Nesse mesmo ano, foi aprovada a reformulação política que deu origem ao sistema partidário em vigência até os dias de hoje.
(Brasil. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Direito à verdade e à memória: Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.)
A partir do texto acima, pode-se afirmar que a Lei de Anistia NÃO beneficiou
- a) cidadãos que tiveram os seus direitos políticos cassados.
- b) militares envolvidos na prática de tortura.
- c) militantes das organizações que empreenderam luta armada contra o regime.
- d) lideranças políticas que foram obrigadas a se exilar.
- e) condenados que praticaram crimes comuns após 1968.
- #227263
- Banca
- UNIR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A respeito do período renascentista, analise as afirmativas.
I - A partir da cultura e do conhecimento greco-romano, os renascentistas colocavam o homem como a figura central no desenvolvimento da arte e da ciência. II - O Renascimento afetou diretamente o poder da Igreja Católica a partir da defesa da liberdade do homem, mas a Igreja reprimiu suas expressões pela Europa especialmente por meio da Santa Inquisição e do Index. III - O pensamento renascentista colocou o homem em segundo plano e revalorizou a relação com o divino a partir da retomada do conhecimento greco-romano. IV - O Renascimento significou um retorno ao estudo do pensamento da antigüidade clássica e uma ruptura com o mundo medieval a ponto de não haver coexistência entre, por exemplo, os deuses e deusas clássicos e os santos medievais da arte italiana.
Estão corretas as afirmativas
- a) II e IV, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) III e IV, apenas.
- d) I, II e III, apenas.
- e) I, III e IV, apenas.
- #227264
- Banca
- UNIR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Está para chegar o tempo feliz da nossa liberdade, o tempo em que todos seremos irmãos, o tempo em que todos seremos iguais. Essa frase apareceu escrita nas paredes das igrejas de Salvador marcando o início da chamada Revolta dos Alfaiates, da qual participaram artesãos, soldados, trabalhadores negros e mulatos livres e mesmo alguns escravos. Entre outros objetivos, esse movimento, de marcado caráter anticlerical, pretendia abolir a escravidão, instaurar a liberdade de comércio e proclamar a República. A partir das características e propósitos desse movimento, pode-se afirmar que foi influenciado principalmente pelos ideais
- a) do socialismo.
- b) da Inconfidência Mineira.
- c) do liberalismo.
- d) da Revolução Francesa.
- e) do bolivarismo.
- #227265
- Banca
- UNIR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O desenvolvimento tecnológico agora dependia de matérias-primas que, devido ao clima ou ao acaso geológico, seriam encontradas exclusiva ou profusamente em lugares remotos. O motor de combustão interna, criação típica do período que nos ocupa, dependia do petróleo e da borracha. O petróleo ainda vinha predominantemente dos EUA e da Europa (Rússia e, muito atrás, da Romênia) mas os campos petrolíferos do Oriente Médio já eram objeto de intenso confronto e conchavo diplomático. A borracha era um produto exclusivamente tropical, extraída com uma exploração atroz de nativos nas florestas equatoriais do Congo e da Amazônia.[...] A Malaia cada vez mais significava borracha e estanho; o Brasil, café; o Chile, nitratos; o Uruguai, carne; Cuba, açúcar e charutos.
(HOBSBAWM, Eric J. A era dos impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.)
Sobre a expansão imperial do século XIX referida no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Contribuiu para que as potências européias diminuíssem suas rivalidades econômicas, políticas e militares, em razão das ações conjuntas desenvolvidas para promover a exploração colonial, especialmente na África.
( ) Ao expandir-se à procura de petróleo, borracha, açúcar, café, ouro, diamantes na América, no Oriente, na África e na Ásia, as potências imperiais contaram com a ação de missionários cristãos que empreenderam com sucesso a conversão de todos os pagãos e infiéis.
( ) Pautou-se pela exploração de colônias como complementares à economia metropolitana e como áreas de domínio político direto e indireto.
( ) Implementou o novo colonialismo como um subproduto de uma era de rivalidade econômico-política entre as economias nacionais, intensificada pelo protecionismo.
Assinale a seqüência correta.
- a) F, V, F, F
- b) V, F, F, V
- c) V, V, F, F
- d) F, F, V, V
- e) V, V, V, V
- #227266
- Banca
- UNIR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A segunda metade do século XIX marcou um momento de crescimento expressivo da produção de borracha na região amazônica que atraiu um fluxo migratório, especialmente nordestino, aumentando o contingente populacional e colocando em questão o abastecimento dessa população. Em relação à região encachoeirada do Madeira, antes do estabelecimento das linhas de navegação a vapor, de que forma acontecia, em sua maior parte, o abastecimento de gêneros alimentícios?
- a) Pelos departamentos bolivianos de Pando e Beni
- b) Por intermédio da produção local indígena
- c) Por meio das monções
- d) Pelas províncias nordestinas
- e) Pela província de Mato Grosso
- #227267
- Banca
- UNIR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A mudança será imposta sob a forma de golpe militar, ficando entretanto contida dentro dos limites de interesses dos grupos que integram o movimento e que realizarão apenas as modificações institucionais necessárias à sua efetivação ao poder e à realização de uma política econômica e administrativa propícia aos seus interesses.
(DA COSTA, Emília Viotti. Da Monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Grijalbo, 1977.)
O texto acima refere-se ao fim do Império no Brasil. Sobre o assunto, analise as afirmativas.
I - Parte da classe senhorial, incapaz de se adaptar às exigências de modernização da economia, foi também abalada pelo fim da escravidão e, conseqüentemente, retirou seu apoio à monarquia.
II - A queda da monarquia, em 1889, representou uma ruptura no processo histórico brasileiro, por exemplo, com melhoras significativas para os trabalhadores rurais, com mudança no sistema de produção e maior independência dos mercados e capitais estrangeiros.
III - O fim da monarquia e conseqüente advento da República deveram-se a uma conjugação de três forças: uma parcela do exército, fazendeiros do oeste paulista e representantes das classes médias urbanas.
IV - Fazendeiros paulistas descontentes com o fim da escravidão e o proletariado urbano e rural foram os responsáveis pela queda do regime monárquico.
Estão corretas as afirmativas
- a) II e IV, apenas.
- b) III e IV, apenas.
- c) I e III, apenas.
- d) I, II e III, apenas.
- e) II, III e IV, apenas.
- #227268
- Banca
- UNIR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
O texto abaixo faz referência à tentativa do tribuno da plebe Tibério Sempronio Graco de coibir um dos principais desdobramentos da expansão romana dos séculos III e II a.C.
Foi, então, quando Tibério Sempronio Graco, cidadão nobre animado por uma grande ambição [...] pronunciou [...] um discurso de extrema gravidade para os povos da Itália; falou de como povos particularmente aptos para a guerra e vizinhos dos romanos pelo sangue, mas em via de deslizar pouco a pouco para a miséria [...] Depois de pronunciar este discurso, pôs em vigor a lei que proibia a posse de mais de 500 medidas de terras.
(APIANO. Guerras civis, I, 9, 35-36.)
Qual desdobramento intencionou-se coibir?
- a) Crescimento de latifúndios
- b) Uso de escravos no exército romano
- c) Aumento do poder pessoal dos generais romanos
- d) Favorecimento econômico aos aliados em detrimento dos senadores romanos
- e) Aumento de impostos para a plebe romana
- #227269
- Banca
- UNIR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Isaac Newton muito colaborou para o desenvolvimento científico. Sobre suas contribuições, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Formulou a teoria ondulatória da luz.
( ) Estudou alguns fenômenos ópticos, que culminaram com a elaboração de uma teoria sobre as cores.
( ) Elaborou a 1.ª e 2.ª leis do movimento, lançando as bases da mecânica.
( ) Desenvolveu as primeiras idéias relativas à gravitação universal.
( ) Introduziu o método experimental no estudo dos fenômenos naturais.
Assinale a seqüência correta.
- a) F, F, V, V, F
- b) F, F, F, V, V
- c) V, V, V, F, F
- d) F, V, V, V, F
- e) V, V, F, V, F
- #227270
- Banca
- UNIR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Um garoto opera por meio de controle remoto um helicóptero de brinquedo com velocidade horizontal de 5,4 km/h. Se o helicóptero for submetido a uma aceleração vertical de 2,0 m/s2 , seu deslocamento, durante o intervalo de tempo de 2,0 s, será:
- a) 7,0 m
- b) 4,0 m
- c) 3,0 m
- d) 8,5 m
- e) 5,0 m
- #227271
- Banca
- UNIR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Sobre o calor, analise as afirmativas.
I - Calor é a energia transferida de um corpo para outro em virtude de uma diferença de temperatura entre eles.
II - O calor se propaga no vácuo por condução.
III - Um pedaço de carne assará mais rapidamente se o espeto for metálico.
IV - As roupas escuras refletem a maior parte da radiação que nelas incide.
V - Uma pessoa sente frio quando perde calor rapidamente para o meio ambiente.
VI - As máquinas térmicas, operando em ciclos, transformam em trabalho todo calor a elas fornecido.
Estão corretas as afirmativas
- a) I, III e VI, apenas.
- b) II, IV, V e VI, apenas.
- c) I, III e V, apenas.
- d) II, III, IV e V, apenas.
- e) III, IV, V e VI, apenas.