Processando...

Simulado UNIMONTES - Português | CONCURSO

Simulado UNIMONTES - Português

OBJETIVOS | Simulado Prefeitura de Montes Claros/MG - Português

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado Prefeitura de Montes Claros/MG - Português

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso Prefeitura de Montes Claros/MG.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado Prefeitura de Montes Claros/MG - Português

Este simulado contém questões da banca UNIMONTES, para nível Superior do cargo de Administrador. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Prefeitura de Montes Claros/MG.

*Conteúdo Programático do Simulado Prefeitura de Montes Claros/MG - Português .

Leitura, compreensão e interpretação de textos de natureza diversa: descritivo, narrativo, dissertativo, e de diferentes gêneros, como, por exemplo, crônica, notícia, reportagem, editorial, artigo de opinião, texto argumentativo, informativo, normativo, charge, propaganda, ensaio, etc. As questões de texto verificarão as seguintes habilidades: identificar informações no texto; relacionar uma informação do texto com outras informações oferecidas no próprio texto ou em outro texto; relacionar uma informação do texto com outras informações pressupostas pelo contexto; analisar a pertinência de uma informação do texto em função da estratégia argumentativa do autor; depreender de uma afirmação explícita outra afirmação implícita; identificar a ideia central de um texto; estabelecer relações entre ideia principal e ideias secundárias; inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando: o contexto e/ou universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra (radical, afixos e flexões); relacionar, na análise e compreensão do texto, informações verbais com informações de ilustrações ou fatos e/ou gráficos ou tabelas e/ou esquemas; relacionar informações constantes do texto com conhecimentos prévios, identificando situações de ambiguidade ou de ironia, opiniões, valores implícitos e pressuposições. Habilidade de produção textual. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. As questões de gramática serão baseadas em texto(s) e abordarão os seguintes conteúdos: Fonética: acento tônico, sílaba, sílaba tônica; ortoépia e prosódia. Ortografia: divisão silábica; acentuação gráfica; correção ortográfica. Morfologia: estrutura dos vocábulos: elementos mórficos; processos de formação de palavras: derivação, composição e outros processos; classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego. Sintaxe: teoria geral da frase e sua análise: frase, oração, período, funções sintáticas; concordância verbal e nominal; regência nominal e verbal, crase; colocação de pronomes: próclise, mesóclise, ênclise (em relação a um ou a mais de um verbo). Semântica: antônimos, sinônimos, homônimos e parônimos. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português .

#44096
Banca
UNIMONTES
Matéria
Português
Concurso
DETRAN-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Segundo o texto, na atualidade, a relação entre o mundo de negócios e a natureza vem mudando, porque as ações das empresas em favor da natureza 

  • a) repercutem na imagem da empresa. 
  • b) combatem os efeitos do aquecimento global.
  • c) geram lucros e crescimento nos negócios. 
  • d) preservam a riqueza da biodiversidade. 
#44097
Banca
UNIMONTES
Matéria
Português
Concurso
DETRAN-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

No fragmento que vai de “O aquecimento global” até “empresas” (linhas 28-29), as vírgulas separam

  • a) apostos, do termo fundamental. 
  • b) substantivos abstratos. 
  • c) elementos que exercem a mesma função sintática. 
  • d) adjuntos adverbiais antecipados.
#44098
Banca
UNIMONTES
Matéria
Português
Concurso
DETRAN-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Releia a frase: 

“Desde a Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, o modelo econômico mundial privilegiou a produção em detrimento da preservação dos recursos naturais." (linhas 35-37) 
Comprovam-se, no texto da reportagem, todas as consequências abaixo citadas do modelo econômico referido na frase, EXCETO

  • a) a acelerada destruição da biodiversidade do planeta.
  • b) a demanda por recursos naturais exceder, hoje, a capacidade da Terra.
  • c) a devastação das florestas na América do Sul.
  • d) a demanda para recursos naturais exigir, hoje, a capacidade de duas Terras.
#44099
Banca
UNIMONTES
Matéria
Português
Concurso
DETRAN-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

O plural do substantivo “matéria-prima" (linha 20) é “matérias-primas". 

Marque a palavra em que, no plural, pela tradição da língua, só varia o primeiro elemento.

  • a) Banana-prata.
  • b) Sempre-viva.
  • c) Obra-prima.
  • d) Vitória-régia.
#44100
Banca
UNIMONTES
Matéria
Português
Concurso
DETRAN-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Empregou-se em sentido figurado a seguinte palavra do texto: 

  • a) “fenômeno” (linha 14). 
  • b) “lustrar” (linha 5). 
  • c) “caminho” (linha 25). 
  • d) “jogar” (linha 45). 
#44101
Banca
UNIMONTES
Matéria
Português
Concurso
DETRAN-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

“... a empresa se convenceu de que ignorar o problema poderia ser perigoso para o futuro de seu negócio." (linhas 19-20) 

Em qual das alternativas abaixo, um verbo tem a mesma regência que “convencer-se", no exemplo citado? 

  • a) Estimou-se quanto custariam os serviços prestados gratuitamente pela natureza ao homem.
  • b) Os ambientalistas queixavam-se de que o dejeto dos animais era descartado sem controle algum.
  • c) Os efeitos danosos da industrialização no ambiente se tornaram mais visíveis
  • d) O mundo financeiro move-se de acordo com a sua percepção de risco.
#44102
Banca
UNIMONTES
Matéria
Português
Concurso
DETRAN-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Depreende-se do texto que “inextricável”, que deu origem a “inextricavelmente” em “O mundo dos negócios e o mundo natural estão inextricavelmente ligados.” (linhas 32-33), significa: 

  • a) que não se pode dissociar. 
  • b) que não se pode extinguir. 
  • c) que não se pode distinguir. 
  • d) que não se pode explorar. 
#44103
Banca
UNIMONTES
Matéria
Português
Concurso
DETRAN-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Releia a seguinte passagem:

“Há dez anos (...), a Coca-Cola não estava preocupada com o derretimento das geleiras..." (linhas 16-17). 

Em qual das alternativas abaixo a lacuna NÃO deve ser preenchida com “Há", mas, sim, com “A"?

  • a) ...... muitas maneiras de preservar a natureza.
  • b) ...... quem pense que a defesa ambiental é um luxo para os ricos.
  • c) ...... mais inovação em uma economia verde.
  • d) ...... alguns metros dali, avistava-se uma extensa área verde.
#44104
Banca
UNIMONTES
Matéria
Português
Concurso
DETRAN-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Para as empresas, seu maior desafio, de acordo com o texto, está no fato de 

  • a) todos os ecossistemas do planeta estarem ameaçados.
  • b) a destruição do meio ambiente afetar o seu funcionamento. 
  • c) o mundo dos negócios e o mundo natural caminharem paralelos. 
  • d) os bens da natureza não serem inesgotáveis. 
#44105
Banca
UNIMONTES
Matéria
Português
Concurso
DETRAN-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

NÃO se identificou corretamente o tipo de relação estabelecida pela conjunção, locução conjuntiva ou preposição sublinhada na alternativa 

  • a) “... já que podem significar lucros...” (linha 10) → CONCLUSÃO. 
  • b)  “Se a escalada dessa demanda continuar... (linha 41) → CONDIÇÃO. 
  • c) “Para entender o fenômeno...” (linha 14) → FINALIDADE.
  • d) “De acordo com a ONU... (linha 43) → CONFORMIDADE.