Simulado UNIFAP | Pedagogo | CONCURSO
SIMULADO UNIFAP | PEDAGOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UNIFAP para o cargo de Pedagogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca DEPSEC para o concurso UNIFAP. Estas questões são especificamente para o cargo de Pedagogo, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UNIFAP | Pedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UNIFAP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #113975
- Banca
- UNIFAP-DEPSEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
I. Os Preâmbulos dos textos I e II assemelham-se ao utilizar morfologia de pessoa em todos os verbos. II. O tema principal dos dois Preâmbulos é anunciado no primeiro período, a saber, “sustentabilidade” (Texto I) e “momento crítico da história da terra” (Texto II). III. Os Preâmbulos dos textos I e II assemelham-se ao utilizar majoritariamente orações com sujeitos ocultos e indeterminados.
Sobre as assertivas acima, é CORRETO afirmar que:
- a) Apenas I está correta.
- b) Apenas II está correta.
- c) Apenas III está correta.
- d) I e II estão corretas.
- e) I e III estão corretas.
- #113976
- Banca
- UNIFAP-DEPSEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O contraste entre os Textos I e II permite afirmar que:
- a) A intertextualidade se configura entre ambos a partir do uso reiterado da forma “dever”.
- b) A intertextualidade se configura entre ambos ao mencionarem as Nações Unidas.
- c) A intertextualidade se configura entre ambos na forma de paráfrase, já que apresentam a mesma ideia, trocando apenas as palavras.
- d) Não é possível pensar intertextualidade entre ambos já que, embora tratem de questões relevantes à humanidade, constituem-se independentes um do outro.
- e) Não é possível pensar intertextualidade entre ambos já que o Texto I é direcionado às lideranças políticas mundiais e aos cientistas, e o Texto II é direcionado à sociedade em geral.
- #113977
- Banca
- UNIFAP-DEPSEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Os textos I e II usam reiteradamente a palavra “dever”, conforme se observa nos excertos a seguir:
I. A cooperação internacional baseada na “Década das Nações Unidas” deve ser promovida e ativamente coordenada com os principais Tratados.
II. As metas do ODS 6 não podem ser atingidas com as políticas atuais. Nós, juntos, devemos nos comprometer com a implementação de boas práticas (muitas das quais foram apresentadas durante o 8º Fórum Mundial da Água), bem como com uma melhoria drástica na governança da água.
III. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado.
IV. Devemos aprofundar e expandir o diálogo global gerado pela Carta da Terra, porque temos muito que aprender a partir da busca iminente e conjunta por verdade e sabedoria.
Sobre as diferentes formas morfológicas que a palavra “dever” assume nos excertos apresentados, é CORRETO afirmar que:
- a) São verbos auxiliares modais utilizados em posição imediatamente anterior ao verbo principal.
- b) São verbos auxiliares modais produzidos em uma estrutura do tipo: dever + ser ou dever + ter.
- c) São verbos auxiliares modais, com exceção do exemplo em (ii), que se comportam como adjetivo.
- d) São verbos auxiliares modais, com exceção do exemplo em (iii), que se comportam como substantivo.
- e) São verbos auxiliares modais, com exceção do exemplo em (iv), que se comportam como substantivo.
- #113978
- Banca
- UNIFAP-DEPSEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Nota-se no Texto I a apresentação em itálico das expressões “per se” e “fora da caixa de água”. Sobre estas expressões é CORRETO afirmar que:
- a) A expressão “per se” tem origem latina e, assim como “fora da caixa de água”, foi utilizada em sentido metafórico.
- b) A expressão “per se” foi utilizada como sinônimo da palavra “simplista”, ao passo que a expressão “fora da caixa de água” foi utilizada com o sentido de “para além da caixa de água.”
- c) Ambas as expressões foram utilizadas em contextos cujo escopo da informação é apontar para a ampliação de perspectivas, “ir além de”.
- d) A expressão “per se” constitui-se exemplo de estrangeirismo no Português Brasileiro, ao passo que a expressão “fora da caixa de água” constitui-se exemplo de uso da língua em sentido denotativo.
- e) A expressão “per se” foi utilizada em sentido conotativo, ao passo que a expressão “fora da caixa de água” foi utilizada em sentido denotativo.
- #113979
- Banca
- UNIFAP-DEPSEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O conteúdo do Texto I, para os que vivem na Amazônia, poderia ser interpretado como irrelevante, já que se trata da região com a maior concentração de água doce do mundo. Segundo dados do Museu Paraense Emilio Goeldi, por exemplo, a Amazônia detém 1/5 da água doce disponível no mundo.
Esse aparente contraste entre o conteúdo do texto e a realidade amazônica concernente à abundância de água, aproxima-se de característica semântica normalmente tratada como:
- a) Paradoxo.
- b) Antonímia.
- c) Sinonímia.
- d) Homonímia.
- e) Paronímia.
- #113980
- Banca
- UNIFAP-DEPSEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
“Por exemplo, assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos é uma condição necessária para acabar com a pobreza e a fome, melhorar a qualidade de vida e atingir a maioria das outras metas ambiciosas propostas na Agenda 2030.”
Sobre a forma destacada no excerto acima extraído do Texto I é CORRETO afirmar que:
- a) Trata-se de conjunção coordenativa utilizada para relacionar ora duas orações, ora dois termos semelhantes de uma mesma oração.
- b) Trata-se de conjunção subordinativa utilizada para relacionar as orações entre si.
- c) Trata-se de conjunção coordenativa utilizada para evitar o emprego de vírgulas e de pontos em seguida.
- d) Trata-se de conjunção subordinativa utilizada para relacionar ora duas orações, ora dois termos semelhantes de uma mesma oração.
- e) Trata-se de conjunção coordenativa utilizada para relacionar as orações entre si.
- #113981
- Banca
- UNIFAP-DEPSEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
No período: “Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação da luta pela justiça e pela paz, e a alegre celebração da vida”. A forma que a palavra “seja” é usada apresenta comportamento morfológico de:
- a) Conjunção com valor alternativo.
- b) Conjunção com valor aditivo.
- c) Verbo auxiliar com valor alternativo.
- d) Verbo principal de uma locução verbal.
- e) Verbo com valor subjuntivo.
- #113982
- Banca
- UNIFAP-DEPSEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Utilizando-se das letras (F) para indicar flexão e (D) para indicar derivação, diga qual sequência exprime os processos morfológicos pelos quais passaram as palavras destacadas no excerto:
“A segurança jurídica e econômica deve fortalecer os setores público e privado responsáveis pelos serviços de abastecimento de água e saneamento, com foco na universalização, transparência e modicidade tarifária, devendo reconhecer abordagens baseadas na comunidade.” (Texto I)
- a) F, D, F, D.
- b) F, D, D, F.
- c) D, D, F, F.
- d) D, F, F, D.
- e) D, F, D, F.
- #113983
- Banca
- UNIFAP-DEPSEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
“Cada um compartilha da responsabilidade pelo presente e pelo futuro, pelo bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos. O espírito de solidariedade humana e de parentesco com toda a vida é fortalecido quando vivemos com reverência o mistério da existência, com gratidão pelo dom da vida, e com humildade considerando em relação ao lugar que ocupa o ser humano na natureza.” (Texto II)
Do ponto de vista da estruturação do período em orações, é CORRETO afirmar que o excerto acima é constituído por:
- a) 3 orações, sendo a primeira subordinada e as demais coordenadas.
- b) 4 orações, sendo a primeira coordenada e as demais subordinadas.
- c) 4 orações, sendo a primeira subordinada e as demais coordenadas.
- d) 5 orações, sendo a primeira coordenada e as demais subordinadas.
- e) 5 orações, sendo a primeira subordinada e as demais coordenadas.
- #113984
- Banca
- UNIFAP-DEPSEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
I. São fatores de textualidade, dentre outros, a coesão e a coerência, a informatividade, a intertextualidade. II. Ao ler um texto, o leitor poderá fazê-lo de maneira superficial, sem qualquer tipo de envolvimento ou poderá envolver-se no texto, ocasião em que já domina seu conteúdo. III. Os gêneros textuais são mais dinâmicos que os tipos textuais no sentido de que aqueles se assentam na diversidade de contextos em que precisamos nos comunicar, ao passo que estes se assentam em estruturas rígidas.
Sobre as assertivas acima, é CORRETO afirmar que:
- a) Apenas I está correta.
- b) Apenas II está correta.
- c) Apenas III está correta.
- d) I e II estão corretas.
- e) I e III estão corretas.
- #113985
- Banca
- UNIFAP-DEPSEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
No que tange ao Pregão Eletrônico, regulado pelo Decreto 5.450/2005, julgue os itens a seguir:
I. O prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a oito dias úteis. II. Até dois dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa poderá impugnar o ato convocatório do pregão, na forma eletrônica. III. Caberá ao pregoeiro, auxiliado pelo setor responsável pela elaboração do edital, decidir sobre a impugnação no prazo de até vinte e quatro horas. IV. Os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatório deverão ser enviados ao pregoeiro, até três dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública, exclusivamente por meio eletrônico via internet, no endereço indicado no edital.
- a) Apenas uma alternativa está correta.
- b) Apenas uma alternativa está incorreta.
- c) Três alternativas estão corretas.
- d) Todas as alternativas estão corretas.
- e) Todas as alternativas estão incorretas.
- #113986
- Banca
- UNIFAP-DEPSEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Assinale a alternativa que NÃO representa um princípio específico que rege os procedimentos licitatórios:
- a) Princípio do julgamento objetivo.
- b) Princípio da eficiência.
- c) Princípio da igualdade.
- d) Princípio da competitividade.
- e) Princípio da indistinção.
- #113987
- Banca
- UNIFAP-DEPSEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Em relação aos direitos do servidor público federal, previstos na Lei 8.112/90, marque a alternativa CORRETA:
- a) O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de 120 (cento e vinte) dias para quitar o débito.
- b) O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, em qualquer hipótese.
- c) O afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se-á com perda total da remuneração.
- d) Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço pelo período comprovadamente necessário para alistamento ou recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 3 (três) dias.
- e) Será concedido horário especial ao servidor portador de deficiência, quando comprovada a necessidade por junta médica oficial, dependendo de compensação de horário
- #113988
- Banca
- UNIFAP-DEPSEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
No que diz respeito aos prazos no processo administrativo federal, regulado pela Lei 9.784/99, assinale a alternativa INCORRETA:
- a) Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do vencimento e incluindo-se o do começo.
- b) Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil seguinte se o vencimento cair em dia em que não houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal.
- c) Os prazos expressos em dias contam-se de modo contínuo.
- d) Os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no mês do vencimento não houver o dia equivalente àquele do início do prazo, tem-se como termo o último dia do mês.
- e) Salvo motivo de força maior devidamente comprovado, os prazos processuais não se suspendem.
- #113989
- Banca
- UNIFAP-DEPSEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Sobre a responsabilidade do servidor público federal, de acordo com a Lei 8.112/90, julgue os itens seguintes em verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa CORRETA.
( ) A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, praticado unicamente na forma dolosa, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros. ( ) Em respeito à independência das esferas cível, penal e administrativa, a responsabilidade administrativa do servidor não será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria. ( ) A responsabilidade penal abrange as infrações penais imputadas ao servidor, nessa qualidade.
- a) V, F, V.
- b) V, V, F.
- c) F, V, V.
- d) F, F, V.
- e) F, F, F.