Processando...

Simulado UNIFAP | VESTIBULAR

Simulado UNIFAP

Simulado UNIFAP

Se você irá prestar o concurso UNIFAP não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados UNIFAP

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado UNIFAP foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Vestibular
  • Instituição: UNIFAP
  • Cargo: Vestibulando
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversas
  • Banca Organizadora: UNIFAP
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

Vejam outros Simulado UNIFAP

  1. Todos Simulados UNIFAP
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados UNIFAP e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões UNIFAP

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões do concurso UNIFAP, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados UNIFAP

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#228832
Banca
UNIFAP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UNIFAP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

As políticas para Educação Superior no Brasil apresentam-se na atualidade como um campo extremamente complexo e diversificado, materializados em seu mecanismo de gestão e de constituição jurídica – na qual as universidades representam diversos interesses – que vão desde a produção científica até o perfil desejado de alunos e docentes. Com base nessa conjuntura estrutural da educação superior no país, definido nas políticas em curso, considere as afirmações:

I. A análise das transformações da Educação Superior, pautadas em inúmeros estudos científicos, permite a identificação dos movimentos de um processo de expansão marcado pela privatização, consolidando uma relação público-privado em suas múltiplas estruturas, reconfigurando-se aos movimentos de reforma do Estado.

II. Pelos baixos índices de matrícula na educação superior, o Sistema Federal manterá financeiramente, com verbas extras - para além do Programa de Financiamento (FIES) e do Programa Universidade para Todos (ProUni) - a iniciativa privada, em seu processo de expansão de matrícula, bem como no seu controle da qualidade ofertada em ações oriundas do tripé ensino-pesquisa-extensão, pelos órgãos federais da educação Superior.

III. De acordo com as metas e diretrizes do Plano Nacional de Educação (2014-2024), as instituições de Educação Superior, públicas e privadas, independentemente da esfera administrativa a que estejam vinculadas devem institucionalizar, obrigatoriamente, suas respectivas Fundações de apoio para prestação de serviços em prol de interesses que atendam às necessidades do mercado internacional e nacional.

IV. As políticas de ampliação de vagas na educação superior, de acordo com a LDB 9394/1996, devem se consolidar na ampliação de programas e ações de incentivo à mobilidade estudantil em cursos de graduação e pós-graduação, em âmbito nacional e internacional, tendo em vista atingir propósito de crescimento das universidades, de alunos advindos de diversas outras instituições do país, em formação de nível superior;

V. De acordo com a LDB 9394/1996, as instituições públicas de ensino superior, no caso de empate em seus processos seletivos, darão prioridade de matrícula ao candidato que comprove ter renda familiar inferior a dez salários mínimos, ou ao de menor renda familiar, quando mais de um candidato preencher o critério inicial.

As afirmações corretas estão presentes em qual das alternativas abaixo?

  • a) I, II e III.
  • b) I, II e IV
  • c) I, III e V.
  • d) I e V.
  • e) I e III.
#228833
Banca
UNIFAP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UNIFAP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A finalidade da Lei n°. 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES como política de avaliação das universidades brasileiras, apresenta-se como justificativa central de:

  • a) melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.
  • b) melhoria da metodologia, prevista no Projeto Pedagógico de Curso, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, atendendo ao desenvolvimento de conteúdos, às estratégias de aprendizagem, ao contínuo acompanhamento das atividades, à acessibilidade metodológica e à autonomia do discente.
  • c) aperfeiçoamento na oferta de estágio curricular supervisionado previsto nos Cursos de graduação, possibilitando a relação teoria e prática, bem como articulação entre o currículo do curso e aspectos práticos que preparam para o mercado de trabalho.
  • d) cumprir sua missão corretamente, tendo como centralidade a empregabilidade, proporcionando aos seus diplomados preparo para fazer uso correto e pleno de suas potencialidades e de suas capacidades, no exercício das profissões escolhidas.
  • e) promover o aprofundamento das ciências e da tecnologia no contexto histórico-social da filosofia, das letras e das artes, buscando vigorosa e metodicamente o conhecimento, por intermédio da livre discussão do ensino, da pesquisa e da extensão, fazendo da ação profissional, sempre, uma ação retomada para o futuro.
#228834
Banca
UNIFAP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UNIFAP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

“A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Amapá foi regulamentada através da Resolução nº. 025/CONSU, de 27 de setembro de 2006, que aprova o seu Regimento, e está ligada administrativamente ao Departamento de Avaliação Institucional (DEAVI), da Pró-reitoria de Planejamento. [...] A CPA coordena e articula o processo interno de avaliação, sistematiza e presta as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) (Art.11 da lei 10.861/04).” (PDI UNIFAP, 2015-2019, p. 97).

Considerando o excerto acima é CORRETO afirmar que:

  • a) A avaliação dos cursos de graduação ocorrerá trienalmente, em todos os anos ímpares. Nos anos pares e de forma anual será realizada a avaliação institucional de forma que os processos avaliativos da UNIFAP sejam contínuos e tenham como princípio a participação de todos os estudantes.
  • b) A avaliação dos cursos de graduação ocorrerá bianualmente, em todos os anos pares. Nos anos ímpares e também de forma bianual será realizada a avaliação institucional de forma que os processos avaliativos da UNIFAP sejam contínuos e tenham como princípio a participação de todos os estudantes e docentes.
  • c) A avaliação dos cursos de graduação ocorrerá anualmente. Nos anos ímpares e também de forma anual será realizada a avaliação institucional de forma que os processos avaliativos da UNIFAP sejam contínuos e tenham como princípio a participação de todos os estudantes e docentes.
  • d) A avaliação dos cursos de graduação ocorrerá bianualmente, em todos os anos pares. De forma anual será realizada somente a avaliação docente de forma que os processos avaliativos da UNIFAP sejam contínuos e tenham como princípio a participação de todos os docentes.
  • e) A avaliação dos cursos de graduação ocorrerá semestralmente. Será realizada a avaliação institucional anual de forma que os processos avaliativos da UNIFAP sejam contínuos e tenham como princípio a participação de todos os estudantes, técnicos e docentes.
#228835
Banca
UNIFAP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UNIFAP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB N. 9.394/1996), NÃO é finalidade da Educação Superior:

  • a) estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
  • b) formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua.
  • c) incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.
  • d) promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação.
  • e) Ofertar cursos de formações experimentais, em áreas que não constem do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, o que dependerá, para sua continuidade, do reconhecimento pelo respectivo Conselho Estadual de Educação, no prazo de três anos, e da inserção no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, no prazo de cinco anos, contados da data de oferta inicial da formação.
#228836
Banca
UNIFAP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UNIFAP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O Censo da Educação Superior constitui-se importante instrumento de obtenção de dados para a geração de informações que subsidiam a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas, além de ser elemento importante para elaboração de estudos e pesquisas sobre o setor. O Censo coleta informações sobre as Instituições de Educação Superior (IES), os cursos de graduação e sequenciais de formação específica e sobre os discentes e docentes vinculados a esses cursos.

Marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a forma como é realizado esse Censo.

  • a) é realizado semestralmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
  • b) é realizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  • c) é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
  • d) é realizado anualmente em parceria pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ambos com responsabilidade, por semestres específicos, efetivar o censo do ano em curso.
  • e) é realizado semestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
#228837
Banca
UNIFAP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UNIFAP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de Instituições de Educação Superior (IES), terão prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação. Assim, as orientações emanadas do servidor Pedagogo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), aos Departamentos e Coordenações de Curso da referida IES deverá ser:

I - após um prazo para saneamento de deficiências eventualmente identificadas pela avaliação, haverá reavaliação, que poderá resultar, conforme o caso, em desativação de cursos e habilitações, em intervenção na instituição, em suspensão temporária de prerrogativas da autonomia, ou em descredenciamento;

II - no caso da UNIFAP, como instituição pública, o Poder Executivo responsável por sua manutenção acompanhará o processo de saneamento e fornecerá recursos adicionais, se necessários, para a superação das deficiências.

III - no caso da UNIFAP, com status de “universidade” e não de “Instituto”, o Poder Executivo responsável por sua manutenção acompanhará o processo de saneamento e não fornecerá recursos adicionais, se necessários, para a superação das deficiências por já ser contemplado, em rubrica orçamentária especifica, recurso para referida despesa.

Assinale a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(s).

  • a) I e II.
  • b) I.
  • c) I e III.
  • d) III.
  • e) Todas estão corretas.
#228838
Banca
UNIFAP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UNIFAP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Na educação superior os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração dos seus cursos, de acordo com as normas dos sistemas de ensino.

Considerando o texto acima podemos afirmar que:

  • a) a informação não procede, pois apesar da autonomia das universidades, o Conselho Nacional de Educação (CNE), será o órgão máximo normativo e deliberativo, no qual caberá sempre, solicitação por parte das universidades, de autorização prévia para tal procedimento.
  • b) a informação não procede, pois apesar da autonomia das universidades, haveria necessidade de normatização na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
  • c) a informação procede, pois, a autonomia das universidades e a regulamentação efetuada pela Lei n°. 9394/1996 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) permitem tal procedimento.
  • d) a informação procede apenas parcialmente, pois, o aproveitamento nos estudos, somente poderá ser demonstrado por meio de provas.
  • e) a informação procede apenas parcialmente, pois, o aproveitamento nos estudos, somente poderá ser demonstrado por constituição de banca examinadora especial.
#228839
Banca
UNIFAP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UNIFAP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.

Sobre o exposto acima é CORRETO afirmar que:

I - Os diplomas expedidos pelas universidades serão por elas próprias registrados, e aqueles conferidos por instituições não universitárias serão registrados em universidades indicadas pelo Conselho Nacional de Educação;

II - Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação;

III - Os diplomas de Mestrado e de Doutorado expedidos por universidades estrangeiras só poderão ser reconhecidos por universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior;

  • a) Somente o item I é correto.
  • b) Somente o item II é correto.
  • c) Somente o item III é correto.
  • d) Os itens I, II e III estão corretos.
  • e) Somente o item I e III estão corretos.
#228840
Banca
UNIFAP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UNIFAP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a estrutura organizacional da UNIFAP é composta dos seguintes órgãos Colegiados Superiores. Marque a alternativa CORRETA.

  • a) Conselho Diretor (CONDIR) e Conselho Universitário (CONSU).
  • b) Conselho Departamental, Ouvidoria e Conselho Universitário (CONSU).
  • c) Conselho Diretor (CONDIR), Procuradoria Jurídica (PROJUR) e Conselho de Docentes.
  • d) Conselho Universitário (CONDIR) e Conselho Nacional de Educação (CNE).
  • e) Conselho Diretor (CONDIR), Auditoria Interna (AUDINT) e Colegiados de Cursos.
#228841
Banca
UNIFAP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UNIFAP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

A Universidade Federal do Amapá desenvolve o programa de assistência estudantil, Pró-estudante UNIFAP, que sistematiza dentro da instituição os auxílios estudantis, cuja fonte de financiamento é liberada a partir do? Marque a alternativa CORRETA.

  • a) Fundo Nacional da Educação Superior (FUNDES).
  • b) Fundo de Ciência e Tecnologia (FUNCITE).
  • c) Plano de Acesso e Permanência Estudantil (PAPE).
  • d) Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
  • e) Plano Pró-estudante Universal (PPEU).