Simulado UNIFAL-MG | VESTIBULAR
Simulado UNIFAL-MG
Se você irá prestar o concurso UNIFAL-MG não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados UNIFAL-MG
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado UNIFAL-MG foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Vestibular
- Instituição:
UNIFAL-MG - Cargo: Vestibulando
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversas
- Banca Organizadora: UNIFAL-MG
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado UNIFAL-MG
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados UNIFAL-MG e saiam na frente em seus estudos.
Questões UNIFAL-MG
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões do concurso UNIFAL-MG, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados UNIFAL-MG
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #227362
- Banca
- UNIFAL-MG
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A formação do mundo contemporâneo foi marcada, entre outros eventos, pela ascensão de dois movimentos de idéias que polarizaram as lutas políticas, sociais e econômicas na maior parte dos séculos XIX e XX: o liberalismo e o socialismo. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito desse tema.
- a) A fisiocracia, um movimento de idéias que desabrochou em meados do século XVIII na França, defendia a coletivização da posse da terra, a estatização da indústria e o controle de preços dos produtos da cesta básica pelo Estado.
- b) Adam Smith e David Ricardo são considerados autores fundamentais no desenvolvimento do liberalismo clássico.
- c) O liberalismo tem como pressuposto básico a idéia de que a liberdade individual é condição fundamental para o desenvolvimento humano. Por isso, os liberais entendem que a melhor organização política é aquela que confere a maior margem de liberdade para os indivíduos agirem no mundo econômico.
- d) Karl Marx, Frederic Engels e Lênin são os principais teóricos do chamado socialismo científico.
- e) Embora o ideal de igualdade seja comum a ao socialismo e ao liberalismo, as duas doutrinas divergem bastante sobre a natureza e sobre o grau de igualdade a ser garantido mediante a ação do Estado.
- #227363
- Banca
- UNIFAL-MG
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
No período compreendido entre 1940 e1985, a vida política brasileira passou por acontecimentos dramáticos que deixaram profundas marcas na memória nacional. Sobre esse período, assinale a alternativa correta.
- a) Depois do afundamento de vários navios mercantes brasileiros por submarinos alemães, o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial aliando-se aos países do Eixo.
- b) A deposição de Vargas em 24 de agosto de 1945 foi precipitada pelo episódio que ficou conhecido como o “atentado da rua Toneleiros”, praticado pelo chefe da segurança presidencial contra Carlos Lacerda, o principal líder da oposição. Esse golpe militar pôs fim ao chamado Estado Novo.
- c) Após a inesperada renúncia de Jânio Quadros em agosto de 1961, o Brasil viveu uma curta experiência de sistema republicano parlamentarista, que reduzia os poderes do presidente da República.
- d) Depois de uma prolongada crise política, os militares depuseram o presidente João Goulart em 31 de março de 1964. Em 1º de abril de 1964, o novo governo revogou a Constituição de 1946, suspendeu os direitos individuais e fechou o Congresso Nacional. Em maio do mesmo ano, outorgou uma nova Constituição que suprimiu o poder legislativo e concedeu plenos poderes ao executivo.
- e) Num período particularmente turbulento na história do Brasil, Juscelino Kubtschek de Oliveira conseguiu a proeza de se eleger, tomar posse e governar sem enfrentar uma única tentativa de golpe de Estado ou de resistência armada a seu governo.
- #227364
- Banca
- UNIFAL-MG
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O final do século XX foi caracterizado por uma sucessão de acontecimentos que mudaram substancialmente os rumos da história humana. Assinale a alternativa correta sobre esse processo de mudanças.
- a) Entre os acontecimentos políticos mais importantes do final do século XX, merecem destaque a queda do Muro de Berlim e o fim dos regimes comunistas instalados na União Soviética, na China continental, na Coréia do Norte, no Irã e na Europa Central.
- b) As últimas décadas do século XX foram marcadas pelo recrudescimento das práticas protecionistas e pelo aumento da intervenção do Estado na economia dos países capitalistas avançados, o que contribuiu de forma decisiva para reduzir o volume do comércio internacional.
- c) A significativa redução dos fluxos migratórios de africanos pobres para os países ricos da Europa no final do século XX foi um resultado direto do processo de descolonização da África. Com raras exceções, a conquista da independência garantiu a estabilidade política e esta favoreceu o desenvolvimento econômico dos novos Estados africanos.
- d) O final do século XX foi marcado pelo prestígio das idéias neoliberais, o que se materializou na redução da participação do Estado na economia, na desregulamentação da atividade econômico- financeira e na redução das barreiras tarifárias. Essa liberalização contribuiu para um extraordinário incremento do comércio e dos fluxos de capitais entre as nações, inaugurando a chamada era da globalização.
- e) Um dos efeitos da globalização e do fim da Guerra Fria foi a suspensão do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba.
- #227365
- Banca
- UNIFAL-MG
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a Revolução Industrial.
- a) O principal combustível da primeira Revolução Industrial foi o carvão mineral.
- b) Um dos episódios importantes da Revolução Industrial foi o aperfeiçoamento do motor a vapor realizado por James Watt na segunda metade do século XVIII. A adoção da biela e da manivela transformou o movimento linear do pistão em movimento circular, permitindo que o motor fosse acoplado a máquinas de fiar e a teares mecânicos.
- c) Alguns historiadores consideram que o desenvolvimento da lançadeira volante por John Kay, em 1733, foi um passo importante na série de invenções e aperfeiçoamentos mecânicos que contribuíram para desencadear a Revolução Industrial.
- d) A Revolução Industrial gerou movimentos de revolta de trabalhadores que se sentiam ameaçados pela mecanização da produção. Uma das mais célebres manifestações dessa revolta contra as máquinas foi o chamado movimento ludita, derivado de Ned Ludd, o nome de um ativista político que pregava a destruição das máquinas pelos trabalhadores.
- e) A Revolução Industrial recebeu essa denominação porque foi uma inovação tecnológica de grande repercussão econômica e social, que surgiu de forma abrupta e se irradiou de forma rápida e homogênea pela Europa e pelos Estados Unidos da América no final do século XVIII.
- #227366
- Banca
- UNIFAL-MG
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Entre o período final da época medieval e o início da modernidade, a Europa viveu um conjunto de transformações políticas, econômicas, sociais e culturais. No plano da cultura, tais transformações deram origem ao Renascimento e à Reforma Protestante. A respeito desses movimentos, assinale a alternativa correta.
- a) Os artistas e pensadores renascentistas tinham em comum uma visão de mundo baseada nos valores estéticos do barroco e nas concepções da Reforma Protestante. Em razão disso, os pintores e escultores do Renascimento elegiam como temas de suas obras somente os profetas e os anjos.
- b) Uma característica comum aos pensadores renascentistas e protestantes era um profundo deísmo, caracterizado, sobretudo, nas obras de Tomas de Aquino, de Lutero e de Leonardo da Vinci.
- c) A Reforma Protestante e o Renascimento constituíram movimentos homogêneos, que se desenvolveram concomitantemente, e com igual intensidade, nas mais diferentes regiões da Europa ocidental
- d) Thomas More, ao narrar a existência de uma sociedade sem males na ilha de Utopia, sintetizou os ideais renascentistas e protestantes dos quais era partidário.
- e) O Humanismo, movimento intelectual vinculado ao Renascimento, tinha como centro de suas preocupações o homem. Os humanistas consideravam o homem obra de Deus e dotado de capacidade de compreender, modificar e dominar a natureza.
- #227367
- Banca
- UNIFAL-MG
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A escravidão, relação de trabalho predominante no Brasil nos períodos colonial e imperial, marcou profundamente a sociedade brasileira. Afinal, o trabalho escravo persistiu por mais de trezentos anos. A respeito da escravidão, assinale a alternativa correta.
- a) Embora duramente atingidos pelo desemprego gerado pelas constantes crises industriais em Portugal, os trabalhadores assalariados portugueses não aceitavam os baixos salários que lhes eram oferecidos no Brasil. Sendo assim, os colonizadores foram obrigados a adotar o trabalho escravo do africano
- b) Embora a escravidão indígena na América portuguesa não sofresse oposição da Coroa e da Igreja, o índio não foi utilizado como mão-de-obra em razão da preferência do senhor escravo pelo africano. Tal preferência do senhor de escravos decorria dos lucros possibilitados pelo tráfico africano.
- c) No século XIX, as pressões inglesas para o fim do tráfico africano, a imigração européia, a difusão dos ideais de liberdade e a pressão exercida pelo movimento abolicionista sedimentaram o caminho para o fim da escravidão no Brasil.
- d) Na primeira metade do século XVIII, com a crise na produção de açúcar no nordeste e o desenvolvimento da mineração na região centro- oeste, ocorreu uma diminuição do número de escravos no Brasil.
- e) O predomínio exclusivo do trabalho escravo africano em todas as atividades excluiu a existência do trabalho assalariado nos engenhos de açúcar do nordeste do Brasil nos séculos XVI, XVII e XVIII
- #227368
- Banca
- UNIFAL-MG
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Sobre as doenças humanas, assinale a alternativa INCORRETA
- a) A tuberculose e a pneumonia são doenças causadas por bactérias patogênicas e que comprometem, em geral, os pulmões.
- b) Gonorréia e sífilis, doenças sexualmente transmitidas, são causadas por organismos patogênicos procariontes.
- c) A febre tifóide, que provoca úlceras no intestino, diarréia, cólica e febre, é causada pelo protozoário Giardia lamblia.
- d) O Schistosoma mansoni, que provoca problemas no fígado, no baço e no intestino, com diarréias, dores abdominais e emagrecimento, é um parasita digenético.
- e) O nematódeo Ascaris lumbricoides desenvolve-se no intestino delgado do hospedeiro, onde macho e fêmea acasalam.
- #227369
- Banca
- UNIFAL-MG
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Com relação à fisiologia da digestão do homem e de outros vertebrados, assinale a alternativa correta
- a) As aves, por serem todas herbívoras, realizam a digestão química na porção do estômago denominada de papo.
- b) Nos mamíferos herbívoros não-ruminantes, a digestão não é auxiliada por microorganismos como bactérias e protozoários.
- c) Os sistemas digestórios de anfíbios e de répteis têm aberturas próprias, ou seja, o ânus.
- d) No sistema digestório humano, todo o processo denominado de digestão tem início e término no estômago.
- e) No sistema digestório humano, o ácido clorídrico, que atua no estômago, torna o seu conteúdo fortemente ácido e o suco pancreático, que atua no duodeno, neutraliza essa acidez.
- #227370
- Banca
- UNIFAL-MG
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Diferentemente das algas e dos musgos, as pteridófitas, as gimnospermas e as angiospermas são plantas vasculares. Considerando esses organismos e suas características, assinale a alternativa correta.
- a) As plantas vasculares apresentam tecidos condutores de água e de matéria orgânica, denominados xilema e floema.
- b) Os musgos e as algas pluricelulares macroscópicas pertencem ao reino das Briófitas.
- c) Os soros, distribuídos na superfície das folhas dos esporófitos das pteridófitas, contêm os gametângios.
- d) As gimnospermas e as angiospermas produzem frutos e sementes contendo o embrião resultante da fecundação interna.
- e) As flores, contendo os estames e os carpelos, são as estruturas reprodutivas das pteridófitas, das gimnospermas e das angiospermas.
- #227371
- Banca
- UNIFAL-MG
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
O cerrado é uma região caracterizada pelos solos ácidos, que apresenta clima quente com períodos alternados de inverno seco e verão chuvoso. A vegetação é constituída por árvores esparsas, arbustos e gramíneas, e a fauna apresenta a capivara, que se alimenta de capim, e pode ser o alimento de animais carnívoros, como a onça- pintada. Considerando conceitos ecológicos e as informações apresentadas, assinale a alternativa INCORRETA.
- a) O cerrado é um ecossistema brasileiro pertencente ao epinociclo, que corresponde ao conjunto de ecossistemas terrestres.
- b) As árvores, os arbustos e as gramíneas constituem os organismos produtores do ecossistema.
- c) Na cadeia alimentar, a onça-pintada pertence ao nível trófico dos consumidores secundários.
- d) Ocorre relação de predatismo entre a capivara (presa) e a onça-pintada (predador).
- e) Nesse ecossistema, não ocorrem variações nem influência dos fatores abióticos sobre os organismos.