Simulado UNIFAL-MG | CONCURSO
SIMULADO UNIFAL-MG
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no UNIFAL-MG.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UNIFAL-MG que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores UNIFAL-MG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UNIFAL-MG contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no UNIFAL-MG.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no UNIFAL-MG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO UNIFAL-MG
Para realizar o simulado UNIFAL-MG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UNIFAL-MG você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para UNIFAL-MG é aqui!
- #210674
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Mariana Silva foi convidada para ministrar um Curso sobre o tema “Redação Oficial”. Considerando que a servidora possui grande conhecimento desse assunto e que observou, com rigor, todas as normas constantes no Manual de Redação da Presidência da República (BRASIL, 2002), qual orientação não foi dada por ela?
- a) O uso de Vossa Magnificência e de Magnânimo(a) Reitor(a) deve ser empregado por força da tradição, em comunicações dirigidas a reitores de universidade.
- b) O uso do tratamento digníssimo (DD) às autoridades foi abolido uma vez que a dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público.
- c) Doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico, devendo ser, como regra geral, empregado apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado ou, por costume, para designar bacharéis em Direito e em Medicina.
- d) Vossa Senhoria é empregado para Pró-Reitor, Chefe de Departamento, Conselheiro de qualquer órgão deliberativo ou consultivo da UNIFAL-MG, Coordenador de Curso e ilustríssimo não deve ser usado para particulares, sendo suficiente o pronome de tratamento Senhor(a).
- #210675
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, “a omissão de certos termos ao fazermos uma comparação, omissão própria da língua falada, deve ser evitada na língua escrita, pois compromete a clareza do texto: nem sempre é possível identificar, pelo contexto, qual o termo omitido. A ausência indevida de um termo pode impossibilitar o entendimento do sentido que se quer dar a uma frase” (BRASIL, 2002). Em qual sentença a omissão comprometeu a clareza do texto?
- a) Contratam-se colaboradores, de preferência com experiência.
- b) O Ministério da Educação dispõe de mais verbas do que os Ministérios do Governo.
- c) A UNIFAL-MG comprou café e leite para os convidados; a instituição parceira, torradas e queijo.
- d) O Curso de Ciências Biológicas – Bacharelado tem entrada de alunos no primeiro semestre, o de Licenciatura no segundo.
- #210676
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (BRASIL, 2002) e observando a norma padrão da Língua Portuguesa, todo servidor deve saber que:
- a) “Respeitosamente” é usado para o Presidente da República e “Atenciosamente” para autoridades de hierarquia inferior.
- b) Para evitar equívocos, recomenda-se não deixar a assinatura em página isolada do expediente. Deve-se transferir para essa página ao menos o último parágrafo anterior ao fecho.
- c) Excluídas as comunicações assinadas pelo Reitor, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.
- d) “Att.” é inadequado para documentos oficiais e e-mails, pois é a redução de “attention” / “in attention to”, expressão da escrita empresarial norte-americana usada para direcionar o documento a um destinatário específico. Em português, essa expressão corresponde à redução “A/C” (Ao cuidado de).
- #210677
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A moça triste
Publicado por Lissânder Dias
Eu a encontro todos os dias. No ponto de ônibus. Nunca conversarmos. Mas me chama a atenção seu jeito triste. Sempre com um fone nos ouvidos. Sempre com um cigarro na boca. Nunca ri. Nunca fala com ninguém. Não tem amigos. Pelo menos é o que eu percebo nos cinco minutos que a vejo todos os dias no ponto de ônibus.
A moça triste talvez não seja triste. Talvez esteja apenas cansada. Talvez não goste de falar nem sorrir logo após acordar. Talvez ela seja feliz, muito feliz. Mas meus olhos a veem daquele jeito, e isso me faz pensar em como a tristeza está presente em nós. Em mim.
A moça triste é a metáfora para meu coração. Ela me lembra que minha tristeza anda comigo, mesmo sabendo que o que me faz caminhar seja a alegria.
A moça triste fuma para sentir um pouco de satisfação em algo. Mas isso só denuncia seu vazio, sua solidão. Talvez seja daí que venha sua tristeza: do desamparo, da rejeição por ser pobre, negra e mulher. Talvez.
A moça triste não ouve os sons do mundo. Ela está sempre com o fone nos ouvidos. Talvez ouça músicas alegres para espantar os pensamentos tristes que insistem em lembrá-la o enfado do dia a dia. Mas talvez goste simplesmente de esquecer que a realidade emite sons desagradáveis. Talvez ela queira apenas fugir no barulho de um rádio ou em uma canção que a faça acreditar que a vida será melhor, que ela ainda vai encontrar seu amor.
A moça triste continua sentada no banco do ponto de ônibus. Eu entro no carro que me levará ao trabalho. Não há despedidas. Eu sei que a encontrarei no próximo dia. Sem o sorriso que nunca vem e com a tristeza que a acompanha.
Disponível em:<; Acesso em: 21 abr. 2018 (com adaptações).
Observando a norma padrão da Língua Portuguesa, o trecho reescrito corretamente é:
- a) Ela me lembra de que minha tristeza anda comigo, mesmo sabendo que o que me faz caminhar seja a alegria.
- b) Eu sei que encontrá-la-ei no próximo dia.
- c) Mas meus olhos a veem daquele jeito, e isso me faz pensar em como a tristeza está presente em nós.
- d) Pelo menos é o que eu percebo nos cinco minutos que a vejo todos dias no ponto de ônibus.
- #210678
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Disponível em <;. Acesso em: 10 abr. 2018 (com adaptações).
De acordo com as informações apresentadas no texto, seu principal objetivo é:
- a) Agrupar informações explicativas por meio da integração de textos sintéticos e elementos gráficovisuais.
- b) Apresentar ao leitor uma ironia sobre a vida humana, ao comparar três fases da vida com três situações em cada uma delas.
- c) Entreter o leitor por meio de comparações com a utilização de um tema engraçado sobre o cotidiano da maioria das pessoas.
- d) Influenciar a opinião do leitor, convencendo-o por meio de mensagens e imagens que despertam sentimentos, emoções e sensações.
- #210679
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Disponível em <; . Acesso em: 10 abr. 2018 (com adaptações).
As taxações e as novas palavras inseridas com a reescrita da manchete têm a intenção de:
- a) Verificar problemas de sentido no uso de palavras antônimas a fim de desfazer ambiguidades.
- b) Reparar a forma do autor do texto de se expressar, que não está adequada ao tipo de leitor.
- c) Corrigir inadequações ortográficas e gramaticais de ordem sintático-semânticas.
- d) Desconstruir a mensagem original, revelando uma nova leitura do texto divulgado.
- #210681
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
O texto está estruturado por meio de uma função da linguagem que tem por característica:
- a) Utilizar uma forma de comunicação para referir-se a ela mesma, construindo um processo metalinguístico na interação com o leitor.
- b) Defender um ponto de vista sobre determinada rotina administrativa com a ajuda de um passo a passo interativo e de linguagem simples.
- c) Convencer o leitor a mudar de opinião com a ajuda de textos curtos que indicam ações sobre determinado processo.
- d) Transgredir formas habituais de expressão, buscando deixar o texto mais atraente por meio de uma escrita acessível.
- #210683
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Como não ser machista
1. Pense duas vezes antes de chamar uma mulher de louca só porque vocês têm pontos de vista diferentes.
2. Tire o verbo “ajudar” quando se referir às tarefas de casa.
3. Violência contra mulher não tem “mas...”.
4. Conteste o pensamento “essa é pra casar” e "essa é só para passar a noite".
5. Não deixe que sua insegurança o transforme em um opressor.
6. Entenda que ninguém mata ou bate em alguém por amor.
Disponível em < https://goo.gl/npWENM >. Acesso em: 10 abr. 2018 (com adaptações).
Considerando a tipologia do texto apresentado, sua principal finalidade é:
- a) Enumerar algumas situações em que a mulher é alvo do machismo
- b) Relatar algo que acontece ou aconteceu no cotidiano da maioria das pessoas.
- c) Defender um ponto de vista sobre o mau comportamento dos homens sobre as mulheres.
- d) Dar conselhos por meio de exemplos com o intuito de influenciar uma mudança de comportamento.
- #210687
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Sabe aqueles indivíduos que acham que só a própria opinião política é válida? Além de serem mais propensos a se superestimarem, há boas chances de eles saberem até bem menos que as outras pessoas – justamente por causa dessa visão enviesada sobre o conhecimento que possuem.
Foi isso o que descobriu uma pesquisa da Universidade de Michigan recentemente publicada no Journal of Experimental Social Psychology.
No primeiro teste, os pesquisadores perguntaram aos voluntários sobre as suas crenças a respeito de vários temas políticos, incluindo o quanto eles achavam que sabiam sobre esses tópicos e o quanto se sentiam mais ou menos esclarecidos do que outras pessoas. Depois, cada um precisou resolver quizzes para provar seus conhecimentos reais sobre essas questões.
A conclusão? No caso daqueles que se achavam mais espertos ou “iluminados” que os outros, o conhecimento que de fato possuíam era inferior ao que achavam ter. Por outro lado, os participantes mais humildes às vezes até subestimavam o quanto sabiam.
Disponível em < ;, Acesso em: 10 abr. 2018 (com adaptações).
- a) Saiba como melhorar seu ponto de vista político com essas dicas.
- b) Pesquisa comprova que opinião politica não é para qualquer um.
- c) O problema de achar que sua crença política é melhor que a dos outros.
- d) Defesa política é sinal de confronto entre pessoas mais e menos esclarecidas.
- #210689
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Foi instaurado, no âmbito da UNIFAL-MG, processo administrativo destinado a apurar responsabilidade do servidor José das Couves, por infração praticada no exercício de suas atribuições.
De acordo com a Lei 8.112/1990, como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o afastamento de José das Couves do exercício do cargo, pelo prazo de até:
- a) 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo.
- b) 30 (trinta) dias, sem prejuízo da remuneração. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo.
- c) 60 (sessenta) dias, com prejuízo da remuneração. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, desde que concluído o processo.
- d) 30 (trinta) dias, com prejuízo da remuneração. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, desde que concluído o processo.