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Simulado UNEMAT de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado UNEMAT de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO UNEMAT DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso UNEMAT.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UNEMAT que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores UNEMAT, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UNEMAT de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso UNEMAT.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso UNEMAT. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UNEMAT
Para realizar o simulado UNEMAT você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UNEMAT você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UNEMAT é aqui!


#156407
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(1,0) 1 - 

Um analista recebeu amostras de tintura permanente de cabelo da cor “Louro Médio 7.0”, de marcas diferentes, para determinar a quantidade de amônia na composição. Foram utilizadas aproximadamente 3,0 gramas da amostra e diluídas em 50,0 mL de água destilada em balão volumétrico. Em seguida, foram retirados 5,0 mL dessa solução e transferidos para um erlenmeyer de 150,0 mL que continha 50 mL de água destilada. O indicador utilizado foi o verde de bromocresol. A determinação de amônia foi feita por titulação, com uma solução aquosa de ácido clorídrico a 0,1 mol L-1 padronizado.

Os dados da titulação são mostrados na tabela a seguir:



De acordo com a Resolução nº. 79 de 28 de agosto de 2000 (ANVISA), o teor de amônia deve ser de, no máximo, 6,0% no produto final. (DADOS: N = 14 g mol-1 ; H =1 g mol-1 ; Cl = 35,5 g mol-1 )

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 79, de 28 de agosto de 2000. Estabelece a definição e Classificação de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes e outros com abrangência neste contexto, 2000. Diário Oficial da União de 31 de agosto de 2000.

De acordo com os resultados obtidos, assinale a alternativa correta.

  • a) A concentração de amônia encontrada nas amostras X e Z é superior ao limite máximo permitido por legislação.
  • b) A amostra X apresentou concentração de amônia superior ao limite máximo estabelecido por legislação.
  • c) A concentração de amônia determinada nas amostras X, Y e Z ultrapassam o limite máximo permitido por legislação.
  • d) A quantidade de amônia encontrada na amostra Z corresponde a 0,5% (m/m), atendendo ao limite máximo estabelecido por legislação.
#156408
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(1,0) 2 - 

Assinale a alternativa que apresenta as vidrarias de laboratório que permitem precisar o volume das substâncias com maior exatidão.

  • a) Balão de fundo chato, balão de fundo redondo, kitassato, pisseta.
  • b) Becker, balão volumétrico, kitassato, pipeta graduada.
  • c) Balão de fundo redondo, erlenmeyer, becker, balão de fundo chato.
  • d) Proveta graduada, pipeta volumétrica, pipeta graduada, bureta.
#156409
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(1,0) 3 - 

Laboratórios químicos e microbiológicos são considerados áreas de alto risco para a saúde do trabalhador devido à manipulação de substâncias tóxicas, mutagênicas, teratogênicas, cancerígenas, dos agentes patogênicos, além da manipulação de equipamentos que expõe o trabalhador à radiação.

A fim de se evitar os riscos à saúde do trabalhador, três níveis de prevenção foram instruídas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): utilização de Equipamentos de Proteção Coletivos (EPCs), visando proteger a vida da equipe e de terceiros durante a realização de uma determinada tarefa; medidas administrativas visando diminuir o tempo de exposição dos trabalhadores a determinado risco; e a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que têm o objetivo de reduzir, para cada trabalhador e trabalhadora o risco de lesões e danos físicos.

Mesmo com a implantação da Norma Reguladora 06 – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tornando obrigatória a adoção de medidas para garantir a saúde do trabalhador, o Brasil ocupa o quarto lugar no mundo em números de acidentes no trabalho, segundo a OIT.

Disponível em: https://www.crq4.org.br/inform... Acesso em mai. 2018.

Disponível em: http://trabalho.gov.br/noticia... Acesso em mai. 2018.

Em relação ao exposto, e com base nos conhecimentos sobre a rotina diária de um laboratório para a prevenção/minimização de riscos à saúde do trabalhador, analise as afirmações:

I. Os exaustores, chuveiro e lava olhos são importantes EPI’s que necessariamente devem estar instalados nos laboratórios.

II. Uma das funções dos EPIs é a redução da exposição humana aos agentes infecciosos.

III. A utilização de EPI pelo Profissional Técnico em Laboratório é fundamental para a redução do quantitativo de agentes biológicos no laboratório;

IV. Uma das funções dos EPIs é prevenir riscos físicos.

V. A capela é um equipamento de proteção coletivo que deve ser utilizado durante as aulas em que se manuseiam substâncias químicas que liberam vapores e gases.

Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas.

  • a) I, III e IV.
  • b) II, IV e V.
  • c) II, III e IV
  • d) III, IV e V.
#156410
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(1,0) 4 - 

O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) é uma abordagem que traz orientações para a comunicação […] de perigos físicos, à saúde e ao meio ambiente, e estabelece critérios uniformes para a classificação e a comunicação da informação sobre os mesmos”. Entre os meios de comunicação estão os pictogramas, que se tratam de “um conjunto de elementos gráficos, incluindo um símbolo, que representa a classe de perigo associada ao produto, e uma borda. [...] O GHS estabelece nove pictogramas distintos associados às classes de perigos físicos, à saúde e ao meio ambiente.

As figuras abaixo são exemplos de pictogramas estabelecidos pelo GHS:



UEMA, L.K.; RIBEIRO, M.G. Pictogramas do GHS e sua aplicação como ferramenta de comunicação de perigos para estudantes de graduação. Quim. Nova, v. 40, n. 3, pp. 353-361, 2017. (Adaptado)
De acordo com o GHS, os pictogramas I, II e III advertem sobre os seguintes perigos, respectivamente:

  • a) Oxidante, inflamável e substância não perigosa.
  • b) Corrosivo a pele, inflamável e carcinogênico.
  • c) Inflamável, oxidante e substância não perigosa.
  • d) Inflamável, oxidante e irritação da pele e dos olhos.
#156411
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(1,0) 5 - 

As atividades práticas no ensino de Ciências são uma ferramenta de grande importância para auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, e o interesse pela ciência aumenta quando são envolvidos itens do cotidiano. Um grupo de alunos levou algumas amostras ao laboratório de química e realizou três testes de identificação de carboidratos. Os resultados são apresentados no quadro abaixo:



As amostras I, II e III, comuns ao cotidiano dos alunos, correspondem respectivamente a:

  • a) Soro glicosado, suco de maçã e amido de milho.
  • b) Clara de ovo, arroz e refrigerante.
  • c) Batata, refrigerante e soro glicosado.
  • d) Amido de milho, clara de ovo e refrigerante.
#156412
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(1,0) 6 - 

Caixas de merenda de escolas estaduais dividem espaço com tambores de empresas de produtos químicos no galpão de uma empresa de logística em Guarulhos, na Grande São Paulo, […] A denúncia foi feita pelos motoristas que fazem o transporte.

Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/... .html. Acesso em: jan. 2018.

O armazenamento apropriado de produtos, sejam alimentícios ou químicos, tem por finalidade garantir a segurança da saúde e da vida das pessoas. Na organização de um depósito ou almoxarifado, alguns reagentes também não podem ser armazenados junto a outros produtos químicos, pois podem produzir reações perigosas devido à incompatibilidade química, em caso de um acidente.

Assim, para o armazenamento de Produtos Químicos é necessário que:

I. Ácidos e Bases sejam ser estocados em armários diferentes e também separados em sólidos e líquidos.

II. Sais e ácidos fortes sejam armazenados na mesma prateleira, como por exemplo, o cianeto de potássio e ácido clorídrico.

III. Compostos voláteis sejam armazenados dentro da capela de exaustão, para que o ambiente do laboratório não seja contaminado.

IV. Líquidos inflamáveis sejam estocados distantes de fontes de ignição e de produtos oxidantes.

V. Peróxidos estejam distantes de tubulações de água, pois são altamente reativos com esta.

Tendo por base as informações acima, assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.

  • a) II e V.
  • b) II e IV.
  • c) III e V.
  • d) I e IV.
#156413
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(1,0) 7 - 

Frente à necessidade de desenvolvimento de novas classes de antibióticos, diversas pesquisas têm sido desenvolvidas com produtos naturais, sejam de origem vegetal ou animal, visando à detecção e caracterização de compostos químicos com propriedades terapêuticas, entre elas a antibacteriana.

GONÇALVES, A.L.; ALVES FILHO, A.; MENEZES, H. Atividade Antimicrobiana do mel da abelha nativa sem ferrão Nannotrigona testaceicornis (Hymenoptera: Apidae, meliponini). Arq. Inst. Biol., São Paulo, v.72, n.04, pp. 455-459, out/dez., 2005.

Uma pesquisadora avaliou a atividade antibacteriana de um mel proveniente de uma determinada região, e para o experimento, foram utilizadas linhagens de Escherichia coli e Staphylococcus aureus.

Em relação ao estudo, assinale a alternativa correta.

  • a) A Escherichia coli e Staphylococcus aureus são bactérias naturalmente encontradas em amostras de mel.
  • b) Para determinação da atividade antibacteriana é necessário que as amostras de mel estejam contaminadas com bactérias gram-positivas e gram-negativas.
  • c) A Escherichia coli é um grupo de bactérias gramnegativas e pode ser utilizado Ágar MacConkey como meio de cultura para seu crescimento.
  • d) Após os trabalhos, o material utilizado deverá ser lavado com água corrente e sabão, e pode ser reaproveitado.
#156414
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(1,0) 8 - 

Um Profissional Técnico de Laboratório precisava determinar o teor de cinzas de uma amostra de biodiesel e seguiu uma metodologia descrita por Araújo et al, 2008. Para isso, ele utilizou cadinhos previamente tarados via aquecimento em mufla e pesagem. Nos cadinhos foram adicionados uma determinada quantidade de biodiesel. A seguir, a amostra foi submetida a aquecimento até a temperatura de combustão e após a queima foi aquecida a uma temperatura de 800°C por 2 horas. Em seguida foi adicionada uma solução aquosa de ácido sulfúrico (1:1) e a amostra foi novamente submetida ao processo de aquecimento (800°C por 2 horas). O Profissional Técnico aguardou o resfriamento e efetuou a pesagem dos cadinhos. O procedimento de aquecimento foi repetido até observação de peso constante.

ARAÚJO, A. M. M.; EVANGELISTA, J. P. C.; GOMES, A. F.; SOUZA, L. D.; MATIAS, L.G. O. Análises das cinzas sulfatadas do biodiesel produzido a partir da matéria-prima extraída do RN. In: 48º Congresso Brasileiro de Química – Química na Proteção ao Meio Ambiente e à Saúde. Rio de Janeiro, 2008.

Acerca da situação hipotética descrita acima, assinale a alternativa correta.

  • a) O ácido sulfúrico possui a função de dissolver a cinza a fim de prevenir que se formem “pedras”, aumentando a superfície de contato das cinzas com o aquecimento.
  • b) Os cadinhos quentes podem ser pesados em balança analítica, pois o prato da balança é constituído de aço inox, o que resiste a altas temperaturas.
  • c) O Profissional Técnico poderia utilizar uma estufa de secagem para realizar o procedimento sem afetar a qualidade e a morosidade do mesmo, pois se trata de um equipamento mais seguro e mais econômico.
  • d) Para evitar que as cinzas remanescentes do processo absorvam umidade do ar, é recomendado que aguarde o resfriamento dos cadinhos até uma temperatura em que seja possível colocar o material dentro de um dessecador.
#156415
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(1,0) 9 - 

A medição volumétrica é um procedimento muito comum em atividades laboratoriais. Em análises quantitativas, a exatidão e precisão das medidas são de grande importância, fator que pode ser influenciado também pela escolha da vidraria utilizada. Pipetas graduadas, provetas e buretas são alguns exemplos de vidrarias comumente utilizadas em laboratório.

Sobre vidrarias utilizadas em medições volumétricas, assinale a alternativa correta.

  • a) O balão volumétrico é uma vidraria utilizada para medir volume de gases produzidos em reações controladas.
  • b) A pipeta volumétrica geralmente proporciona medidas mais exatas de volume que em relação ao volume medido por uma pipeta graduada.
  • c) Devido ao coeficiente de expansão do vidro ser desprezível, pode-se realizar a medida de líquidos em temperaturas elevadas sem afetar a precisão e exatidão do volume medido pela vidraria utilizada.
  • d) A bureta é uma vidraria do tipo “a conter”, na qual a sua calibração foi feita para conter um volume específico de um líquido.
#156416
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(1,0) 10 - 

Um professor de química ministrou uma aula sobre toxicidade de metais, na qual foi avaliada a inibição do crescimento da raiz de cebola submersa em soluções de sulfato de cobre em diferentes níveis de concentração.

Para o preparo das soluções, foi utilizada uma solução aquosa de sulfato de cobre a 6,2 x 10-5 mol L-1 , e a mesma foi diluída nas proporções de 1:20, 1:10 e 1:1 (v/v). (Dados: Cu = 63,5 g mol-1 ; S = 32,1 g mol-1 ; e O = 16 g mol-1 ).

Sobre o experimento realizado, assinale a alternativa correta.

  • a) A concentração das soluções diluídas de sulfato de cobre correspondem a 0,31 x 10-5 mg L-1 (1:20), 0,62 x 10-5 mg L-1 (1:10) e 6,2 x 10-5 mg L-1 (1:1).
  • b) A raiz da cebola deverá crescer à medida que aumenta a concentração de íons cobre na solução.
  • c) A concentração das soluções diluídas de sulfato de cobre correspondem a 0,5 mg L-1 (1:20), 1 mg L-1 (1:10) e 5 mg L-1 (1:1), aproximadamente.
  • d) A concentração de íons cobre é maior na diluição de 1:20 se comparada com a proporção de 1:1.
#156417
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(1,0) 11 - 

É recomendada a solução de fundação em sapatas no caso de:

  • a) Solo mole e presença de nível de água.
  • b) Solo mole e ausência de nível de água.
  • c) Solo colapsível e presença de nível de água.
  • d) Solo resistente e ausência de nível de água.
#156418
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(1,0) 12 - 

O laudo de sondagem de um terreno indicou Índices de Resistência à Penetração (NSPT) com valores inferiores a 5 (cinco).

Com base nesta informação, assinale a alternativa que descreve esse tipo de terreno.

  • a) Argila rija.
  • b) Areia compacta.
  • c) Silte argiloso médio.
  • d) Solo mole.
#156419
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(1,0) 13 - 

No detalhamento esquemático da viga em concreto armado mostrado na Figura 1, as armaduras indicadas por I, II e III são respectivamente:

  • a) Armadura longitudinal negativa, armadura longitudinal positiva, armadura transversal.
  • b) Armadura longitudinal positiva, armadura de ancoragem, armadura transversal.
  • c) Armadura longitudinal, armadura de ancoragem, armadura transversal.
  • d) Armadura de ancoragem, armadura transversal positiva, armadura de pele.
#156420
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(1,0) 14 - 

No projeto estrutural de um edifício em concreto armado, a planta de cargas e locação de pilares é um desenho composto de:

  • a) Armaduras dos pilares, posição dos pilares em relação a um ponto de referência, quadro de cargas na fundação.
  • b) Armaduras dos pilares, posição dos pilares em relação a um ponto de referência, quadro de cargas verticais.
  • c) Dimensões dos arranques dos pilares, posição dos pilares em relação a um ponto de referência, quadro de cargas nos pilares, quadro de armaduras da fundação.
  • d) Dimensões dos pilares no nível da fundação, posição dos pilares em relação a um ponto de referência, quadro de cargas nos pilares.
#156421
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(1,0) 15 - 

Em “Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário”, pode-se definir “Coluna de ventilação” como.

  • a) Dispositivo provido de fecho hídrico, destinado a vedar a passagem de gases no sentido oposto ao deslocamento do esgoto.
  • b) Tubo ventilador vertical que se prolonga através de um ou mais andares e cuja extremidade superior é fechada, ou ligada a tubo ventilador primário ou a barrilete de ventilação.
  • c) Tubo ventilador vertical que se prolonga através de um ou mais andares e cuja extremidade superior é aberta à atmosfera, ou ligada a tubo ventilador primário ou a barrilete de ventilação.
  • d) Tubo ventilador horizontal que se prolonga através de um ou mais andares e cuja extremidade superior é fechada, ou ligada a tubo ventilador primário ou a barrilete de ventilação.