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Simulado UNCISAL de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado UNCISAL de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO UNCISAL DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso UNCISAL.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UNCISAL que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores UNCISAL, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UNCISAL de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso UNCISAL.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso UNCISAL. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UNCISAL
Para realizar o simulado UNCISAL você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UNCISAL você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UNCISAL é aqui!


#152613
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(1,0) 1 - 

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu Art. 132, com redação dada pela Lei nº 12.696, de 25/07/2012, em cada município e em cada região administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para um determinado mandato. Assinale a alternativa correta sobre o mandato no Conselho Tutelar

  • a) Duração de 2 (dois) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha.
  • b) Duração de 3 (três) anos, sem direito à recondução.
  • c) Duração de 3 (três) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha.
  • d) Duração de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha.
  • e) Duração de 5 (cinco) anos, sem direito à recondução.
#152614
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(1,0) 2 - 

Para Mustafá (2006), o Código de Ética Profissional do Serviço Social de 1975 expressa os elementos dos seminários de Araxá, em 1967, e Teresópolis, em 1970. Dados os itens sobre esta temática,

I. No primeiro documento de Araxá a pauta de trabalho teve como finalidade a discussão sobre a natureza do Serviço Social, seus objetivos e funções.

II. No Encontro de Teresópolis a centralidade foi para a metodologia, que corroborou com as questões filosóficas neotomistas e a postura teórico-metodológica positivista/funcionalista.

III. Atendeu às demandas do momento histórico da sociedade e da profissão.

IV. Reconheceu o Estado como gestor do “bem comum”, em uma perspectiva acrítica, que reproduzia a ordem social estabelecida.

verifica-se que estão corretos apenas

  • a) I, II e IV.
  • b) III e IV.
  • c) II e IV.
  • d) I e III.
  • e) I e II.
#152615
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(1,0) 3 - 

De acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS, 2004, p. 16), os municípios serão classificados a partir de seu porte populacional. Dada a tabela,

Municípios

1. Municípios pequenos 1

2. Municípios pequenos 2

3. Municípios médios

4. Municípios grandes

5. Metrópoles

População

( ) Entre 50.001 a 100.000 habitantes

( ) Entre 20.001 a 50.000 habitantes

( ) Superior a 900.000 habitantes

( ) Até 20.000 habitantes

( ) Entre 100.001 a 900.000 habitantes

Fonte: Política Nacional de Assistência Social (2004).

qual a sequência correta, de cima para baixo?

  • a) 1 – 2 – 4 – 3 – 5
  • b) 1 – 3 – 2 – 5 – 4
  • c) 3 – 2 – 5 – 1 – 4
  • d) 4 – 2 – 3 – 1 – 5
  • e) 5 – 4 – 2 – 3 – 1
#152616
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(1,0) 4 - 

Para Simões (2009), a legislação que regulamenta o trabalho de adolescentes de 14 a 18 anos de idade no plano brasileiro e internacional incide basicamente sobre as relações laborais que estejam inseridas ou não em relações de mercado. Essa legislação se aplica

  • a) às tarefas esporádicas domésticas familiares.
  • b) às festividades de igreja de caráter eventual e benemérito.
  • c) às apresentações teatrais e análogas, com fins educativos.
  • d) à prestação de trabalhos sistemáticos e informais em áreas públicas.
  • e) às entidades sem fins lucrativos, cuja finalidade do trabalho seja para o aprendizado do adolescente.
#152617
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(1,0) 5 - 

De acordo com o estabelecido no Art. 19 da Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 2009, toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes. No Brasil, é missão da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) desenvolver políticas públicas voltadas à promoção dos direitos da criança e do adolescente. Na estrutura da SDH/PR estão os programas que procuram promover os direitos de crianças e adolescentes. Em se tratando da convivência familiar e comunitária, em 2006 foi lançado o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito à Convivência Familiar e Comunitária com o objetivo de fomentar, articular e integrar as diversas políticas, programas, projetos, serviços e ações de apoio sociofamiliar para a promoção, proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária. De acordo com a SDH/PR, o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito à Convivência Familiar e Comunitária possui duas grandes linhas. Assinale a alternativa que indica quais são essas linhas.

  • a) Centralidade da família nas políticas públicas; Primazia da responsabilidade do Estado no fomento de políticas integradas de apoio à família.
  • b) Primazia da responsabilidade do Estado no fomento de políticas integradas de apoio à família; Protocolo Nacional para a Proteção Integral de Crianças.
  • c) Fortalecimento da autonomia da criança, do adolescente e do jovem adulto na elaboração do seu projeto de vida; Centralidade da família nas políticas públicas.
  • d) Protocolo Nacional para a Proteção Integral de Crianças; Adolescentes em Situação de Riscos e Desastres e Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos.
  • e) Respeito à diversidade étnico-cultural, à identidade e orientação sexuais, à equidade de gênero e às particularidades das condições físicas, sensoriais e mentais à família; Fortalecimento da autonomia da criança, do adolescente e do jovem adulto na elaboração do seu projeto de vida.
#152618
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(1,0) 6 - 

No final da década de 70, ganha destaque, na relação Estado – Sociedade, o movimento pela democratização da saúde, que, envolvendo intelectuais/profissionais de saúde, movimentos sociais e estudantes criou condições para a construção do projeto de Reforma Sanitária brasileira. Esse movimento teve como princípio uma crítica à concepção de saúde restrita à dimensão biológica e individual da saúde, bem como a afirmação da relação entre organização social, dos serviços de saúde e prática médica, tendo como fundamento a determinação da doença para pensar o processo de trabalho em saúde.

VASCONCELOS, Ana Maria, 2006, p. 76.

Esse movimento apontado por Vasconcelos tem repercussões na saúde, como por exemplo, a preocupação com a atenção à saúde primária e à saúde comunitária, ainda que a preocupação central fosse com a racionalização dos custos da assistência médica. Essas repercussões possibilitaram o surgimento do

  • a) Sistema Único de Saúde (SUS).
  • b) Programa da Saúde da Família (PSF).
  • c) Programa de Atenção Básica em Saúde (PABS)
  • d) Programa de Ações Integradas de Saúde (PAIS).
  • e) Programa Nacional dos Serviços Básicos de Saúde (PREV Saúde).
#152619
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(1,0) 7 - 

Para Martinell (1995), no plano político, o primeiro pós-guerra foi marcado por uma onda revolucionária, iniciada com a vitória da Revolução Russa em 1917, o que desencadeou uma forte onda do movimento de trabalhadores europeus. Ao tempo em que erguiam-se os impérios econômicos, uma grande faixa de trabalhadores desse continente se pauperizava. Dessa forma, deslocou-se a hegemonia mundial do capitalismo para os Estados Unidos, país vencedor da Primeira Guerra Mundial. Dadas as afirmativas quanto à conjuntura do primeiro pós-guerra e o Serviço Social norte-americano,

I. A questão social era vista de forma reducionista e individual, sendo o Serviço Social concebido como atividade reformuladora do caráter mediante a abordagem psicológica e psicanalítica.

II. O livro “Diagnóstico Social” de Mary Richmond (1950), publicado em 1917, é um exemplo clássico do Serviço Social norte-americano que impulsionou o processo de profissionalização do Serviço Social pelas autoridades acadêmicas.

III. Em 1919 a Escola de Filantropia Aplicada foi incorporada à Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque, com o nome de Escola de Trabalho Social.

IV. O Serviço Social norte-americano incorporou a doutrina social da igreja, com ênfase na dimensão do controle, da repressão e do ajustamento do indivíduo aos padrões estabelecidos pela sociedade burguesa capitalista.

verifica-se que estão corretas apenas

  • a) I e II.
  • b) I e IV.
  • c) III e IV.
  • d) I, II e III.
  • e) II, III e IV.
#152620
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(1,0) 8 - 

Simões (2009), ao sistematizar o quadro histórico das constituições federais brasileiras, identifica os deveres do Estado em matéria securitária, de forma que

  • a) a Constituição de 1946 não alterou o ordenamento jurídico da Constituição de 1934.
  • b) na Constituição Federal de 1934 o conceito de seguridade social aparece como o direito ao seguro social.
  • c) na Constituição Federal de 1988 o conceito de seguro social foi substituído pelo conceito de seguridade social.
  • d) as primeiras iniciativas do Estado no campo da seguridade social aparecem na Constituição Federal de 1824.
  • e) o conceito de seguridade social somente aparece na Constituição Federal de 1988 em garantia ao direito à saúde, à previdência e à assistência social.
#152621
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(1,0) 9 - 

Dadas as afirmativas sobre as políticas sociais na sociedade burguesa, de acordo com a análise marxiana,

I. A existência de políticas sociais é um fenômeno associado à constituição da sociedade burguesa, quando se tem o reconhecimento da questão social inerente ao modo de produção capitalista.

II. A generalização de políticas de seguridade social no capitalismo aconteceu após a Segunda Guerra Mundial, quando da institucionalização do welfare state no continente europeu.

III. O welfare state representou uma política social que sinalizava para a constituição de um amplo projeto de transformação do capitalismo.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • a) I, apenas.
  • b) III, apenas.
  • c) I e II, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#152622
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(1,0) 10 - 

De acordo com os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Saúde, as políticas de Seguridade Social são concebidas na ordem capitalista

  • a) como um avanço do Estado democrático de direito e que assim possibilitam alterações significativas na estrutura o capitalismo.
  • b) como o resultado de um consenso de classe que incorporaram as demandas do trabalho e impuseram limites, ainda que parciais, à economia política do capital.
  • c) para garantir direitos sociais às políticas sociais e contribuir para melhorar as condições de vida e trabalho das classes que vivem do seu trabalho, ainda que não possam, alterando estruturalmente o capitalismo.
  • d) como o resultado de disputas políticas e, nessa arena de conflitos, as políticas sociais, resultantes das lutas e conquistas das classes trabalhadoras, assumem caráter de conciliação entre as classes ao incorporar plenamente as demandas da classe trabalhadora.
  • e) como o resultado de disputas políticas e, nessa arena de conflitos, as políticas sociais, resultantes das lutas e conquistas das classes trabalhadoras, assumem caráter contraditório, podendo incorporar as demandas do trabalho e impor limites, ainda que parciais, à economia política do capital.
#152623
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(1,0) 11 - 

Para Behring e Boschetti (2008), a conexão entre a política social e o Serviço Social no Brasil surge pela via do processo de modernização conservadora do país a partir de 1930. Nesse contexto, houve

  • a) um processo de introdução da temática política social nas pautas profissionais do Serviço Social.
  • b) o debate brasileiro sobre o planejamento das políticas e programas sociais desde a gênese da profissão.
  • c) um processo de expansão do papel do Estado em sintonia com a conjuntura mundial após a crise do capital de 1929.
  • d) a criação das primeiras escolas de Serviço Social, a partir de 1936, quando o currículo profissional do Serviço Social vinculava-se com as políticas sociais.
  • e) a inclusão da temática das políticas sociais no currículo do Serviço Social, que ocorreu na década de 1960, resolvendo o hiato constitutivo de sua gênese no Brasil.
#152624
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(1,0) 12 - 

O projeto da saúde articulado ao mercado ou à reatualização do modelo médico assistencial privatista está pautado na Política de Ajuste, que tem como principais tendências: a contenção dos gastos com racionalização da oferta e a descentralização com isenção de responsabilidade do poder central. A tarefa do Estado, nesse projeto, consiste em garantir um mínimo aos que não podem pagar, ficando para o setor privado o atendimento aos que têm acesso ao mercado. Suas principais propostas são: caráter focalizado para atender às populações vulneráveis por meio do pacote básico para a saúde, ampliação da privatização, estímulo ao seguro privado, descentralização dos serviços em nível local e eliminação da vinculação de fonte com relação ao financiamento. [...]

Nesse contexto, diversas entidades situadas até então no campo progressista têm substituído suas lutas coletivas por lutas corporativas, restritas aos grupos de interesses. Essa concepção está de acordo com o ideário das classes dominantes que tem como perspectiva a ‘americanização perversa’ da sociedade brasileira, neutralizando os processos de resistência com a utilização de estratégias persuasivas, obrigando os trabalhadores a uma prática política defensiva (VIANA, 1999). Esse projeto coletivo, cuja construção iniciou-se nos anos de 1980, tem sido questionado e substituído pelo projeto corporativo que procura naturalizar a objetividade da ordem burguesa.

PARÂMETROS para Atuação de Assistentes Sociais na Saúde. Disponível em<http:www.cfeso.org.br/arquivos/Parametros_para_Atuaçao_de_Assistentes_sociais_na_Saude.pdf> . Acesso em: 28 dez. 2014.

De acordo com o texto, pode-se afirmar que a nova configuração da política de saúde irá impactar o trabalho do Assistente Social em diversas dimensões. Dados os itens abaixo,

I. Ampliação do trabalho precarizado.

II. Formação profissional.

III. Influências teóricas.

verifica-se que está(ão) correto(s)

  • a) I, II e III.
  • b) II e III, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II, apenas.
  • e) I, apenas.
#152625
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(1,0) 13 - 

Simões (2007) define que os benefícios previdenciários concedidos por incapacidade para o trabalho descritos na Lei Orgânica da Previdência Social são

  • a) auxílio doença e pensão.
  • b) aposentadoria especial e pensão.
  • c) auxílio doença e aposentadoria especial.
  • d) auxílio doença e aposentadoria por invalidez.
  • e) auxílio reclusão e aposentadoria por invalidez.
#152626
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(1,0) 14 - 

Costa (2012) descreve que os Conselhos são espaços de interação que se caracterizam por um tipo de distribuição do poder justificada pela realização de uma tarefa comum, de interesse comum, para o cumprimento de uma responsabilidade comum, sendo estes configurados como espaços de participação através de representação de entidades no âmbito das políticas públicas. Assinale a alternativa que indica outras formas de participação direta da população.

  • a) Os Conselhos Tutelares.
  • b) As Conferências e Fóruns deliberativos.
  • c) Os Fóruns representativos e deliberativos.
  • d) As Conferências municipais, estaduais e nacionais, convocadas a cada quatro anos.
  • e) As Conferências na política de assistência social municipais, estaduais e nacionais, convocadas a cada dois anos.
#152627
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(1,0) 15 - 

Na descrição do Art. 22 da Lei nº 12.435, de 6 de julho de 2011, entendem-se por benefícios eventuais as provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e são prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de determinadas situações. Dadas as afirmativas acerca das situações previstas na legislação para fins de concessão de tais benefícios,

I. Nascimento.

II. Calamidade pública.

III. Corte do repasse do Programa Bolsa Família.

IV. Renda per capita de até 1/4 de salário mínimo.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • a) I, II, III e IV.
  • b) I, III e IV, apenas.
  • c) II e III, apenas.
  • d) I e II, apenas.
  • e) IV, apenas.