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Simulado UNCISAL | CONCURSO

Simulado UNCISAL

SIMULADO UNCISAL

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no UNCISAL.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UNCISAL que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores UNCISAL, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UNCISAL contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no UNCISAL.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no UNCISAL. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UNCISAL
Para realizar o simulado UNCISAL você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UNCISAL você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UNCISAL é aqui!


#211166
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
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(1,0) 1 - 

“ANOREXIA EMOCIONAL” E VÍNCULOS AFETIVOS

As formas mais conhecidas de compulsão emocional são a sexual e a codependência. Na primeira, os portadores praticam sexo de maneira incontrolável (e, às vezes, sem critérios na escolha dos parceiros), e, na codependência, as pessoas se afogam em relacionamentos problemáticos, pouco saudáveis e o veem como base e o objetivo da sua existência.

A “anorexia emocional” também se enquadra como compulsão emocional, mas se afasta das demais compulsões que geralmente estão associadas à falta de controle e ao exagero. A “anorexia emocional” trata das dificuldades de envolvimento e de se estabelecer vínculos afetivos, sendo considerada compulsão pelo fato de existir uma força que conduz o portador a repetir um ato deliberado, ou até mesmo contrário à vontade.

Disponível em: < ;. Acesso em: 01 dez. 2014

O uso reiterado das aspas na expressão “anorexia emocional ” se justifica para

  • a) apontar a citação de um neologismo
  • b) provocar surpresa, dúvida ou hesitação.
  • c) realçar ironicamente a expressão destacada
  • d) ressaltar a ocorrência de empréstimos linguísticos.
  • e) acentuar valor significativo à expressão destacada.
#211167
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(1,0) 2 - 

ANESTESIA APAGA MEMÓRIAS RUINS

O gás xenônio, que é usado em faróis de carro (pois gera luz quando recebe eletricidade) e também como anestésico, tem uma terceira utilidade: eliminar memórias traumáticas. Pelo menos em cobaias de laboratório. A descoberta é de cientistas americanos, que submeteram um grupo de ratos a uma situação desagradável – quando tocava um determinado som, eles levavam um choque. As cobaias que inalaram xenônio se esqueceram desse fato e passaram a ignorar o alertasonoro. O efeito acontece porque o gás bloqueia a ação de um aminoácido chamado NMDA, que é necessário para a preservação das memórias.

NOGUEIRA, Salvador. Super Interessante. p. 10. nov. 2014.

A oração destacada no texto classifica-se como

  • a) coordenada explicativa.
  • b) subordinada adjetiva restritiva.
  • c) subordinada adjetiva explicativa
  • d) subordinada substantiva apositiva
  • e) subordinada adverbial concessiva
#211170
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(1,0) 3 - 

Robert Louis Stevenson saiu de casa e fez a longa caminhada até a praia no momento exato em que o sol se punha.Por causa das árvores, da varanda não se avistava o mar, que, duzentos metros abaixo, penetrava as extremidades de dois vales cobertos de mata; para apreciar o mergulho final do sol antes de ter início a escuridão límpida, o melhor era postar-se em meio à s raízes dos mangues, apesar (disse ele a si próprio, enchendo-se de coragem) dos mosquitos e dos flebótomos. Stevenson levou algum tempo para se dar conta da presença de um outro vulto humano, porque este parecia ser apenas mais uma sombra em meio a sombras; porém a figura virou-se e por um momento deu a impressão de que estava olhando para ele. O homem usava um chapéu de aba larga semelhante ao que o próprio Stevenson tinha n a cabeça; e este, embora visse que a pele do outro era branca, não conseguia distinguir suas feições.

MANGUEL, Alberto. Stevenson sob as palmeiras. Trad. Paulo Henriques Brito. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 11

Considerando o emprego dos tempos e modos verbais, predominam no texto

  • a) o pretérito perfeito e o imperfeito do indicativo
  • b) o presente e o pretérito imperfeito do indicativo.
  • c) o futuro do pretérito e o futuro simples do subjuntivo.
  • d) o pretérito imperfeito e o futuro simples do indicativo.
  • e) o pretérito perfeito e o mais-que-perfeito do subjuntivo
#211173
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(1,0) 4 - 

Analise as frases seguintes.

I. Eu estou indo para o banco.

II. Eu não posso falar de chocolate.

III. Todos os alunos comeram seis sanduíches.

IV. Homens e mulheres competentes têm os melhores empregos.

Observando a organização sintática dos elementos na sentença e as interpretações semânticas, essas frases geram que fenômeno semântico?

  • a) Anáfora
  • b) Sinonímia.
  • c) Antonímia.
  • d) Conotação.
  • e) Ambiguidade.
#211174
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(1,0) 5 - 

Nos enunciados seguintes,

I. Como a chuva não dá trégua, os clubes desportivos são sempre uma ótima opção.
II. Acredito que os estudantes teriam melhor desempenhonas avaliações se lessem com mais frequência.
III. As últimas pesquisas apontam para o aumento da AIDSentre jovens de 15 a 24 anos. Revelam ainda alta incidênc ia entre homossexuais.
IV. A atividade humana solicitou tanto da natureza que não há mais garantias de que os ecossistemas do planeta sustentem as futuras gerações.

a relação semântica de causaocorre apenas em

  • a) I e III
  • b) I e IV.
  • c) II e III.
  • d) I, II e IV.
  • e) II, III e IV.
#211177
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(1,0) 6 - 

São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades específicas inatas a “raças” ou a outros grupos humanos. Muita gente ainda acredita que os nórdicossão mais inteligentes do que os negros; que os alemães têm mais habilidade para a mecânica; que os judeus são avarentos e negociantes; que os norte-americanos são empreendedores e interesseiros; que os portugueses são muito trabalhadores e pouco inteligentes; que os japoneses são trabalhadores, traiçoeiros e cruéis; que os ciganos são nômades por instinto, e, finalmente, que os brasileiros herdaram a preguiça dos negros, a imprevidência dos índios e a luxúria dos portugueses.

Os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. Segundo Félix Keesing, “não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais. Qualquer criança humana normal pode ser educada em qualquer cultura, se for colocada desde o início em situação conveniente de aprendizado”. Em outras palavras, se transportarmos para o Brasil, logo após o seu nascimento, uma criança sueca e a colocarmos sob os cuidados de uma família sertaneja, ela crescerá como tal e não se diferenciará mentalmente em nada de seus irmãos de criação. Ou ainda, se retirarmos uma criança xinguana de seu meio e a educarmos como filha de uma família de alta classe média de Ipanema, o mesmo acontecerá: ela terá as mesmas oportunidades de desenvolvimento que os seus novos irmãos.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 24 ed. Rio de Janeiro:J. Zahar, 2009. p. 17-18

Em um texto, dependendo dos objetivos do autor, muitas vozes diferentes podem dialogar. Do trecho transcrito, infere-se que o autor

  • a) apresenta argumentos que reforçam a ideia de que há, nos grupos humanos, um determinismo biológico, uma vez que povos de diferentes partes do planeta apresentam habilidades e costumes culturais diferentes
  • b) apresenta dois modos de conceber as diferenças entre os seres humanos: a “visão” de algumas pessoas, para quem somos todos iguais, e a visão dos antropólogos, queafirmam que a genética determina a cultura.
  • c) orienta sua argumentação para a conclusão de que as diferenças biológicas influenciam os traços culturais e viceversa; para tanto, lança mão do argumento de autoridade, apresentando a fala de um antropólogo.
  • d) faz distinção entre duas maneiras de pensar os costumes humanos, concluindo que uma criança indígena, mesmo criada por uma família civilizada, continuaria apresentando traços comportamentais de um indígena.
  • e) contrapõe uma opinião costumeira, segundo a qual existe um determinismo biológico nos grupos humanos, à convicção dos antropólogos, que veem as diferenças entre esses grupos como derivadas antes da cultura que da biologia.
#211180
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(1,0) 7 - 

Bares abarrotados
Esbarram em amarrotados
Que arrotam a bancarrota
E seguem a rota dos derrotados
Envolvidos na vida indevida
Que endivida e leva a extremos trêmulos
Delírios de lírios e similares
Mentes centrífugas em fuga alucinógena
E noites alucinantes [...]

Matéria Prima. Paraísos Artificiais.
Áudio disponível em:
< ;. Acesso em: 20 nov. 2014

Quanto aos recursos estilísticos empregados no texto, predomina

  • a) a prosopopeia, evidente no trecho “Mentes centrífugas em fuga alucinógena”
  • b) a antítese, visto que “lírios” e “derrotados” confi guram palavras de sentidos opostos.
  • c) a elipse, visto que há, sem prejuízo da compreensãodo texto, a supressão do sujeito “homens”
  • d) o pleonasmo, uma vez que há, ao longo do texto, a repetição de sons consonantais e vocálicos.
  • e) a paronomásia, evidente na aproximação entre palavras de sentido diferente e sonoridade semelhante.
#211183
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(1,0) 8 - 

Escrevo-te
Estas mal traçadas linhas
Meu amor!
Porque veio a saudade
Visitar meu coração
Espero que desculpes
Os meus errinhos por favor
Nas frases desta carta
Que é uma prova de afeição..

Talvez tu não a leias
Mas quem sabe até darás
Resposta imediata
Me chamando de "Meu Bem"
Porém o que me importa
É confessar-te uma vez mais
Não sei amar na vida
Mais ninguém...

Tanto tempo faz
Que li no teu olhar
A vida cor-de-rosa
Que eu sonhava
E guardo a impressão
De que já vi passar
Um ano sem te ver
Um ano sem te amar...

Ao me apaixonar
Por ti não reparei
Que tu tiveste
Só entusiasmo
E para terminar
Amor assinarei
Do sempre, sempre teu...

Disponível em: < http//:letras.mus.br/erasmo-carlos/45771/>. Acesso em: 20 nov. 2014.

Conforme as necessidades expressivas de seus autores, podemos encontrar textos híbridos que aproximam traços de gêneros textuais e literários diversos. Tendo isso em vista, a letra da canção apresenta características dos gêneros

  • a) carta e poesia.
  • b) carta e memorando.
  • c) carta e diário pessoal.
  • d) poesia e diário pessoal.
  • e) poesia e artigo de opinião.
#211184
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(1,0) 9 - 

Se a afirmação "Todo mundo é saudável ou doente" é falsa, então é verdadeira a assertiva

  • a) “Alguém é saudável e não é doente”.
  • b) “Alguém não é saudável e é doente”.
  • c) “Alguém não é saudável e não é doente”.
  • d) “Todo mundo é saudável e não é doente”
  • e) “Todo mundo não é saudável ou não é doente”
#211187
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(1,0) 10 - 

Em uma clínica existem as funções de médico, técnico de laboratório, recepcionista e expedidor de exames. Suponhamos que: alguns médicos assumem também a função de técnico de laboratório; os recepcionistas não são médicos, mas alguns também são técnicos de laboratório; todos os expedidores de exames são também recepcionistas. Desse contexto, infere-se que

  • a) existem técnicos de laboratório que não são médicos
  • b) os recepcionistas são também expedidores de exames.
  • c) alguns técnicos de laboratório são expedidores de exames
  • d) os expedidores de exames não são técnicos de laboratório
  • e) os recepcionistas e médicos, juntos, formam o grupo dos técnicos de laboratório.