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Simulado UFSC | Técnico de Laboratório – Biologia | CONCURSO

Simulado UFSC | Técnico de Laboratório – Biologia

SIMULADO UFSC | TÉCNICO DE LABORATÓRIO – BIOLOGIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFSC para o cargo de Técnico de Laboratório – Biologia .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UFSC para o concurso UFSC. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico de Laboratório – Biologia , contendo Técnicas de Laboratórios que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFSC | Técnico de Laboratório – Biologia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFSC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#115137
Banca
UFSC
Matéria
Técnicas de Laboratórios
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 16 - 

Sobre a preservação de materiais biológicos a longo prazo, assinale a alternativa correta.

  • a) A criopreservação compreende a manutenção de materiais a temperaturas baixas (de -20 °C a -80 °C em freezers) e ultrabaixas (de -150 °C a -196 °C em contêineres de nitrogênio líquido).
  • b) A repicagem contínua ou periódica de células ou micro-organismos promove a manutenção constante de estoque desses materiais biológicos, garantindo a longevidade das amostras.
  • c) O congelamento com temperaturas até -4 °C é amplamente utilizado e é muito eficaz, sendo esse método, apesar de oneroso, utilizado em qualquer material biológico.
  • d) A liofilização consiste na manutenção de amostras de material biológico imersas em água ultrapura (Milli-Q) em locais com luz infravermelha por aproximadamente 24 horas. Após esse período, as amostras ficam preservadas por até dois anos em temperatura ambiente.
  • e) O óleo mineral é muito utilizado na preservação de amostras de vegetais. As células de tecidos animais também podem ser preservadas assim, entretanto, na hora de utilizá-las novamente, devem ser lavadas em uma solução de hipoclorito de sódio.
#115138
Banca
UFSC
Matéria
Técnicas de Laboratórios
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 17 - 

Assinale a alternativa correta sobre o processamento e armazenamento de amostras biológicas.

  • a) Reagentes que serão estocados no laboratório por longos períodos devem ser armazenados no freezer a -20 °C, independentemente da temperatura indicada na embalagem.
  • b) A principal diferença entre água destilada e deionizada é que a deionizada passa por um processo de autoclavagem e a destilada, não.
  • c) As temperaturas de armazenamento de amostras em nitrogênio líquido e no freezer comum são semelhantes, em torno de -20 °C.
  • d) Ao manipular recipientes contendo nitrogênio líquido, o laboratorista deve utilizar os equipamentos de proteção individual recomendados, para evitar queimaduras ou lesões criogênicas.
  • e) Amostras biológicas não devem ser armazenadas em nitrogênio líquido por períodos prolongados, pois a baixa temperatura causa a degradação das amostras.
#115139
Banca
UFSC
Matéria
Técnicas de Laboratórios
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 18 - 

Em um laboratório de nível de segurança 2 é indispensável a adoção de práticas padronizadas. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O acesso ao laboratório deve ser restrito ou limitado às pessoas autorizadas. II. É permitida a presença de crianças no laboratório, desde que devidamente autorizadas e equipadas com equipamentos de proteção individual. III. Dentro do laboratório não é permitido comer, beber, fumar, mascar chicletes, manusear lentes de contato ou aplicar cosméticos. IV. A pipetagem deve ser realizada exclusivamente com dispositivos apropriados. V. No laboratório é permitido o uso de calçados que deixem os dedos à vista.

  • a) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • b) Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas.
  • c) Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
  • d) Somente as afirmativas II e V estão corretas.
  • e) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
#115140
Banca
UFSC
Matéria
Técnicas de Laboratórios
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 19 - 

Analise as afirmativas abaixo sobre o uso da balança analítica e assinale a alternativa correta.
Na observação de cromossomos mitóticos de roedores e outros pequenos mamíferos, faz-se uso da colchicina (0,2%). Essa substância é aplicada no animal ____________ da dissecação do tecido-alvo, tendo como função ____________.

  • a) um dia antes – multiplicar as células do tecido a ser estudado
  • b) um dia antes- fragmentar a membrana nuclear
  • c) quatro horas antes - para a célula na interfase.
  • d) uma hora antes - interromper o fuso de divisão celular.
  • e) quinze minutos antes- fragmentar a membrana plasmática.
#115141
Banca
UFSC
Matéria
Técnicas de Laboratórios
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 20 - 

Analise as afirmativas abaixo sobre o uso da balança analítica e assinale a alternativa correta.
I. O nivelamento da balança não altera a precisão dos valores encontrados. II. Os produtos aferidos na balança não devem ser transferidos com os dedos, mas sim com o auxílio de espátulas ou instrumentos similares. III. O botão “tara” da balança permite maior precisão, pois o número de casas decimais na unidade de medida será aumentado.

  • a) Somente a afirmativa III está correta.
  • b) Somente a afirmativa II está correta.
  • c) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
  • d) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
  • e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.