Processando...

Simulado UFSC | Pedagogo – Educação especial | CONCURSO

Simulado UFSC | Pedagogo – Educação especial

SIMULADO UFSC | PEDAGOGO – EDUCAÇÃO ESPECIAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFSC para o cargo de Pedagogo – Educação especial.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Coperve-UFSC para o concurso UFSC. Estas questões são especificamente para o cargo de Pedagogo – Educação especial, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFSC | Pedagogo – Educação especial contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFSC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#50642
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 16 - 

Em uma sala de aula na escola comum de ensino regular, em uma turma de terceiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental, a professora tem 25 alunos sem deficiência e uma aluna com deficiência. Nas primeiras semanas de aula a professora percebe que a menina tem interesses específicos, repete o que os outros falam e, quando está tensa, tem movimentos repetitivos. É uma aluna que não se beneficia das estratégias que valorizam textos escritos e cópia do quadro. Identifique os itens que apresentam estratégias pedagógicas adequadas aos princípios da inclusão escolar e assinale a alternativa correta.

 

I. Buscar trabalhar de maneira articulada com a professora responsável pelo trabalho desenvolvido na Sala de Recursos Multifuncionais e com os demais professores com o objetivo de compreender as potencialidades da estudante e elaborar estratégias de desafios e construção de conhecimento.

II. Permitir que a aluna faça apenas atividades compatíveis com sua deficiência.

III. Fazer um trabalho constante com a turma que envolva todos os estudantes, problematizando a diversidade dos modos de aprender, se expressar e se relacionar, enfatizando o respeito às singularidades de cada um.

IV. Combinar com a família que a aluna só pode frequentar a escola quando o professor da Sala de Recursos Multifuncionais estiver presente, pois ele é o responsável pela aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades.

V. Elaborar estratégias pedagógicas e atividades considerando as especificidades da estudante, seus talentos e interesses e que estejam em consonância com os conteúdos/temas trabalhados em aula.

  • a) Somente os itens II, IV e V estão corretos.
  • b) Somente os itens I, II e III estão corretos.
  • c) Somente os itens I, III e V estão corretos.
  • d) Somente o item III está correto.
  • e) Somente os itens I, II, e IV estão corretos.
#50643
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 17 - 

Sobre estratégias pedagógicas para a escolarização de alunos com deficiência intelectual, é correto afirmar que:

  • a) as estratégias pedagógicas que mais contribuem para o êxito na escolarização do aluno com deficiência intelectual são aquelas com base no treinamento de funções motoras e cognitivas simples.
  • b) a intervenção pedagógica com alunos com deficiência intelectual deve ser pautada em atividades lúdicas, com o objetivo de mantê-los entretidos, já que tais alunos apresentam acentuada dificuldade de acompanhar o desenvolvimento das atividades acadêmicas.
  • c) considerando que não há ajudas técnicas específicas para a deficiência intelectual, a escolarização de alunos com esse diagnóstico na escola regular fica inviabilizada.
  • d) tanto o trabalho pedagógico em sala de aula comum quanto o Atendimento Educacional Especializado para tais alunos devem priorizar o desenvolvimento e a superação de seus limites intelectuais, dentro das suas possibilidades e de seu contexto educacional.
  • e) o aluno com deficiência intelectual que frequenta o Atendimento Educacional Especializado pode ser dispensado da frequência à classe comum do ensino regular.
#50644
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 18 - 

Assinale a alternativa que apresenta aspectos importantes que possibilitem o acesso e a permanência com aprendizado a um estudante com deficiência visual em uma instituição de ensino superior.

  • a) profissionais especializados que acompanhem os estudantes em tempo integral e preparem seus materiais em formato acessível.
  • b) professores capacitistas, profissionais de apoio e equipamentos de tecnologia assistiva, como software ledor e de ampliação de tela.
  • c) professores especializados que atuem junto ao estudante em sala de aula, garantindo as flexibilizações curriculares necessárias para sua inclusão.
  • d) profissionais capacitistas que tenham conhecimento especializado na área da deficiência visual.
  • e) professores que promovam condições igualitárias de participação, materiais acadêmicos em formato acessível, sinalização em fonte ampliada, em Braille e com avisos sonoros.
#50645
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 19 - 

Considerando a avaliação da aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar, identifique os itens que representam ações em consonância com práticas inclusivas e assinale a alternativa correta.

 

I. Avaliar constantemente as potencialidades e os interesses de todos que compõem a sala de aula, analisando o objetivo das atividades e dos conteúdos que são oferecidos considerando o desenvolvimento e as necessidades de cada estudante.

II. Avaliar o estudante com deficiência considerando o padrão de desenvolvimento da maioria dos estudantes da mesma sala de aula com a mesma idade. Assim, comparando-o com o padrão estabelecido de ritmo, aprendizagem e desenvolvimento, será possível pensar estratégias específicas.

III. Avaliar os estudantes com deficiência sem cobrar conteúdos específicos referentes ao ano que estão frequentando e indicar a aprovação automática, sem a necessidade de um processo avaliativo formal e sistematizado.

IV. Construir uma avaliação que considere o processo pedagógico envolvendo tanto os percursos dos estudantes como as estratégias oferecidas pelo professor e as relações estabelecidas no contexto escolar.

  • a) Somente os itens II, III e IV estão corretos.
  • b) Somente os itens I e II estão corretos.
  • c) Somente os itens III e IV estão corretos.
  • d) Somente os itens I e IV estão corretos.
  • e) Somente os itens I e III estão corretos.
#50646
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 20 - 

O Ministério da Educação, por intermédio da Nota Técnica n. 055/2013/MEC/SECADI/DPEE, orienta a atuação dos Centros de Atendimento Educacional Especializado (Centros de AEE), considerando que, na perspectiva da educação inclusiva, as instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, especializadas em educação especial, podem ofertar o atendimento educacional especializado aos estudantes público-alvo dessa modalidade de ensino matriculados nas classes comuns de educação básica. Analise os itens abaixo, identifique os que apresentam atribuições dos Centros de AEE, de acordo com as orientações previstas na Nota Técnica nº 055/2013, e assinale a alternativa correta.

 

I. Elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP), tendo como base a formação e a experiência do seu corpo docente, o espaço físico, os recursos, os equipamentos específicos e as condições de acessibilidade de que dispõem.

II. Oferta do AEE, de forma substitutiva, nas etapas e/ou modalidades de ensino definidas no Projeto Político-Pedagógico.

III. Atendimento aos estudantes público-alvo da educação especial matriculados em classes comuns de ensino regular que não tenham o AEE nas salas de recursos multifuncionais da própria escola ou de outra escola de ensino regular da rede pública.

IV. Registro no Censo Escolar MEC/INEP, da matrícula no AEE complementar, dos estudantes atendidos nos Centros de AEE, conforme convênio firmado.

  • a) Somente os itens I, III e IV estão corretos.
  • b) Todos os itens estão corretos.
  • c) Somente os itens I e III estão corretos.
  • d) Somente o item I está correto.
  • e) Somente os itens I, II e IV estão corretos.