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Simulado UFSC | VESTIBULAR

Simulado UFSC

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Este Simulado UFSC foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Vestibular
  • Instituição: UFSC
  • Cargo: Vestibulando
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversas
  • Banca Organizadora: UFSC
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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REGRA DO SIMULADO

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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#226832
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
HU-UFSC
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96 (LDB), no que se refere à Educação Básica, prevê, em seu artigo 24:

I. A carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias letivos de efetivo trabalho escolar, excluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
II. Será considerado aprovado o aluno que obtiver no mínimo, setenta e cinco por cento de frequência ou a média mínima estipulada no regimento escolar.
III. A escola poderá oferecer estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.
IV. A carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias letivos de efetivo trabalho escolar, incluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
V. A avaliação do desempenho do aluno será contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • a) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • b) Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
  • c) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
  • d) Somente as afirmativas I e V estão corretas.
  • e) Somente as afirmativas IV e V estão corretas.
#226833
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
HU-UFSC
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96 (LDB), que, no capítulo V da Educação Especial, afirma:

( ) esta modalidade de educação escolar deverá ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para alunos portadores de necessidades especiais.
( ) haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
( ) os alunos que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental e Médio, em virtude de suas deficiências, terão garantida a terminalidade específica.
( ) currículos, métodos, técnicas e recursos educativos deverão ter organização específica para atender às necessidades dos alunos com necessidades especiais.
( ) haverá professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses alunos nas classes comuns.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • a) F – V – V – F – V
  • b) F – F – V – F – F
  • c) V – V – F – V – V
  • d) V – F – V – V – F
  • e) V – V – F – F – V
#226834
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
HU-UFSC
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 3 - 

A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu real sentido, à medida que se articula com o projeto pedagógico, com a função que a escola assume na sociedade e, consequentemente, com o projeto de ensino, ou seja, com o perfil do aluno que se pretende formar. Nesse sentido, o que se entende por avaliação do processo de ensino e aprendizagem, numa perspectiva democrática e libertadora, é:

I. instrumento seletivo, para medir, com vistas a reprovar ou permitir a continuidade dos estudos.
II. reflexão permanente sobre a realidade e acompanhamento, passo a passo, do educando na sua trajetória de construção do conhecimento.
III. processo contínuo no qual o professor pode acompanhar a construção do conhecimento, verificando os vários estágios do desenvolvimento do aluno e julgando-o em determinado momento.
IV. processo sistemático e intencional de acompanhamento da relação entre o planejamento, o ensino e a aprendizagem, para compreender as necessidades dos alunos com a preocupação de dar ao professor informações para criar e recriar situações didáticas provocadoras de aprendizagens.
V. prática concebida como julgamento de resultados predeterminados, baseando-se na autoridade e respeito do professor.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • a) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
  • b) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
  • c) Somente as afirmativas I e V estão corretas.
  • d) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • e) Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
#226835
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
HU-UFSC
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 4 - 

Assinale a alternativa CORRETA.

De acordo com Veiga, currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar e implica necessariamente a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente (2002, p.26). Numa perspectiva crítica mais abrangente e visando a transformação social que deve se traduzir em propostas de intervenção na sociedade, entende-se como currículo:

  • a) todas as disciplinas que integram a grade curricular da escola objetivando a transmissão do conhecimento já elaborado e acumulado pela humanidade.
  • b) a síntese de conhecimentos predeterminados e organizados hierarquicamente, resultantes de um suposto consenso cultural.
  • c) o rol das disciplinas com os seus conteúdos organizados sequencialmente em termos lógicos, obedecendo ao estabelecimento de prioridades de acordo com as finalidades da educação escolar e o público a que se destina.
  • d) o documento que expressa e organiza a formação dos conhecimentos, métodos e atividades em disciplinas, matérias ou áreas, competências etc.
  • e) o conjunto das atividades da escola que afeta direta e indiretamente o processo de transmissão-assimilação e produção do conhecimento, incluindo o currículo oculto.
#226836
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
HU-UFSC
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 5 - 

A organização do planejamento das disciplinas, numa ação interdisciplinar, implica considerar, inicialmente, as necessidades do aluno, para, posteriormente, elaborar-se a programação da disciplina, sendo que esta não seria de responsabilidade de um determinado professor, mas de todos os envolvidos no processo educativo, inclusive o aluno. Nesse sentido, a interdisciplinaridade pode ser entendida como a:

I. alternativa pedagógica que se caracteriza por romper as barreiras entre as disciplinas, respeitando a verdade e a relatividade de cada uma.
II. alternativa pedagógica que consiste num trabalho comum tendo em vista a interação das disciplinas científicas, de seus conceitos diretrizes, de sua metodologia, de seus procedimentos, de seus dados e da organização do seu ensino.
III. aglutinação dos conteúdos de diversas disciplinas tendo em vista suas eventuais aproximações.
IV. forma de enfatizar a socialização do saber elaborado como pressuposto básico para a democratização do ensino.
V. forma de promover a coparticipação, reciprocidade, mutualidade, diálogo – elementos que caracterizam a integração não apenas das disciplinas, mas de todos os fatores envolvidos no processo educativo.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • a) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • b) Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
  • c) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
  • d) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • e) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
#226837
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
HU-UFSC
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(1,0) 6 - 

O contato do estudante com obras e artistas de sua região – seja diretamente com o artista ou com pessoas que lhe são próximas, seja em visitas ao lugar onde ele vive ou viveu, a seu ateliê ou a espaços culturais que abrigam seu acervo – favorece a visualidade de obras originais.
Relacione as descrições apresentadas na coluna 2 com os respectivos artistas catarinenses enumerados na coluna 1.

Coluna 1
I. Victor Meirelles
II. Julia Amaral
III. Martinho de Haro
IV. Meyer Filho
V. Franklin Cascaes
VI. Eli Heil
VII. Fernando Lindote
VIII. Hassis

Coluna 2

( ) A folha da bananeira é um dos elementos de suas composições.
( ) Pesquisa o próprio corpo como um problema recorrente a ser investigado.
( ) Apresenta retratos, cenas históricas, paisagens e panoramas.
( ) Possui sede de criação, um mundo abriga seu acervo.
( ) Poeta da cor, criou e recriou a cidade com alguma liberdade e muita poesia.
( ) Como modernista, persegue uma singularidade, e suas imagens se cruzam na via de um erotismo que desconhece proibições.
( ) Mito vivo da ilha, seus desenhos e esculturas integram o acervo do Museu Oswaldo Rodrigues Cabral.
( ) Insere arte no dia a dia das pessoas e da cidade; paredes, pedras e árvores gritam em sua obra.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • a) VI – II – I – V – VIII – IV – III – VII
  • b) IV – I – V – II – VI – III – VII – VIII
  • c) VI – VII – II – IV – I – VIII – III – V
  • d) VIII – VII – I – VI – III – IV – V – II
  • e) VIII – II – VI – I – III – IV – V – VII
#226838
Banca
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(1,0) 7 - 

Com relação ao Barroco, é CORRETO afirmar que:

  • a) firmou-se no Brasil no início do século XVI, tendo como característica o uso de curvas e contracurvas e a busca de poucos efeitos decorativos.
  • b) foi o primeiro estilo artístico que o Brasil conheceu, predominando no mesmo o aspecto racional juntamente com o sentimento religioso.
  • c) uma característica da escultura barroca são as chamadas imagens de pau oco, as quais seguem detalhadamente os moldes europeus.
  • d) a escultura barroca complementa a arquitetura da época, com ausência de detalhes e pouca expressividade.
  • e) entre os principais artistas barrocos, destacam-se Rembrandt, Rubens, Goya, El Greco, Velásquez, Antonio Francisco da Costa Lisboa e Manuel da Costa Athayde.
#226839
Banca
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(1,0) 8 - 

Assinale a alternativa CORRETA.

Maria Christina Rizzi, em Reflexões sobre a Abordagem Triangular do ensino da Arte (BARBOSA (org.) 2008, p. 335-348), aponta que uma das mais constantes críticas que a Abordagem Triangular tem recebido é a de entender a proposta como uma simples tradução do americano Discipline Based Art Education - DBAE. Rizzi afirma que a própria autora, Ana Mae Barbosa, discorda dessa compreensão, uma vez que a equipe americana propunha a disciplinarização do ensino da arte como postura epistemológica, enquanto Ana Mae sistematiza uma postura:

  • a) interdisciplinar – ao propor o diálogo entre diferentes linguagens artísticas.
  • b) multicultural – ao articular os eixos de diversas culturas.
  • c) transdisciplinar – ao articular os três âmbitos e ações: ler, contextualizar e fazer.
  • d) essencialista – ao envolver a fruição, a produção e a história da arte.
  • e) globalizada – ao permitir a visão do todo em diversas formas de leitura.
#226840
Banca
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Concurso
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(1,0) 9 - 

Considere a seguinte situação: você irá desenvolver um projeto de ensino de artes visuais voltado a questões relacionadas à consciência ecológica e ao meio ambiente. Nesse projeto, você pretende trabalhar com artistas cujas obras reflitam uma crescente integração na dinâmica da vida, envolvendo questões ecológicas e ambientais. Que artistas você apresentaria aos seus alunos?

  • a) Hundertwasser e Krajcberg.
  • b) Robert Smithson e Frida Kahlo.
  • c) Helio Oiticica e Lygia Clark.
  • d) Adriana Varejão e Richard Long.
  • e) Monet e Cézanne.
#226841
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(1,0) 10 - 

Aprender a olhar para os desenhos infantis, visando poder ver as diferenças de percurso e pensar em intervenções para ampliar possibilidades gráficas, implica também conhecer as diferentes pesquisas efetuadas por especialistas nessa área. Entre vários pesquisadores, Luquet foi “[...] o primeiro a distinguir as grandes etapas do grafismo infantil [...]”, diz Mèredieu (1974, p. 22).

Com relação à etapa Realismo intelectual de Luquet, é CORRETO afirmar que:

  • a) nessa fase, a criança rabisca e descobre, ao rabiscar, um significado para aquilo que faz, ou seja, reconhece formas no que rabisca, sem uma intenção anterior.
  • b) esse período caracteriza-se pelo fato de que a criança desenha não aquilo que vê, mas aquilo que sabe sobre o objeto ou o que ela imagina que seja.
  • c) essa fase se caracteriza pela incapacidade sincrética demonstrada pela criança. Os elementos do desenho são justapostos e não se coordenam num todo.
  • d) nessa etapa, o desenho não representa o que não é visível de um ponto de vista particular. Há uma busca de proximidade com a realidade.
  • e) nesse período, a criança representa somente os elementos visíveis com perspectiva e segundo um plano de conjunto.